sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

LISTA DOS 20 MELHORES PREFEITOS CEARENSES NO CONTEXTO NACIONAL... CADÊ NOVA RUSSAS???

Em lista divulgada pela UBD – União Brasileira de Divulgação com os 100 melhores prefeitos do Brasil, o Estado do Ceará figurou com 20 prefeitos escolhidos.
Ressaltamos destaques para os Prefeitos de Monsenhor Tabosa, o amigo de longas datas Jeová Madeiro e para o Prefeito do Ipu Sergio Rufino e para o Gestor de Crateús Carlos Felipe. Lamentamos profundamente a ausência do Prefeito de Nova Russas, que no decorrer de 2013 não procurou destacar-se para estar listado na nessa lista. O critério foi a qualidade total nos serviços do governo municipal.
A entrega da premiação aconteceu no dia 20 de janeiro (segunda) em Recife-Pernambuco.
Veja abaixo lista com o nome dos prefeitos cearenses:
1. Catarina - Pref. Rafael Rufino Melo Paes de Andrade 2. Pacatuba - Pref. Alexandre Magno Medeiros Alencar 3. Maranguape - Pref. Átila Cordeiro Camara 4. Acarape - Pref. Franklin Veríssimo Oliveira 5. Independência - Pref. Luiz Valterlin Coutinho 6. Sobral - Pref. José Clodoveu de Arruda Coelho Neto 7. Abaiara - Pref. Francisco Joaquim Sampaio 8. Caridade - Pref. Maria Simone Fernandes Tavares 9. Acopiara - Pref. Francisco Vilmar Félix Martins 10. Monsenhor Tabosa - Pref.Francisco Jeová Sousa Cavalcante (Dr. Jeová Madeiro) 11. Ibaretama - Pref. Eliria Maria Freitas de Queiroz 12. Aiuaba - Pref. José Airton de Araujo 13. Ipú - Pref. Carlos Sergio Rufino Moreira 14. Crateús - Pref. Carlos Felipe Saraiva Beserra 15. Campos Sales - Pref. Moésio Loiola de Melo 16. Senador Pompeu - Pref. Antonio Mendes de Carvalho 17. Ipaporanga - Pref. Antonio Alves Melo 18. Coreaú - Pref. Erika Frota Monte Coelho Cristino 19. Fortim -  Pref. Adriana Pinheiro Barbosa 20. Milhã - Pref. Otacilio Jose Pinheiro Macedo

Fonte: http://paginaaberta.com.br/portal/editoriais/mons-tabosa/jeova-madeiro-entre-os-10-melhores-prefeitos-do-ceara-diz-pesquisa.html#.Uut7yc7SWBl

Fonte: http://www.ubd.com.br/

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

MARCOS ALBERTO MUDA DE IDADE...

Parabenizo hoje o amigo Marcos Alberto. O que dizer de Marcos Alberto? Descontraído, leve, alegre, amigo, fiel, brincalhão, temente a Deus, família, enfim, Marcos certamente é ímpar, com jeito próprio, pensamento além da sua época, inteligente, pensa rápido.
Impossível falar em Marcos Alberto e não falar em Nova Russas, já que este é com certeza o filho adotivo que mais ama Nova Russas. Marcos foi Prefeito de Nova Russas por somente 2 anos, mais deixou certamente um legado político administrativo que perdurará por pelo menos mais 50 anos. Marcos Alberto foi abruptamente interrompido no seu governo, não deixarão o homem trabalhar... Mais hoje ficou provado que quem mais perdeu com a sua saída da prefeitura foi o Povo de Nova Russas, e os que forçaram situações para lhe tirar do poder, não provaram a que vieram, mais sim  externaram claramente que só queriam mesmo o poder pelo poder.
Injustiça? Não sei precisar, pois não me sinto na competência para condenar ou absorver ninguém... Mas uma coisa tenho claro, a interrupção do governo de Marcos Alberto trouxe para Nova Russas feridas até hoje abertas. Cicatrizações de difíceis reparações, inconsequências dos seus opositores políticos, que saíram do campo político pra o pessoal, enfim, servirá  de reflexão para as novas gerações políticas de Nova Russas. Mas o que me chama atenção em Marcos Alberto, é a sua enorme capacidade de perdoar... E aqui reporto-me para o discurso de encerramento da campanha de 2012, onde Marcos Alberto foi candidato, e que no final da sua fala ele se dirigiu aos seus opositores, que o perseguiram, e em plena praça pública, no caso a do sindicato, disse em alto e bom som que TODOS ESTAVAM DESDE ENTÃO PERDOADOS POR ELE... Um gesto que merece reflexão...

