quarta-feira, 31 de julho de 2013

QUANTO GANHA UM PROFESSOR EM NOVA RUSSAS???


Por uma questão de merecimento, o Professor deveria ser na minha concepção, o profissional mais bem pago do mercado, isso porque ele nos passa a instrução, nos oriente a fim de obtermos o conhecimento, prepara um aula cuidadosamente buscando sempre a melhor didática que lhe facilite a aprendizagem, enfim, quanto ao grau de importância do professor para nossas vidas, é claro que cada um tem diversos predicados a acrescentar.
Todavia, não vemos nos nossos governantes uma ação mais incisiva na direção de dar condição mínima a esta classe para melhor instruir nossas novas gerações. Ensinar é aprender, e vice versa, é necessário um esforço muito grande aos mestres que adquirem primeiramente o conhecimento, e depois usando-se da didática os repassa. Falta uma política real de valorização desses profissionais, falta melhores ambientes de trabalho, falta assistência de saúde, enfim, falta a máquina estatal cuidar dos nossos professores.
Hoje em dia dificilmente você ver jovens interessados em ser professor, mais porque esta evasão? Isso graças aos incentivos minguados que nossos governantes desprendem na direção desta classe. Os gestores fazem pouco caso da classe, não tão nem ai para EDUCAR, isso em termos gerais é um verdadeiro desprezo a importância que os educadores tem na formação de cidadãos de bem.
O mundo está cada vez pior de se viver, violência demasiadamente crescente, a droga invade as casas de pessoas de bem sem pedir licença  enquanto a educação é cada vez mais desprivilegiada. O professor ganha mal, muito mal, dificilmente se ver municípios cumprindo o PISO nacional da classe, que foi instituído em lei. O piso é formatado em lei, e esta é desrespeitada diariamente, por que não se pune esses gestores marginais que não pagam o piso??? Nós cidadãos comuns, se desobedecemos qualquer lei, somos execrados, processados e prejulgados pela sociedade em geral. Os governos desobedecem o ordenamento a todo instante e nada acontece a eles. Falta mais força das classes organizadas, dos sindicados pararem de ser de fachadas, e do Ministério Publico sair da inercia e saber que a educação é assunto público e de interesse direto da população.

Por acaso alguém pode me responder se o professor de Nova Russas recebe o piso salarial estipulado em lei???

Respondam por favor, para o e-mail: jesusdacostaadv@gmail.com

terça-feira, 30 de julho de 2013

NÃO PRECISAMOS DE CADEIAS MAIS SIM DE ESCOLAS...

Demasiadamente externada, a violência hoje atinge cidades de pequeno porte, pois é alvo fácil, sem proteção policial, sem aparato algum para coibir a crescente da violência. Mais tudo isso é provocado por políticas que priorizam a construção de presídios a construir escolas. Educar é necessário, ou de fato os investimentos no sistema prisional tenderão a aumentar consideravelmente.
Nossos jovens de Nova Russas estão entregues ao Deus dará, pois não vemos de maneira alguma nenhuma mobilização com intuito de tirá-los das drogas, da marginalização e tão pouco direciona-los a adquirir uma profissão e ter uma vida descente. Cada dia assistimos mais e mais jovens vidas se perderem no mundo da marginalidade, e de forma crescente, hipocritamente assistimos isso de braços cruzados, inertes, sem nenhuma reação. É como se víssemos um mendigo na rua, como se isso passasse desapercebidos aos nossos olhos, mas quando o crime começar a ceifar vidas, é que vamos acordar para o enfrentamento direto desse câncer social chamado droga.
Se todo dinheiro corrompido e mal gerido fosse canalizado para atacar mazelas sociais tais como a marginalização dos nossos jovens, certamente estaríamos plantando uma perpetuação de práticas e condutas integras e honestas. Mas hoje em dia assistimos uma verdadeira banalização do crime, vejo inclusive crianças já idolatrarem bandidos como seus heróis  e os pais assistem a isso pacificamente, um absurdo. 
O nosso presente é o mais importante. O passado é passado mesmo, já ficou pra trás, e só nos tem a ensinar. O futuro depende diretamente do presente, por isso o nosso PRESENTE é o mais importante. Cultive e plante hoje, para colher no futuro. Tudo o que passamos hoje de sofrimentos, foi plantações que fizemos inadequadamentes no passado. Portanto caros leitores, PLANTEMOS hoje uma boa semente e em solo fértil  criemos em nos culturas cobrativas e reivindicativas dos nossos direitos. Leiam mais a maior legislação do mundo, e que deve balizar todos os nossos atos, que é a Bíblia. 

Pensem nisso!!!

NOVA RUSSAS - LICITAÇÃO QUE PROPÕE COMPRA DE MAIS DE 115 MIL LITROS DE COMBUSTÍVEL EM POSTO DE FORTALEZA FOI FECHADA, MAS...

Fonte: TCM
Até a presente data não pudemos identificar o vencedor do certame licitatório n° 020/13 - PP - DIV, da Prefeitura Municipal de Nova Russas, que reza a possível compra de mais de 115 mil litros de combustível para abastecer carros da frota da prefeitura que venham a Fortaleza.
Notadamente a licitação foi fechada como segue página do Portal da Transparência, mas em desobediência ao Princípio da Publicidades dos Atos, não foi divulgado no mesmo o ganhador da licitação, que por sinal já se passou o prazo para sua homologação.

Cobro aqui, que os gestores responsáveis venha a colocar, em conformidade como manda a lei, a publicação do nome dos ganhadores, acompanhado da homologação do ato, que até as 09:00 da manhã de hoje, 30 de Julho de 2013 nada consta no endereço: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/index.php/licitacao/detalhes/proc/26981/licit/20588.

