segunda-feira, 29 de junho de 2015

ENTREVISTA DESSA SEGUNDA COM O EX-PREFEITO CHICO ROSA...


Francisco das Chagas Rosa, Chico Rosa, é Agrônomo de profissão e foi Prefeito de Nova Russas, onde teve como marca o "Social". Chico é político experiente e além do seu tempo, além do que tem forte influência até hoje na política local. 

Iremos publicar abaixo uma breve entrevista com o Chico Rosa, onde falaremos de sua gestão quando Prefeito, do cenário político local atual, de partidos políticos, da sua avaliação da atual gestão e de planos para o futuro. Na degravação iremos nomenclaturar de BJ (Blog do Jesus), para facilitar o entendimento. Vamos as perguntas:

BJ - De onde veio sua vocação política e como começou a história política do Chico Rosa???

Chico Rosa - Eu sempre tive uma vocação política, não sei se foi influência de meu Pai, pois quando meu Pai foi Prefeito eu era criança tinha 13 anos de idade, e eu tinha sempre uma sociabilidade no meio onde vivia, inclusive no meu colégio eu fui Prefeito da minha classe, onde no colégio onde tinha o Presidente, o Governador, e cada classe tinha o Prefeito, então eu fui eleito Prefeito da minha classe, com 13 14 anos de idade, onde naquela época eu fiz o meu sucessor, um colega. E foi essa sociabilidade e vocação política que nunca me desliguei da minha terra, onde me formei e vim trabalhar aqui na minha terra. Então eu como jovem, que tinha um espirito desenvolvimentista e com a época das mudanças que estava começando a acontecer no Estado do Ceará, eu tinha aquele perfil, como jovem recém formado, que trabalhava com as classes rurais, produtores rurais, projetos do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, me deu aquela integração. Como filho da terra, bom ciclo de amizade, aconteceu a coisa natural. Eu fui candidato a Prefeito, graças a Deus ganhei, e fiz uma administração que a história registrou.

BJ - Qual foi o maior legado do Governo Chico Rosa???

Chico Rosa - O maior legado que acho que deixei, que consegui deixar, e que trabalhei, e trabalhei pela intenção e por um projeto, como houve uma identificação. Eu fui um prefeito que deixei como legado um trabalho na administração dirigida para os mais humildes, com muitos projetos sociais. Fiz obras, fiz obras estruturais como de energia, açudes, poços, mas o legado que ficou foi a administração voltada para o social, com os programas sociais.

BJ- O Social naquela época já se fazia pelo Prefeito Chico Rosa, e hoje foi comprovado pela ampliação desse Social na esfera federal que era possível ser feito. Por que em Nova Russas hoje não é priorizado da forma como foi na sua época o Social???

Chico Rosa - São prioridades de gestão, são também resultados de planejamento e vocação. Então quando nós fizemos, começamos o trabalho em política, tenho que dizer que não foi só eu, nós eramos um sistema, que fizemos o sucessor, o sucessor do sucessor, tanto eu como o Acácio quando trabalhávamos em conjunto, nós tínhamos essa vocação com o legado social, com o planejamento que priorizávamos o social, pois recursos sempre existiram, recursos sempre existirão, recursos sempre faltam e recursos sempre faltarão numa administração pública, então é questão de prioridade.

BJ - Chico Rosa é a cara do PSDB. Na última sexta foi empossado a nova Executiva do PSDB Cearense, comandada pelo Ex-Senador Luiz Pontes, que tem como slogan refundar o partido no Ceará, e principalmente no interior do estado. O Chico Rosa participará dessa nova fase do PSDB???

Chico Rosa - Acho que não só na política como na vida, agente tem que entender, como diz um pensador americano, que me falha a memória o nome dele, onde ele diz que o analfabeto do seculo passado era quela pessoa que não sabia ler, e o analfabeto do terceiro milênio é aquela pessoa que não sabe desaprender e aprender depois. Então eu prefiro me enquadrar naquela pessoa que procura saber desaprender e reaprender. Dentro dessa ótica eu acho que cabe fundar e refundar uma agremiação partidária, que agente saber refundar é saber que existe novos desafios, que os tempos são outros, que o mundo tá globalizado, os meios de comunicação são outros, são mais velozes, a informação é ao alcance de todos, então tudo tem que ser planejado.

BJ - Na sua última eleição disputada, em 2008, você acha que a sua eleição foi determinante para o resultado da eleição???

Chico Rosa - A história vai provar,como tem provado sistematicamente, apenas os beneficiados da vitória que não querem reconhecer, mas na minha ótica, nos meus estudos ao nível de informação que tinha e a tomada de decisão que tomei, foi o decidiu a eleição.