Enfim, parabenizo Marcos Alberto pela passagem do seu aniversário, e desejo a ele que tenha vida longa e de qualidade. E que o DEUS todo poderoso, criador dos céus e da terra, derrame sobre sua vida bênçãos sem medidas.

Parabéns...

TWITADA DE EDUARDO CAMPOS PROPÕES UM APERFEIÇOAMENTO DA DEMOCRACIA...


SIGA-NOS NO TWITTER


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

MUDA DE IDADE HOJE...

Parabenizo hoje o Sr Zé Pedrosa, como é conhecido em Nova Russas. Zé Pedrosa é pessoa que guardo na minha estima, pois lembro-me muito da minha infância, quando estudava no colégio da Vale do Curtume, na época próximo ao seu deposito de gás. Zé Pedrosa é patriarca de uma grande família de Nova Russas, com destaque para o seu filho, Deputado Vanderley Pedrosa.

Desejo felicidades e que o DEUS todo poderoso derrame sobre sua vida e de sua família bênçãos sem medidas...

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

TRE - EM 48H ESTARÁ EM PAUTA AIJE QUE CONTESTA ELEIÇÃO DE ARARENDÁ...


OPINIÃO...

Muitos se perguntam: Por que o governo do atual Prefeito de Nova Russas não deslanchou? Por que quase nada foi feito? Onde estão as obras, os apoiadores políticos, e os deputados, senadores, governador e até mesmo a Presidente Dilma que estava nos santinhos distribuídos na campanha? Onde está o discurso aguerrido do Prefeito, que apontava o dedo para gestões passadas, principalmente do Acácio e do Marcos Alberto? Cadê a nova forma de administrar o município? Para onde foi o discurso de que era necessário primeiro organizar a casa, para depois avançar e tirar Nova Russas da UTI?
Um ano e um mês de governo, notamos claramente que a nova gestão de Nova Russas, de fato não trás nada de novo, mais sim práticas velhas, conceitos administrativos condenados pelo então candidato em palanque. Deixo o questionamento no ar: Teria o povo de Nova Russas se equivocado, e escolhido mal??? Isso certamente só o tempo dirá, haja vista que o povo terá oportunidades de reavaliar no voto possíveis equívocos. Mas o fato é que Nova Russas piorou, e muito. Onde está os falsos detentores da moral que apedrejaram Marcos Alberto? Por que não mostraram pelo menos que podiam fazer melhor? Onde está os que condenavam os 20 anos? Por que não mostram que são capazes de fazer melhor?
O lixo em Nova Russas está mais caro, o serviço público de saúde continua falido, a seca trouxe a falta d'água, e a incapacidade do Poder Público em lidar com adversidades como essa, e a inexperiência de saber resolver problemas cotidianos do serviço público, os alunos ainda são transportados como animais, em paus de araras sublocados e licitados de forma imoral e desfiscalizada. Notamos uma administração perdida no tempo e no espaço, haja vista os tropeços em licitações desertadas, fracassadas e com indícios de irregularidades. O atual Governo ainda estagia no serviço público. Mais de uma dezena de denuncias protocoladas no TCM viraram tomadas de Contas Especiais, não pelo denunciante, mais sim pela gravidade dos fatos ora denunciados, que diga-se de passagem o Tribunal dos Municípios está deixando a desejar, na apuração das TCEs.
Mas onde está os vereadores de Nova Russas, que fogem do seu papel constitucional de fiscalizar e cobrar, e não se aglomeram na porta do TCM para cobrar ações práticas, fiscalizatórias e efetivas da forma como é conduzida a coisa pública em Nova Russas??? O que estam esperando os nobres vereadores para se mexerem? Os assuntos contidos nas TCEs são de ordem pública, e certamente as ações administrativas com indícios de má gerencia, comprometem serviços públicos. Será necessário que desdobremos cada TCE dessa para os Vereadores se mobilizem? Onde está o espírito público dos parlamentares? Nosso voto na urna em 2012 grita nos quatro cantos da cidade por socorro...