Pedimos somente Publicidade dos Atos...

PARABÉNS PRO AJAX...

Hoje muda de idade um amigo que é impar... Tem suas peculiaridades e acima de tudo um grande coração, é uma daquelas pessoas que podemos dizer que a forma foi jogada fora, pois dificilmente teremos outra igual. Queria deseja ao Ajax uma feliz data, e que o DEUS todos poderoso derrame sempre sobre ele e sua família bençãos sem medidas...

Parabéns e muitas felicidades...

NOTA DE FALECIMENTO...



Deus na sua infinita bondade e sabedoria, saberá dar conforto a família entristecida pela sua partida. Rogo a este pela benevolência da sua alma e que o ESPIRITO SANTO desça sobre todos os corações tristes com a perda deste ente querido, em especial ao amigo Itamar Campos...

Jesus da Costa

domingo, 28 de julho de 2013

LICITAÇÃO PARA A FESTA DE AGOSTO - QUEM GANHARÁ???

A tradicional festa da padroeira Nossa Senhora das Graças de Nova Russas vai de 03 a 15 de Agosto, e é período em que todos os filhos e amigos de Nova Russas se encontram e confraternizam as lembranças, e se recarregam de saudosismos e reencontros. Este ano não poderia ser diferente, haja vista que já é tradição as eternas barracas - que hoje se localizam no Parque da Cidade, no centro de Nova Russas.
Mas festa a parte, iremos aqui levantar questionamentos a respeito da licitação que acarretará no custeio da festa pela Prefeitura. Independente de festas, iremos cobrar dos nossos gestores lisura nos procedimentos, e acima de tudo zelo pelo público. Sem levar em conta que nossa região é duramente castigada pela estiagem, pela falta de emprego, pela falta de investimentos em obras, por uma saúde debilitada, alunos em situação precária, enfim, existe necessidades mais urgentes.
Fonte: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/index.php/licitacao/detalhes/proc/28925/licit/22242
Analisando a licitação, nos chama atenção os prazos, ou seja, o certame terá abertura dos envelopes dia 01/08/2013, sendo que considerando os prazos de recursos e homologação, que são do conhecimento de todos, a divulgação da empresa ganhadora só seria divulgada num  prazo que passaria do dia do inicio da festa, que seria no 03 de Agosto. Como pode se começar o serviço antes da homologação e divulgação da vencedora??? Se começar os festejos de Agosto sem se homologar a licitação??? Quem ganhará??? Como é isso??? Confesso que não entendi, pois se inicia serviços como segurança, ornamentação, locação de banheiros químicos,  hospedagem em hotéis,  lanches e merendas, iluminação da Praça da Matriz, banners, locação de telões, enfim, se inicia esses serviços com quem, se no inicio da festa provavelmente não saberemos o vencedor da licitação??? Quem começará???

São vários os questionamentos, e que precisam de respostas... Afinal o Público é do Público... E não se aceita mais em Nova Russas se gastar com circo demasiadamente o dinheiro de quem precisa de pão...

Vamos acompanhar!!!

CURTAS...

... E o TCM hein??? Nada, num avisei... Chega de surpresa, podem acreditar...

... Festa de Agosto promete ser uma das mais animadas...

... No TRE as AIJES estão bombando, inclusive já com distribuição e tudo...

... Tem Ex que vai botar a boca no trombone...

... Reforma ministerial? Existe mesmo?

... Num mesmo palanque coloque o Atual Prefeitoe os três últimos Ex... Eita... Deve ser assim em 2014!!!

... Briga de foice em quarto escuro... Aguardem!!!

COMUNGO COM O MESMO PENSAMENTO... AO RENOMADO LUIS AUGUSTO, PARABÉNS PELA MATÉRIA...

NOVA RUSSAS PRECISA CRESCER


Observando o desenrolar dos fatos nos últimos meses em Nova Russas, cheguei a conclusão de que, são sempre os mesmos e motivados pelos piores dos sentimentos e desejos humanos, a inveja e a avareza. Pessoas que se dizem representantes do povo deste município e outras que se colocam como defensoras dos interesses coletivos, mais na verdade defendem apenas o seu individualismo e suas conveniências.

A forma de se fazer política no interior, e Nova Russas não foge a regra, é a seguinte: Tem os do contra, alguns são até sectários e tem também o bloco formado por “aqueles”, apoiadores do governo, seja ele qual for. O fato é que, nem a classe política e seus beneficiários e nem a sociedade vêem como imparciais e desatrelados de interesses mesquinhos, os que fazem críticas a um jeito de administrar caótico, como o nosso no momento e por isso acabam por prejudicar a todos.

Como cidadão de Nova Russas, lamento muito, tal postura, por nos levar a erros terríveis. Relembrando um pouco a história recente deste município, acompanhamos o linchamento publico da imagem do ex-prefeito Marcos Alberto, massacrado, humilhado, acusado, julgado e condenado, antes mesmo que a justiça confirmasse tal culpa. Resultado da intolerância e da hipocrisia de grupos políticos e seguidores cegos, que só vislumbraram os milhões da prefeitura municipal e como conseqüência, sofrem com a situação de descalabro atual. Péssimas condições de saúde, transporte escolar ineficiente e de horrorosa qualidade, servidores ainda com salários de dezembro por receber, obras inacabadas, suspeitas de fraudes em processos licitatórios, enfim, temos uma cidade maltratada e feia e um povo com a auto-estima lá em baixo.