Não podemos aceitar o gestor desfilar em ações de outras esferas de governo aponderando-se como se essas fossem sua. De fato precisamos de mais, muito mais. Nova Russas está como um carro num atoleiro, e precisa urgentemente que todos nós unamos forças para empurrar nossa cidade par o desenvolvimento tão esperado.

SAAE DE NOVA RUSSAS PROPÕE EM LICITAÇÃO CONTRATAÇÃO DE MAIS PESSOAL PARA O SERVIÇO ADMINISTRATIVO...

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto, que vem passando por uma turbulência denuncista nos últimos dias, pública licitação para contratação de pessoal que desempenhariam serviços administrativos diversos. Ora, mais não seria incoerente da ótica gerencial o SAAE contratar mais gente? Vejamos... O município de Nova Russas fechou o ano passado com um excesso de comprometimento de gastos com pessoal, onerando muito os cofres públicos, e inicia-se o ano desta forma.
A licitação nos chama a atenção primeiramente por não ter seus anexos publicados na página da transparência pública, depois pela proposta de contratação que especifica serviços contábeis, orientação em processos e controle interno. Ora caros leitores, não teria o SAAE de Nova Russas pessoal técnico capacitado para desempenhar tais serviços administrativo? Para que licitar serviços que a mão de obra incorporada a autarquia já supre? 
TCM
Somos sabedores que nos quadros funcionais da autarquia tem funcionários competentes e experientes no serviço interno, então para que licitar um serviço que o próprio servidor pode desempenhar? Rogo ao Superintendente do SAAE, que reveja a real necessidade de continuar com essa licitação no mínimo bizarra, e que onera mais ainda o município.

Precisamos de práticas administrativas condizentes com a realidade do município de Nova Russas. É NECESSÁRIO COLOCAR NA CABEÇA DOS NOSSOS GESTORES, QUE NOVA RUSSAS É UM MUNICÍPIO POBRE E DEFICITÁRIO. Precisa-se ter mais zelo administrativo por Nova Russas. O nosso dinheiro público é mal gasto, remonto o raciocínio de que Nova Russas arrecada anualmente mais de 40 milhões, e o que vemos diariamente em nossas ruas? O que tem em Nova Russas que justifica tal montante de dinheiro?

Pensem!!!

O ABAIXO ASSINADO DA ÁGUA FORNECIDA PELO SAAE DE NOVA RUSSAS...

Indagado pelo destino dado ao Abaixo Assinado proposto por nós no inicio do mês de Janeiro, reitero que o mesmo não é plano esquecido, até mesmo pelo meu perfil não ser de quem desiste de uma boa briga. Fato que me reporto ao mesmo, em que tivemos até o presente momento uma quantidade muito ínfima de assinaturas, acredito que pelo fato de ainda estar impregnado em muitos do nosso município um cultura de medo a represália. Logo salientamos que em respeito aos que assinaram, iremos sim encaminhar ao Douto Promotor de Justiça de Nova Russas, assim como protocolaremos também na Procuradoria do Estado, assunto este já tratado com o Procurador chefe. 

Lembramos aos nossos leitores que propusemos entregar o mesmo em 30 dias, e que estamos dentro dos prazos propostos na inicial do Abaixo assinado. Logo reiteramos que iremos propor ao Ministério Público que cumpra o texto Constitucional que narra o seguinte:
Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público: III - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; 

Que rege-se também pelo Código de Defesa do Consumidor:
Art. 22. Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.
Parágrafo único. Nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigações referidas neste artigo, serão as pessoas jurídicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste código.

Enfim, esperamos deliberações práticas... É o que propomos...

DINHEIRO PÚBLICO JOGADO NA LATA DO LIXO - SITE DA CÂMARA DE NOVA RUSSAS ESTÁ INUTILIZÁVEL...

É impressionante o pouco caso que se faz quando o dinheiro gasto é o público. credito que pela forma fácil de adquiri-lo, se façam pouco caso. O fato em questão, narra do site confeccionado pelo então Presidente da Câmara de Nova Russas no mandato de 2012, Chiquinho Diogo, que louvavelmente introduzira neste canal de comunicação um intercâmbio direto com a população que necessita saber os fatos ocorridos no nosso Poder Legislativo.
O site ora criado em 2012, só teve atualizações até setembro de 2012, sendo totalmente descartado de lá para cá. Questiono: O que teria acontecido que o mesmo não teria mais sido alimentado? Porque  ganhador da referida licitação não deu sequência ao trabalho? Por que não se cobrou mais atualizações no site? Quer dizer que o site, confeccionado com o dinheiro seu caro leitor, que tinha o propósito louvável de dar publicidade aos atos legislativos, nunca mais foi atualizado, e fica por isso mesmo. Falta novamente nas pessoas, uma postura cobrativa e mais incisiva para mostrar que o dinheiro gasto é público, e que os cargos ora assumidos são de caráter transitórios. Sendo que no ano seguinte assumiu a direção da CÂMARA DE NOVA RUSSAS, a vereadora Emilia Diogo, no caso da mesma composição política do antecessor.

Notem ao entrar no site: www.novarussas.ce.leg.br, que o mesmo não é atualizado desde Setembro de 2012, e que no cabeçario do site, consta ainda como Presidente daquela casa o então vereador Chiquinho Diogo. O site até hoje está no ar na rede, mas sem nenhuma atualização da Casa Legislativa.

Mais uma vez pergunto: POR QUE PARARAM DE ALIMENTAR O SITE???

Pedimos a nova Presidente da Câmara de Nova Russas, que faça diferente dos seus antecessores, e alimente o site da Casa, e cumpra o Princípio da Publicidade dos atos, inclusive seguindo o regimento da casa e colocando as matérias em pautas nas sessões com antecedência como o ordenamento obriga. Enfim, só queremos que a coisa pública seja de fato zelada.

COMUNGO COM O COMENTÁRIO...

Extremamente pertinente e de uma profundidade pouco vista nos nossos dias, o comentário do parente e conterrâneo João Batista Pontes. De pronto comungo com a mesma forma de pensar, e me associo ao combate ideológico com o fim de termos num futuro dias melhores.

VALORIZAÇÃO DA ADVOCACIA...

Inauguração do Posto Avançado do TED Adv. Emídio Viana, em homenagem ao saudoso advogado morto de forma trágica no fim do ano passado. Emidio era irmão do blogueiro Antonio Viana, e teve sua vida ceifada de forma brusca, que chocou toda a comunidade jurídica do estado. 
Notada na foto, a presença do amigo e advogado conterrâneo de Nova Russas, que é membro do Conselho de Ética da OAB - CE, Raimundo Amorim.
 

CHARGE DO DIA...


PARABENIZO AO AMIGO RICARDO SALES, VICE PRESIDENTE DO PPS ESTADUAL PELA NOMEAÇÃO PARA A SECRETARIA DO CENTRO DE FORTALEZA...

O PPS acaba de conquistar um importante espaço na Prefeitura Municipal de Fortaleza. O Vice-Presidente do partido no estado, Ricardo Sales, será o novo titular da Secretaria Regional do Centro (Sercefor). Secretário-executivo do Centro desde o início da atual gestão municipal, Ricardo será efetivado como titular com a saída do secretário Régis Dias, que recebeu proposta “irrecusável” da iniciativa privada.
De acordo com Ricardo Sales, a ideia é dar continuidade aos projetos em andamento e, entre outras ações, encontrar um local adequado para levar os feirantes da Avenida José Avelino. O secretário destaca também o projeto de camelódromos, para acomodar os ambulantes que não tem cadastros e trabalham nas calçadas, e a demarcação das calçadas e galerias, onde serão sinalizados os locais de permissão do comércio ambulante.
A Secretaria Regional do Centro presta serviços de execução, gerenciamento e assessoria de políticas públicas na área central, desenvolvimento de estudos socioeconômicos e elaboração de projetos técnicos para as secretarias temáticas e os demais órgãos públicos municipais. Também é responsabilidade da Sercefor promover ações que visem a revitalização do patrimônio histórico e executar todas as atividades afins determinadas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Sobre o Secretário
Ricardo Sales é economista e empresário do setor de panificação. Secretário-executivo da Regional do Centro desde o início da atual gestão municipal, foi presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação do Ceará (Sindpan) e Vice-Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP). Atual diretor financeiro do Centro Industrial do Ceará (CIC), é também conselheiro regional do SESI e ex-conselheiro do SENAI. Com atuação na política partidária, foi candidato a suplente de Senador em 2010, na chapa de Alexandre Pereira, e atualmente é Vice-Presidente do PPS no Ceará.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

MUDA DE IDADE HOJE...