Continuo a fazer a minha análise, baseada em fatos reais. Sobre o ex-prefeito de quem falamos no parágrafo anterior, quero completar minha linha de raciocínio dizendo o seguinte: Ele interpelou judicialmente todos os destruidores da honra alheia e até onde sei, ganhou todas as ações e está sendo ressarcido por danos morais, chegando a receber R$ 11.000,00 (onze mil reais), de um deles. As três ações restantes devem ter um desfecho em breve. Não estou aqui para defender sua inocência, quero deixar bem claro, mesmo por que quem tem autoridade para fazê-lo, é a justiça.

Quero finalmente, conclamar o povo de bem da minha terra, a refletir, a subir o nível das discussões políticas, a jogar a mediocridade prá lá e a lutar por uma Nova Russas de fato, democrática, mais igualitária e por um lugar melhor para nós vivermos.

EM MANCHETE NA FOLHA DE SP, DILMA CONFESSA QUE NÃO MANDA NADA! É SÓ UMA MARIONETE DE LULA!


PROPONHO A CÂMARA DE NOVA RUSSAS, POR UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA, MUDAR O NOME DA RUA GAL SAMPAIO PARA RUA TEMOTEO CHAVES

Não sou muito de me calar, quanto mais com injustiças... E hoje, ao receber uma correspondência endereçada a mim, vi no endereço Rua General Sampaio, ... Logo questionei o nome da minha rua, porque chama-se Rua Gal Sampaio? Não desmerecendo o herói de guerra Tamborilense, mais pro município de Nova Russas pouco contribuiu.  Sendo que são muitos os que ali moraram e que mereciam ser eternizado com o nome da referida rua.
Convoco aqui aos amigos vereadores, que tão gentilmente tem suscitado aos apelos desse blog, que se faça justiça e que mude a nomenclatura da Rua Gal Sampaio para Rua Temoteo Chaves, homenageando aqui um grande homem, e um dos mais elegantes que tive o prazer de conhecer. Temoteo Chaves era um homem alem do seu tempo, tinha sobre a mesma pessoa a simplicidade e a elegância de um Lord Inglês,  era de uma inteligencia impar, e que certamente nessa homenagem iremos além de justiça com a memória deste grande Novarussense de coração, também memorizar para muitas gerações o nome de alguém que de fato contribuiu para o crescimento e desenvolvimento de Nova Russas.
Peço que a Câmara de Nova Russas seja célere em reparar essa injustiça, e cultuar cada vez mais nosso Bairrismo e amor pelo nosso torrão natal. 

Essa é nossa proposta...

sábado, 27 de julho de 2013

ESSA AQUI É PRO MEU AMIGO ASSIS CONTADOR... ESSA É PRA GUARDAR... GENIAL...

DESPEDIDA...

Fonte: Google
Após longo recesso de mais de seis meses , por motivos que são de conhecimento de todos (os amigos, pelo menos) volto a fazer o que gosto num momento que sou obrigado a fazer outra coisa que não gosto, ou seja escrever sobre minha despedida - temporária, é verdade – desta terra onde tanto gosto de viver.
Afasto-me num momento em que vejo, mais uma vez, minha cidade necessitando da ajuda de todos seus filhos de bem para reconduzi-la aos trilhos da seriedade no trato da coisa pública necessário para alcançarmos o desenvolvimento do nosso outrora progressista município.
Embora desestimulado por razões que não convém explicitar, não poderia despedir-me sem deixar registrada minha preocupação com a continuidade de tudo que condenamos e combatemos relativamento à administração pública local. Ouço com tristeza argumento que só confirmam a banalização da corrupção e do desrespeito à aplicação dos parcos recursos vindo a “conta gota” dos repasses governamentais tais como: “Fulano ou sicrano também fazia isso”, como se um erro justificasse o outro, contrariando o que há muito já dizia Roberto Carlos em sua música. (UM ERRO NÃO CONSERTA O OUTRO, ISTO É O QUE EU PENSO)
Sei que meus críticos voltarão a usar os mesmos argumentos, entre tais o de que eu estou “roendo”, mas para quem teve uma trajetória no combate destas mazelas, isto é o de menos, visto que enfrentei situações muito piores e saí, não sei dizer exatamente como para os meus conterrâneos, mas para mim mesmo, vitorioso, por não ter cedido a todo tipo de pressão bem  como de tentativas de aliciamento que não faltaram, na forma de oferecimento de emprego e outras vantagens.
Felizmente, recuperado da enfermidade que me afastou do Blog do Areton, passo a residir em Fortaleza esperando voltar daqui a cinco anos para, desta vez, em definitivo, não mais afastar-me do cordão umbilical que me prende a esta querida terra.
Não poderia encerrar sem prestar uma homenagem à minha esposa e grande companheira que nesta data completa mais um ciclo de vida e de experiências compartilhadas.

Areton de Sousa


Nova Russas, Ceará, 27 de julho de 2013















INICIATIVA PARTICULAR LEVA DESENVOLVIMENTO DE NOVA RUSSAS NAS COSTAS...