Parabenizo hoje o Vereador de Nova Russas Kapita, pela passagem do seu aniversário. Mesmo não tendo muita proximidade com o nobre parlamentar de Nova Russas, aprecio seu espírito público de servir a seu povo, e admiro sua abdicação diante de causas nobres em que a Prefeitura equivocadamente não resolve.
Desejo ao aniversariante tudo de bom, e que o DEUS todo poderoso derrame sobre sua vida bênçãos sem medidas.

Parabéns...

O SAAE DE NOVA RUSSAS VENDE ÁGUA E ENTREGA LAMA



População de Nova Russas paga caro para consumir lama podre, o caso da água de Nova Russas deixou de ser um caso de saúde pública para se tornar um caso de polícia, é lamentável o que está acontecendo nessa cidade, o povo tendo que consumir lama podre, porque aquilo que chega às casas não se pode chamar de água, por mais boa vontade que se tenha. É inaceitável que um gestor público assista inerte um fato como esse, sem fazer nada para solucionar tal problema. O SAAE foi loteado como parte de um acordo político entre o vice e o prefeito, sendo totalmente desvirtuado de seu objetivo que é fornecer água potável a população de nossa cidade, hoje atende os interesses particulares do vice – prefeito e seu grupo, se é que posso chamar de grupo para não chamar outra coisa.
Estive uma semana em Nova Russas e pude constatar o que essa população está sofrendo com a qualidade da água que está sendo vendida a população, nada do que lhe falarem por mais realista que seja os fatos não se aproxima da realidade vivida por esse povo. È preciso ser muito insensato para não se envolver com uma situação dessas, independente de posição política, o que está sendo vivido pela população é caso de polícia, quando você abre a torneira parece que está na boca de um esgoto, tão grande é catinga, seu corpo após o banho é como se você tivesse mergulhado em uma poça de lama que seca sobre sua pele. Vários poços foram cavados pelo o governo do estado  ficando o município responsável pelo restante para colocar para funcionar, pois por mais estranho que seja esses poços ainda não estão funcionando porque o SAAE e município não fizeram sua parte. Vamos rogar a Deus para que não ocorra uma catástrofe, epidemia na população porque a água que chega as casas é totalmente imprópria para o consumo humano, podendo levar a morte de inúmeras pessoas, principalmente idosos e crianças que são os mais indefesos. Não venham dizer depois que não foram alertados, porque as consequências e as responsabilidades serão cobradas com todo rigor, negligenciar em situações como essa é crime, os gestores serão responsabilizados, tanto os dirigentes diretos do órgão responsável como o gestor maior responde da mesma forma. Como é que em vez diminuir o valor cobrado pela má qualidade serviço prestado a população? está é aumentando de forma exorbitante levando mais ônus a população já tão sacrificada, diante de tantos desmandos,  e o Sr Prefeito não tem pulso para resolver um caso como esse preferindo fazer de conta que nada está acontecendo.
 
Diante da inércia do Ministério público local que tem o papel de fiscalizar, investigar e apurar esses fatos que causa grande prejuízo para a população, e até o momento não o fez, vamos nos unir convocar a imprensa de um modo geral, local, estadual e nacional, provocar o Conselho Nacional de Justiça-CNJ, para que exija providência junto ao Ministério Público, em quanto é tempo para que não tenhamos que fazer quando a coisa já tenha tomado proporções incontroláveis. Vamos usar o poder que tem as redes sociais para sensibilizar as autoridades tomarem providências em quanto é tempo. VAMOS A LUTA.

sábado, 25 de janeiro de 2014

ZÉ ALBERTO ASSUME O COMANDO DO PSB EM NOVA RUSSAS E CONCEDE ENTREVISTA A VOZ ATIVA...


O amigo e empresário José Alberto Paiva, assume o comando municipal do PSB - 40. Polido, inteligente e prudente nas suas ações, Zé Alberto já pleiteou a Prefeitura de Nova Russas em 2004, e na época se colocava como uma terceira via para o município. Dois anos depois Zé Alberto apoiou o candidato a Deputado Chico Rodrigues, que na época tirou maioria dos votos em 2006. Em 2008 ajudou a eleger Marcos Alberto.
Zé Alberto concedeu entrevista hoje ao Radialista Rogério Palhano, da Voz Ativa comunicação, como segue link abaixo com a entrevista na integra:
http://www.vozativanoticias.com.br/?p=3482

CHARGE DO DIA...


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

CHICO ROSA É NOMEADO PARA GRUPO DE GESTORES QUE DISCUTIRÃO AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NO ESTADO DO CEARÁ...