É público e notório que o desenvolvimento de Nova Russas hoje é de iniciativa privada. São hotéis  bares, restaurantes, postos e combustíveis  lojas de eletro-eletrônicos, bancos, enfim, o ambiente é propício e geograficamente estratégico. Nova Russas absorve diversos empreendimentos que se associam a uma população extremamente receptiva ao desenvolvimento.
Nova Russas tem hoje uma gastronomia muito vasta, com diversas opções, e em comparação com cidades da região está anos luz na frente. Tem hotéis de médio porte, com aconchegantes acomodações, e infra estrutura que de nada deixa a desejar a cidade mais desenvolvidas como Sobral e Crateús.
O que lamento é que em detrimento de mentes empreendedoras que enxergam um futuro prospero para Nova Russas, tenha ainda mentes tão limitadas cuidando do público, e dando a iniciativa pública uma dinâmica cada vez mais deprimente, e sem nenhuma ação. Basta andar em Nova Russas para constatar o que estamos falando, e com provar que Nova Russas tem seu desenvolvimento carregado literalmente nas costas pela iniciativa de muitos que querem bem a esse lugar. Seja filhos que moram fora do município, seja filhos que moram em Nova Russas, mais os empreendedores locais fazem a diferença, e buscam incessantemente uma forma de ofertar emprego, de girar a economia local, e de principalmente tornar Nova Russa uma cidade cheia de opções, e que se destaca diante da região.
Falo de iniciativa privada aqui na pessoa de três empreendimentos, sem desmerecer todas as demais que tem grande importância para o desenvolvimento sócio-econômico do município.  Recentemente tivemos a inauguração do HOTEL MAGNUM, de propriedade da família Pinto, e que vem enriquecer mais ainda as opções do município em abrigar visitantes, estão de parabéns pela iniciativa, e tenho opinião formada em que considero a referida família uma fonte empregatícia do município  e de extrema importância economicamente para Nova Russas. Outro empreendimento é o bar e restaurante VOU DEMAIS, que já virou point da juventude da região, e que nada deixa a desejar dos principais espaços pais a fora. E por fim não poderia deixar de relatar um empreendimento dos Irmãos Gabriel, a qual parabenizo pela inauguração de um POSTO DE COMBUSTÍVEL DOS IRMÃOS GABRIEL, e que embeleza a entrada de Nova Russas quem entra por Crateús, vai gerar emprego e renda em Nova Russas.

É chegado a hora do poder público também pensar em dar uma infra-estrutura mínima para receber mais investimentos, e mostrar também para os visitantes, que Nova Russas tem ADMINISTRADOR. A começar pela pavimentação do município  pela organização do transito, pelo termino das obras inacabadas - principalmente a Ponte do Leite, pela podação das arvores, pela limpeza urbana, enfim, é necessário que a gestão pública, que recebe por ano mais de 40 MILHÕES, faça alguma coisa.
E no caso também começar a industrialização de Nova Russas, ofertando empregos em massa, e desvirtuando cada vez mais o empreguismo da máquina pública. O próprio prefeito, que é industrial, devia começar a pensar na instalação da sua industria de moda intima para Nova Russas, criando aqui uma cultura de moda intima, um chamado APL - Arranjo Produtivo Local, nos moldes do implementado em Frecheirinha-CE,  e que dá nova vida econômica ao município.

Volto a afirmar: A INICIATIVA PRIVADA CARREGA O DESENVOLVIMENTO DE NOVA RUSSAS NAS COSTAS...

É HORA DO PÚBLICO COMEÇAR A SAIR DA INERCIA...

sexta-feira, 26 de julho de 2013

FIM DA NOVELA SOBRE A COMPRA DA RÁDIO REGIONAL...

Fim da Novela: RÁDIO REGIONAL É COMPRADA PELO GRUPO DE OPOSIÇÃO

O poder financeiro de membros do grupo político situacionista liderado pelo Prefeito Sergio Rufino (PCdoB), apesar de ofertas milionárias, não conseguiram convencer o ex-prefeito de Ipu e proprietário da Rádio Regional de Ipu, Sávio Pontes, para aceitar a compra da emissora. O ex-gestor de Ipu foi pressionado por ambas as partes, mas as exigências para que o atual grupo de situação que controla a Câmara Municipal aprovasse as suas contas de gestão, fizeram as negociações não evoluírem.

O atual e único grupo de oposição, remanescentes do palanque de Diego Carlos/Sávio Pontes da eleição passada (2012), fechou o negóciocom Sávio Pontes nas últimas horas. Liderados pelo Deputado Estadual Sergio Aguiar (PSB) que será o acionista majoritário após a efetivação da compra, o referido grupo terá entre os seus acionistas a Vereadora Efigênia Mororó e o Vice Prefeito de Pires Ferreira, Lanusse.

Fonte: Blog do Kleber Teixeira

ISSO É UMA AFRONTA A MÃO DE OBRA PRODUTIVA...


FELIZ DIA DOS AVÓS...


BALANÇO DA SEMANA DA REDE SUSTENTABILIDADE NA SUA CRUZADA...


SAIBA A DIFERENÇA ENTRE POUPAR 100 REAIS E DEVER 100 REAIS PELO MESMO TEMPO, NO ATUAL SISTEMA TRIBUTÁRIO E FINANCEIRO NO BRASIL.


Se um correntista tivesse depositado R$ 100,00 (Cem Reais) na poupança em qualquer banco, no dia 1º de julho de 1994 (data de lançamento do Real), teria hoje na conta a FANTÁSTICA QUANTIA de R$ 374,00 (Trezentos e Setenta e Quatro Reais).
Se esse mesmo correntista tivesse sacado R$ 100,00 (Cem Reais) no Cheque Especial, na mesma data, teria hoje uma pequena dívida de R$139.259,00 (Cento e Trinta e Nove Mil e Duzentos Cinquenta e Nove Reais), no mesmo banco. 

Ou seja: com R$ 100,00 do Cheque Especial, ele ficaria devendo 9Carros Populares, e com o da poupança, conseguiria comprar apenas 2 pneus. 
Não é à toa que o Bradesco teve quase R$ 2.000.000.000,00 (Dois Bilhões de Reais) de lucro liquido somente no 1º semestre, seguido de perto do Itaú e etc...

Dá para comprar um outro banco por semestre! 

E os juros exorbitantes dos cartões de crédito? 

VISA cobra 10,40 % ao mês 
CREDICARD cobra 11,40 % ao Mês. 
Em contrapartida a POUPANÇA oferece 0,62 % ao mês.

A ENERGIA DO ERRO


China e EUA, os dois maiores emissores de gases do efeito estufa, divulgaram nas últimas semanas amplo plano de ação para reduzir suas emissões, incluindo aumento da eficiência energética, desenvolvimento de redes elétricas inteligentes e forte incentivo às fontes alternativas e renováveis.
Quase ao mesmo tempo, o Banco Europeu de Investimento decidiu não mais financiar usinas movidas a carvão. Os gigantes da poluição mundial começam a fazer inflexão na trajetória, para se alinhar na luta contra o aquecimento global e as mudanças climáticas.
No Brasil, o avanço é o do retrocesso. O governo prepara-se para um leilão de energia daqui a um mês e inclui as termelétricas a carvão, agora não mais na condição de reservas acionadas em caso de emergência, mas como parte do que chama de energia de base no "planejamento estratégico".
As emissões de carbono diminuíram no Brasil nos últimos anos graças, exclusivamente, ao plano de combate ao desmatamento, que iniciamos há quase dez anos, e já dá sinais de esgotamento devido à má gestão, à falta de atenção às demandas da sociedade e dos movimentos socioambientais e aos retrocessos na mudança do Código Florestal.
Em todos os outros setores, a emissão de gases-estufa aumentou. No setor elétrico, atingiu 28 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano, um aumento de 132% em relação ao mesmo período de 2012, que já era maior que a do ano anterior.
No ano que vem, o Brasil sediará uma conferência internacional sobre adaptação às mudanças climáticas e poderá repetir o fiasco da Rio+20, com palavreado evasivo para esconder o retrocesso na prática.
Talvez os psicanalistas expliquem a resistência do governo a todas as alternativas para aproveitar com inteligência os abundantes recursos naturais e redirecionar o desenvolvimento do país para um padrão de baixo carbono, adaptado às novas condições globais.
Uma explicação puramente econômica não resiste à análise. O modelo atual acumula crises, agora com ameaças de retorno da inflação e do desemprego. A opção pelas termelétricas não ajuda nesse contexto, pois é mais cara que a eólica e não aponta para um posicionamento do país em relação às tendências tecnológicas.
Colocado em posição de liderança pela riqueza ambiental e pela diversidade criativa de seu povo, o Brasil recua e se coloca a reboque dos países que mais emitem gases-estufa, entregando-lhes a responsabilidade de encontrar soluções para uma crise que é de todos.
A produção de energia está submetida, hoje, a esse equívoco estratégico. Estamos comprometendo nosso futuro com opções energéticas do passado, em vez de abraçar as oportunidades e potenciais que temos pela frente.

Artigo de Marina Silva à Folha de São Paulo em 26/07/2013...

quinta-feira, 25 de julho de 2013

REFLITAM...


NOVA RUSSAS SEM OBRAS...

Batendo a porta do oitavo mês de governo do novo gestor público de Nova Russas, não identificamos quase nada em investimentos em obras e infra estrutura. Com o slogan:" ... você é daqui, tira Nova Russas da UTI". O então candidato e agora prefeito, se auto julgava preparado e com uma vasticidade de apoios nas várias esferas do poder, e que seria capaz de trazer várias obras estruturantes para o nosso município.
TCM
Até o momento não pudemos constatar o prestigio do gestor, nada ou quase nada veio para Nova Russas... De concreto mesmo, a nova gestão pagou uma medição de uma praça já inaugurada em 2012 no valor de pouco mais de 87 mil reais, onde a referida praça está terminada nas coxas, a toque de caixa para servir de palanque. Outro investimento da nova gestão de Nova Russas foi de 14 mil reais, referente a serviços no posto de saúde da Boa Vista/ Jovinão. Ambas estão no Portal da Transparência que teve atualização derradeira no último 01/07/2013.
A obra mãe da nova gestão é sem dúvidas a reforma do Hospital José Gonçalves Rosa, que já me posicionei aqui a favor, mesmo tendo todas as prerrogativas contrárias. Todavia ainda questiono o processo licitatório, que foi divulgado um dia antes de ser homologado. Prática condenável, e que fica muito longe da lisura que deve pleitear tal processo.
A cidade está às traças, esburacada, feia, praticamente sem pavimentação. A pasta de Infra Estrutura só se vangloria da limpeza da cidade, como se fosse atribuição desta, e houvesse ignorado a presença da empresa que ganhara a licitação referente a limpeza pública. De fato são vários os relatos e negligencia, sem muita preocupação da nova gestão em resolve-los. O asfalto da cidade nem existe mais... 

Nos últimos 7 anos, jamais identificamos numa gestão de Nova Russas um investimento tão baixo em infra estrutura. Veja o quadro abaixo,e compare o quanto foi gasto por cada gestor no respectivo ano em infra-estrutura:


Nova Russas gastou até o final do mês passado somente algo a mais de 101 mil reais. Como se já não bastasse as diversas obras inacabadas que tem em Nova Russas, tais como a Ponte da Hermenegildo Martins, a Creche do Mirante, a Urbanização do Rio Curtume, o Saneamento básico de Nova Russas, enfim, precisamos que nosso gestor acorde para essa inércia e comece a pensar uma forma de radicalizar e tornar Nova Russas um canteiro de obras, e que desta vez sejam inauguradas...

Mais o que me espanta mesmo é que a cidade recebeu mais de 17 milhões em obras nos últimos 7 anos, e andando por Nova Russas, só identificamos esqueletos de obras inacabadas. Falta mesmo é vontade de se servir, falta interesse público... Pobre Nova Russas...