O Agrônomo Novarussense, Francisco das Chagas Rosas, popularmente conhecido como Chico Rosa,  foi nomeado no Diário Oficial do dia 16 de Janeiro, como membro do Grupo de Gestores Interistitucional para implementação do Plano Estadual de Mitigação e Adaptação as mudanças na Agricultura para a consolidação de uma economia de baixa emissão de carbono no Estado do Ceará. Chico defende junto a vários órgãos institucionais, inclusive a Adagri, o Projeto Poupança Verde, que dentre outros benefícios tem grande apego na preservação do meio ambiente. 
O Projeto Poupança verde foi na verdade o grande trampolim para indicação de Chico Rosa que compõe esse grupo de experts na melhoria do nosso clima. A discussão é pertinente, e visa planejar estadualmente falando melhores dias para gerações atuais e futuras. O grupo de gestores terão como atribuições o acompanhamento, monitoração e avaliação do Plano ABC-CE; Definição dos municípios e ações prioritárias do Plano ABC-CE; Apresentação aos orgãos fiscalizadores na esfera ambiental denuncias sobre devastações, tipo queimadas irregulares, e ainda cobrar e acompanhar providências imediatas, dentre outras...
Além de Chico Rosa, outro Novarussense também compõe o grupo, trata-se do também Agrônomo Francisco Antonio Rosa, que representa a Associação Internacional do Lions Clubes  - Distrito LA-4. 

O grupo para discutir e planejar ações que evitem num futuro um meio ambiente mais desgastado, é de grande valia, e ficamos felizes pela participação de dois Agrônomos Novarussenses neste plantel. 
 

MUDA DE IDADE HOJE...

Parabenizo hoje ao amigo Areton Sousa... Desejo-lhe muitas felicidades, e que o DEUS todo poderoso derrame sobre sua vida e de sua família bênçãos sem medidas.

PARABÉNS!!!

APELO - SALVEMOS O RIO CURTUME!!!



Fonte: Google
Patrimônios do município de Nova Russas, e que causa um sentimento nostálgico em muitos filhos desta terra, o Rio Curtume, que hoje poderia notoriamente se chamar de Esgoto do Curtume, tendo em vista os maus cuidados para com este. De uma ponta a outra, podemos notar grandes quantidades de dejetos e detritos jogados no Rio, e que transformam a paisagem que deveria de fato ser o cartão postal de Nova Russas, em um cenário cada vez mais ignorado pelo Poder Público.
Narramos abaixo rascunhos de um apelo feito pela saudosa Dona Zilmar Mendes Martins, que naquela época já ecoava seu grito futurístico aos que competem, para salvar o Rio Curtume. No trecho abaixo, Dona Zilmar, que tanto colaborou para o desenvolvimento de Nova Russas expressa sua insatisfação e preocupação com a preservação do Rio Curtume.
Fonte: Facebook
A Prefeitura de Nova Russas tem em seu organograma uma secretaria somente para cuidar do nosso meio ambiente, do ecossistema envolvido no município, e principalmente da preservação do Rio Curtume. Se existe a Secretaria de Meio Ambiente, e claro outros orgõs correlatos, solicitamos desses que busquem preservar este patrimônio do povo de Nova Russas. Pedimos aos gestores que busquem melhorias e desenvolver medidas criativas para melhorar a vida deste rio. Peço que arborizem o curso do rio, que busquem iniciativas com outras esferas de poderes para melhor dar destino ao Rio Curtume...
Pedimos também a retirada da feira livre de cima da ponte que corta o rio, e uma fiscalizaçõ mais incisiva no sentido de coibir a sujeira desordenada que fica após a feira no Rio Curtume. Vivenciamos um período de estiagem, e sem chuvas, as águas do Rio Curtume são escassas, mais podemos ter uma melhor preparação para caso chova voltemos a ter aquela bela paisagem, onde nostalgicamente nossa memória jamais esquecerá.

LUGAR DO ANTIGO SALÃO PAROQUIAL DE NOVA RUSSAS...


domingo, 19 de janeiro de 2014

ASPECTOS PRÁTICOS PARA FILIAÇÃO EM NOVO PARTIDO...