Nova Russas precisa sair da inercia e começar a ser reconstruída...

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE AFASTAMENTO DE(A) PREFEITO(A) DE CIDADE PRÓXIMA AO IPU

CASO O JUIZ ACATE O PEDIDO A CIDADE TERÁ NOVAS ELEIÇÕES
O Ministério Público de uma cidade próxima ao Ipu pediu a cassação do(a) gestor(a) da cidade por abuso de poder econômico no pleito passado. 

A promotoria acatou o pedido feito pelos advogados ligados a coligação política prejudicada, por comprovar através de documentos que a folha da Prefeitura da cidade sofreu um inchaço nos meses anteriores a eleição do ano passado. Para ficar aqui no exemplo, a folha de pagamento no final de 2011 tinha X funcionários e em agosto do ano seguinte quando faltavam poucos meses par as eleições, passou a ter quase 2X. A promotoria também percebeu que em novembro de 2012, tão logo terminaram as eleições, a Prefeitura voltou a ter X funcionários.

Agora a decisão está com o Juiz da Comarca. Caso acate a decisão, teremos novas eleições nessa cidade brevemente.

CID ESCOLHE O DR PAULO AIRTON ALBUQUERQUE PARA DESEMBARGADOR DO TJ-CE PELA VAGA DO QUINTO CONSTITUCIONAL...

Parabéns ao Dr. Paulo Airton Albuquerque, o mais novo Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

Com certeza Vossa Excelência prestará um relevante trabalho a sociedade, distribuindo justiça com justiça. Rogo a Deus que você continue esse homem honrado, sereno e principalmente sensível a causa dos que, em desespero, batem as portas do Poder Judiciário.

DEU NO NETCINA - Em Ipueiras, família de homem morto, após levar pauladas na cabeça, clama por justiça e paz

A família de Albeci Costa Moreira, falecido dia 16/07, ainda espera por justiça e reclama da violência em todo o município de Ipueiras. 
Missa de 7ª dia, irmãs e mãe de Albeci Costa Moreira

Na última segunda-feira (22/07), aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Ipueiras, a missa de 7º dia do agricultor Albeci Costa Moreira.

Entenda o caso (segundo relatos da família da vítima)

O crime
No dia 27 de abril de 2013, Albeci vinha de moto em direção a sua residência, no Sítio Lamarão. Ao chegar próximo, havia um carro com um paredão de som estacionado atravessado na rua, em frente a um bar e impedido a passagem pelo local. Era por volta das 3h da madrugada.

Albeci parou sua moto, desceu e foi pedir ao proprietário que desobstruísse a passagem, mas o mesmo não teria gostado e acabou batendo boca com o agricultor. Com a recursa do proprietário em mover o paredão, Albeci adentrou no bar e foi falar com o dono do estabelecimento.

Quando Albeci estava falando com o dono de bar, o proprietário do paredão se evadiu do local, indo embora para sua residência. Albeci seguiu seu caminho e foi para sua residência, no sítio Lamarão, mas pouco depois, acabou saindo de casa para ir comprar cigarros.

Um homem, que seria um afilhado de Albeci, e que estava no bar bebendo junto o proprietário do paredão, avistou quando Albeci saiu de casa, ligou para o acusado do crime e avisou-lhe. O acusado veio de moto ao encontro do outro homem e foram esperar Albeci na entrada no sítio, onde Albeci havia deixado a cancela aberta. Chegando ao local, os homens fecharam a cancela e deram um laço na corda que servia de tranca. Em seguida, aproveitaram a pouca iluminação no local, se esconderam a espera de Albeci.

Quando o agricultor chegou, viu sua cancela fechada, mas não desconfiou de nada e desceu para desatar o nó da corda e acabou sendo surpreendido pelo acusado que estava com um porrete nas mãos, este retirado da cerca. A traição, pelas costas e sem ter dado chances de defesa, o acusado deferiram vários golpes na cabeça de Albeci, ocasionando um traumatismo craniano.

De longe, outros dois homens avistaram a cena e partiram em socorro do agricultor. O agressor, mais o outro que deu-lhe suporte no crime, se evadiram do local, deixando Albeci gravemente ferido ao chão. Os homens, que vieram em socorro, pegaram Albeci e o levaram para o interior da casa, onde ele acabou desmaiando. Em seguida, um deles ligou para a esposa do agricultor, que é funcionário da secretaria de saúde do município e estava na outra residência do casal, no centro da cidade. A esposa veio e trouxe uma ambulância para socorrer o marido.

A luta pela vida
Socorrido para o hospital municipal de Ipueiras, logo foi transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, onde passou por uma cirurgia. Mas durante a recuperação sofreu com complicações decorrentes das pauladas que levou na cabeça. Precisou de uma nova cirurgia. O agricultor sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e não resistiu, vindo a óbito no dia 16 de julho de 2013.

Causa da morte
Ainda segundo o relato do familiar da vítima, o laudo da morte seria: morte decorrente de pauladas.

Justiça e paz 
A família reclama de um descaso das autoridades do município, pois os dois envolvidos no crime continuam soltos e não chegaram nem a ser detidos.

No município tem ocorrido diversos crimes e a insegurança aumenta diante de uma cena de omissão das autoridades. Esperamos que àqueles que zelam pelas leis e segurança tomem providências para conter essa onda de crimes e impunidades no município.

Fonte: http://www.netcina.com.br/2013/07/em-ipueiras-familia-de-homem-morto-apos.html#sthash.7sfpODZ0.SvonqWEe.dpuf

TASSO LIDERA INTENÇÃO DE VOTO PARA GOVERNO DO ESTADO...



quarta-feira, 24 de julho de 2013

A TRISTE PARTIDA...

Arquivo pessoal de Waldonys
Mas poderia se chamar qualquer outro dos muitos títulos do mestre Luiz Lua Gonzaga. O fato é que o sertão, o Brasil perdeu ontem uma das vezes mais eloquentes na defesa de suas raízes nordestinas, Dominguinhos. E não precisamos o chamar de mais nada para termos no nosso inconsciência um sorriso farto, e uma simplicidade que poucas vezes tive o privilégio de ver.
Em minha curta vida pude encontrar com Dominguinhos duas vezes, pessoalmente. Uma no Ipu em meados da década passada, quando o mesmo convidado pelo amigo Eurides, pai de Waldonys, foi ao distrito de Marruais, numa inauguração do museu do Frei Aquino, e na época namorava uma prima de Waldonys e tinha acesso. Lá pude constatar de perto o quão era simples aquele moço, em detrimento do quanto ele ali diante dos meus olhos representava para a cultura nordestina.
A outra vez que o cumprimentei, foi em Fortaleza, em um encontro casual na Churrascaria Dom Spetus da Bezerra de Menezes, quando adentrei no estabelecimento para almoçar, como fã incontestável da criação gonzaguiana  o identifiquei, mesmo sem trajes da lida pude constatar que era Dominguinhos, e fui ao seu encontro e o cumprimentei. Estava ali com o mesmo propósito seu, de passagem para Teresina, onde iria fazer um show, e ia de carro, já que o sanfoneiro não era muito adepto de voar.
O baião, ou caso queira, o forró ficou órfão pela segunda vez, pois com a morte de Luiz Gonzaga, o bastão foi passado para Dominguinhos, que de alguma forma deu boa sequencia a seu reinado musical. Mas agora, com a morte de Dominguinhos, os festejos juninos ficam com um vazio muito grande, e sem aquela entoada voz grave e afinada nunca mais será o mesmo.
No céu hoje terá um grande arrasta-pé  ao som de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, já pensou, que maravilha uma festa animada por esses dois? Dominguinhos se foi, mais como dizia o Gonzagão, sua obra será eterna, e nós na qualidade de amantes da SANFONA, maior instrumento rural do mundo, jamais deixaremos seu som calar.

VIVA O BAIÃO...

NOTA DA REDE SUSTENTABILIDADE SOBRE O NOVO CÓDIGO DA MINERAÇÃO PROPOSTO...

A Rede Sustentabilidade, através de sua executiva nacional vem se manifestar a respeito do projeto de Lei 5807/2013 enviada dia 19 de Junho em regime de urgência, que trata do novo marco regulatório de mineração no pais.
É fundamental reafirmarmos a necessidade de tratarmos a política mineral com o mesmo grau de importância da política do Petróleo. Considerando que Petróleo e Minério são bens naturais não renováveis pertencentes à União (Artigo 20, parágrafo 1º, da Constituição Federal) devem ter tratamento semelhante.
Porém, o que vemos é uma política mineral sendo tratada historicamente em segundo plano, de forma não estratégica e não sustentável para o país. A revisão do Código da Mineração precisa priorizar a agregação de valor na cadeia produtiva, incorporação de tecnologia, geração de emprego na indústria e, principalmente, o reconhecimento de direitos das comunidades afetadas pela mineração e a redução dos imensos impactos socioambientais provocados pela atividade, o que não está contemplado pela proposta encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional.
Não podemos continuar barganhando a herança de nossas riquezas naturais, sem a devida contrapartida para a sociedade. Neste contesto propomos:
1) Correção dos royalties da mineração, tendo como base o modelo aplicado ao petróleo em percentuais sobre o faturamento bruto e participação especial.
2) Exigência de seguro e garantias contra riscos ambientais e responsabilização, inclusive com extinção da concessão e/ou autorização, pelo descumprimento das condicionantes socioambientais estabelecidas no licenciamento.
3) Justa indenização das comunidades afetadas direta e indiretamente pela exploração mineraria.
4) Extinção do DNPM e criação da Agencia Nacional de Mineração, bem como do Conselho Nacional de Política da Mineral.
5) Introduzir a realização de leilões públicos nas concessão das reservas minerais, porém com maior transparência e controle social que não acontecem satisfatoriamente no modelo de concessão do petróleo, gás e energia elétrica.
6) Consideração das condenações judiciais e administrativas por danos ambientais, sonegação de impostos e descumprimento de regras trabalhistas como critérios nas licitações.
7) Restrição da exploração mineral em terras indígenas e quilombolas, em áreas de proteção ambiental, regiões de mananciais de abastecimento de água para centros populacionais urbanos ou áreas de interesse histórico, arqueológico ou paisagístico.
8) Política de recursos hídricos específica no uso da água para transporte e beneficiamento do minério, com cobrança pelo uso da água.
9) Revisão da Lei Kandir para exportação mineral e de bens naturais não renováveis.
A Executiva Nacional da Rede cria um grupo de trabalho constituído pelos deputados federais Walter Feldman, Domingos Dutra e Alfredo Sirkis e pelo ex-deputado José Fernando Aparecido de Oliveira para acompanhamento da matéria no Congresso Nacional.

PARABÉNS PRA VOCÊ...

Hoje muda de idade o amigo e jovem empresário ipuense proprietário das Lojas Zero Calorias, Marcio Teles Mesquita Mourão. Desejo ao amigo muitas felicidades, sucesso e que o DEUS todo poderoso abençoe sempre sua vida...

Parabéns...

segunda-feira, 22 de julho de 2013

CURTAS...

... Não passem adiante, Prefeito de Nova Russas deve declarar o vereador Teixeira como líder natural do governo na Câmara...