Estando em Nova Russas este fim de semana pude constatar algumas dúvidas que teimam em permear o meio político local, isso referente ao ingresso de alguns políticos em um novo partido no Outubro passado
A primeira indagação que surge se refere à suposta “desfiliação automática”, em caso de declaração de apoio à criação de novo partido ou subscrição como fundador dessa nova agremiação.
A jurisprudência do TSE sempre consignou a inexistência de incompatibilidade entre uma filiação partidária e a assinatura em registro de criação de novo partido. A filiação ao segundo partido somente pode ocorrer após o registro do seu estatuto no TSE.
Assim já decidiu o TSE:
“(...) o registro de um novo partido no Cartório de Registro Civil não implica a desfiliação automática dos fundadores dessa nova agremiação, que continuam vinculados a seus partidos de origem, até que se efetive o registro do estatuto do novo partido no TSE. A filiação partidária, pois, inicia-se com a chancela da Justiça Eleitoral, quando o novo partido estiver definitivamente constituído.” (Pet 3.019/DF, Rel. Min. Aldir Passarinho Junior, DJe de 13.9.2010)

Em 02 de junho de 2011, o Tribunal Superior Eleitoral respondeu a Consulta 755-35 DF, esclarecendo detalhadamente o tema:
“A adesão inicial de eleitores à criação de partidos políticos não só é permitida como necessária à formação do partido. No entanto, ela se dá apenas com os fundadores – subscritores do requerimento do registro do partido no Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Capital Federal – e apoiadores – eleitorado em geral.
A filiação partidária ocorre após o registro do estatuto no TSE e deve ser formalizada pelo interessado junto ao partido, independentemente de manifestação anterior, haja vista que a filiação não pode ser presumida, por constituir ato de vontade.
Com efeito, o ato de filiação partidária é ato processual eleitoral formal e depende de manifestação expressa. Além disso, a lei prevê – para aqueles que pretendem ser candidatos – um tempo certo para o seu requerimento.
Assim, qualquer ato de subscrição antes do registro do estatuto pelo TSE não pode ser considerado como filiação partidária.
Ademais, não há filiação partidária por presunção ou interpretação analógica. A respeito, confira-se os artigos 16 a 18 da Lei 9.096/95.”

Outra questão prática que necessitava de regulamentação dizia respeito à fixação de um prazo razoável para ingresso de adeptos ao novo partido, resguardado o exercício do cargo eletivo daqueles que migraram de agremiação.
Invocando uma interpretação analógica com o artigo 9º, § 4º da lei 9.096/95, o TSE na referida Consulta 755-35 estabeleceu que, para se reconhecer a justa causa, o prazo razoável para filiação à nova legenda é de 30 dias após o registro no TSE:
“Para o reconhecimento da justa causa para desfiliação partidária, deve haver um prazo razoável entre o fato e o pedido de reconhecimento, de modo a evitar um quadro de insegurança jurídica, por meio do qual se chancelaria a troca de partido a qualquer tempo.
Nesse sentido:
RECURSO ORDINÁRIO. FIDELIDADE PARTIDÁRIA. INEXISTÊNCIA DE JUSTA CAUSA. FATO OCORRIDO HÁ MAIS DE DEZ MESES. RECURSO PROVIDO.
1. Para o reconhecimento das hipóteses previstas na Resolução 22.610/2006-TSE deve haver um prazo razoável entre o fato e o pedido de reconhecimento da justa causa. (...)
3. Recurso provido. (RO 2352/BA, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, DJe de 18/11/2009).
Desse modo, para aqueles que contribuíram para a criação do novo partido, é razoável aplicar analógicamente o prazo de 30 dias, previsto no art. 9º, § 4º, da Lei 9.096/95, a contar da data do registro do estatuto pelo TSE.
Assim, o prazo razoável para a filiação no novo partido é de 30 dias contados do registro do estatuto partidário pelo TSE.”

Lembre-se que para se desfiliar do antigo partido político o candidato deverá comunicar ao partido político e ao Juízo da Zona Eleitoral, sob pena de caracterizar a dupla filiação, com o cancelamento de ambas anotações.

Esperamos ter esclarecido a questão da JANELA ELEITORAL que se abre da criação do novo partido, e o prazo para filiação de políticos detentores de mandatos. Pois senão, teríamos uma insegurança jurídica sem precedentes. E caso eu mesmo quisesse por exemplo ser candidato a Deputado Estadual pelo PROS por exemplo, só bastaria o aval do presidente da agremiação, e pronto, já era candidato, haja vista que a lista só seria submetida em Abril.