... Após a  tomada dos espaços do Partido Cristão, o vereador se tornou o mais preparado e com boa bagagem de experiência para o cargo...

... Pode ter vereador(a) assumindo secretaria ainda esse ano...


... TRE recebe recurso de AIJE que pede a perda de mandato do Prefeito de Nova Russas... Qual será o fim dessa novela???

... De fato não sabemos, mais Paulo Evangelista já está no páreo novamente...

... De repente, quem sabe... Cabeça de juiz é território desconhecido...

... Na implacável cruzada do Prefeito a formar sua base partidária, o mesmo foi visto circulando num diretório estadual nas imediações da Coronel Juca, na Aldeota...

... Seria um aviso, ou cortesia... Não, nada disso... Os números mostram que o Galego está melhor e mais próximo do candidato PMDBISTA ao governo...

... Liguem os fios...

... Há já ia me esquecendo: Vinda do TCM a Nova Russas nessa semana, é historia de trancoso... Acompanhem...

IBOPE APONTA CENÁRIO DA ELEIÇÃO 2014 NO CEARÁ...


domingo, 21 de julho de 2013

A COMPRA DE VOTOS...

Google
Ou captação ilícita de sufrágio, enfim é ato criminoso e mal intencionado com pena de até 4 anos de cadeia. Mas esse não é o questionamento que me proponho a levantar. Na verdade, o que assistimos no processo eleitoral brasileiro é de fato "um grande faz de contas". Se faz de contas que se presta contas, e a Justiça eleitoral faz de contas que acredita. Mas todos sabem que os número são bem maiores do que os declarados.
Qualquer adolescente que se politize em uma roda ingenua de conversa, se perguntado quem ganhará as eleições, este responde de pronto: Que quem vai ganhar é candidato X, pois este tem dinheiro. Uma cultura equivocada e que já impregna desde cedo no cotidiano politico das cidades. 
Que democracia é essa que se compra o mandato, que se compra o cargo em um negócio absurdamente imoral, feito por "quadrilheiros" que se escondem em pele de cordeiro, e que o que menos querem é fazer algo pela coletividade.
Assistimos campanhas que usam doadores de fachadas, e empresas doadoras que podem crer que num futuro vão ganhar alguma licitação para compensar a doação. É DE FATO ASQUEROSO se banalizar dessa forma as escolhas que deveriam ser conscientes.  Mas não vejo diferença alguma do bandido que comete um roubo comum, com o que compra voto, na minha concepção será sempre um MARGINAL. Quem vende o voto está ileso? Absolutamente, aquele que recebe o dinheiro em troca do voto, é cumplice, é responsável por toda a trajetória negativa da sua escolha remunerada. 

O povo só sofre consequências porque vende sua consciência... Um voto decide uma eleição...

QUEM VANDALIZOU PRIMEIRO...

Assisto a imprensa nos últimos dois meses falar em manifestações pra cá, manifestações pra lá, enfim, as insatisfações migraram das redes sociais e se materializaram nas ruas de todo o país. O que os move? Simples responder, é só se questionar o que lhe incomoda? O que está faltando pra você? Você já precisou do SUS alguma vez na vida? Se sua resposta for sim, você sabe perfeitamente o que estamos manifestando contra. Enfim, o tema principal das manifestações é a INSATISFAÇÃO.
Trocaram a palavra, as elites dominantes e detentoras do que se pode passar na imprensa, mudaram o palavreado de "manifestação" para "vandalismo", isso mesmo, os movimentos agora tem conotação criminosa com quebra-quebra, ganha também conotação de organizações sindicais. Em texto anterior, reputo esses a Historia Antiga, ou seja, a CAVALOS DE TROIA, implantados no meio das manifestações para descaracterizar os movimentos.
Mas quem são esses VÂNDALOS? Quem vandalizou primeiro? Quem de fato e verdade vive vandalizando? Nossa carta Constitucional é diariamente agredida por governos, políticos e detentores do poder. Acho que o ato de posse deveria ser pelo menos uma vez por ano, e que deveria se ler o Artigo 5º da Constituição Federal para cada detentor de mandato. Se falta consciência dos políticos, falta ESPIRITO PÚBLICO, falta honestidade e responsabilidade com o público.
Somos diariamente agredidos no nosso direito pelos detentores do poder, e nada com eles acontece. Os noticiários nos mostra na cara diariamente escândalos que escancaram uma roubalheira desenfreada, e nada é feito. Se gasta rios de dinheiro com campanhas eleitorais, assim como era antigamente, onde plebeus compravam títulos de nobreza...

Enfim, QUEM DE FATO SÃO OS VÂNDALOS DO BRASIL???

O bandido que lhe assalta, não é pior nem melhor do politico que rouba dinheiro público. Se está no poder pelo dinheiro e se perpetua nele pela força do dinheiro também. O povo em geral é cumplice dos crimes de corrupção ocorridos as nossas vistas. Tá na hora de se dar um basta nisso...

Os vândalos das ruas quebram o patrimônio privado, enquanto os políticos quebram o patrimônio público. Quem é pior dos dois??? Ou seriam iguais???
Facilmente a policia identificaria os vândalos das ruas, mais parece que os governantes não tem interesse nisso, justamente para desqualificar os movimentos...

Vandalismo Senhoras e Senhores, é se ter gasto mais de 28 milhões com estádios de futebol, e a Transposição do São Francisco está parada, enquanto o nordestino assiste o gado morrer. Vandalismo com o dinheiro público é dólar na cueca, é mensaleiros, é ajuda a banqueiros, é licitações de fachadas e direcionadas, é nepotismo, é enfim, CONFUNDIR O PÚBLICO COM O PRIVADO!!!