BJ - Ararendá e Ipaporanga eram distritos de Nova Russas. A Ipueiras, o Tamboril e a Catunda são circunvizinhas que avançaram no desenvolvimento. Por que Nova Russas ficou para trás nessa ciranda de desenvolvimento, onde se encontra cercada de cidades vizinhas e até mesmo ex-distritos que visivelmente se desenvolvem mais do que Nova Russas... Onde está o erro??? O que precisa ser feito???

Chico Rosa - É simples a resposta, independente das pessoas, mas é o sistema e o tempo histórico que estamos vivendo. Aqui nos tivemos épocas em Nova Russas, teve a época do Zé Maria Mourão que foi grande liderança política. Depois passou para a época Chico Rosa e Acácio que conseguiu desenvolver Nova Russas diga-se de passagem, que embora tenha tido problema de ordem política com o Ex-Prefeito Acácio. Mas no período Chico Rosa Acácio foi um período em que Nova Russas se desenvolveu. Depois desse período, como é comum acontecer, em que acaba um período pra começar outro existe uma transição, agora quando as transições demoram a se organizar e acontece esse vácuo e esse atraso, e quem tá por perto cresce mais. Então é uma transição demorada, não se consolidaram ainda as novas lideranças e os novos sistemas.

BJ - Saúde de Nova Russas é o grande gargalo da gestão pública. O Chico Rosa gestor hoje, o que deveria ser feito pra amenizar e melhorar o serviço de saúde???

Chico Rosa - Solução de Nova Russas, não é a solução de resolver os problemas da saúde, pois ela é grave aqui, nos Estados Unidos, na Europa, em qualquer lugar. Como é que agente consegue fazer uma administração que na saúde se aconteça menos problema, tem uma solução é com o Prefeito, o Gestor Municipal, ele pessoalmente dedicar uma atenção toda especial. Não é ele ir fazer o papel do Secretário, não é ele ir fazer o papel do profissional do médico ou do profissional da saúde. Se o Prefeito dedicar uma atenção especial, ele mesmo vendo aquela coordenação mais direta, identificando os problemas ele chegará as soluções mais rapidamente.

BJ - Com relação a atual gestão de Nova Russas. Como é que o Chico Rosa na condição de morador, de vivenciador da pedra, avalia esses quase três anos dessa gestão ai posta???

Chico Rosa - A minha maneira de avaliar a administração do atual Prefeito, nesses dois e meio, já quase três anos, é da seguinte forma, e avalio com uma certa base porque além da experiência que tive na carreira política, eu também moro eu vivo aqui em Nova Russas. O que que ocorre, acho ue o atual Prefeito quando foi eleito, tinha a oportunidade de juntar toda a população, a classe política a fazer uma grande arrancada para o desenvolvimento de Nova Russas, ele com sua equipe tiveram a opção de guardar dentro de si não, e não ampliar e não haver uma amplitude de todas as classes, se isolou um pouco, foi um erro estratégico. Mas teve as suas virtudes, foi trabalhando, regularizou a folha de pagamento, procurou dar uma certa visão de ética, embora ao longo da coisa tenha aparecido alguns tipos de problema, mas o que foi que foi acontecendo, depois deu um salto no escuro, foi na eleição de Governador, onde deixou seu partido pra votar num outro candidato. Mas esse salto no escuro ele teve muita sorte, onde votou no Governador que ganhou. Então eu vejo o seguinte, mas uma vez a administração está em cheque, por que se o Governador Camilo tem demonstrado perante a sociedade Cearense que é pessoa de boa índole, se ele reconhecer o que o Prefeito de Nova Russas fez por ele, então ele manda agora grandes obras, grandes programas para desenvolver Nova Russas. Então dessa forma pode-se alavancar a administração do atual Prefeito, Mas se o Governo não fizer isso, ficar só com as possibilidades e as estratégias que foram montadas até hoje pela equipe atual, eu não vejo como se ter sucesso.

Considerações finais do Chico Rosa:

Jesus, eu lhe agradeço o convite. O seu Blog é muito acessado, inclusive eu dou o testemunho que eu sou um dos acessadores do seu blog, gosto do nível do seu blog, que informa, faz uma imprensa ética, informativa mesmo, tá certo. Gostaria de agradecer e me coloco sempre a disposição, quando se quiser qualquer informação, estarei sempre a disposição.

OBS: Entrevista gravada no dia 26/06/2015.



LOGO MAIS... ENTREVISTA COM O EX-PREFEITO CHICO ROSA...



NÃO PERCA..

CURTAS...

... A novela mexicana que virou a Comissão Provisória ado PMDB de Nova Russas a cada dia ganha novos concorrentes... Eunício estaria mesmo disposto a deixar o partido com um Ferreira Gomes enrustido e arrependido???

... Prefeito de Nova Russas disse e redisse que irá construir um novo hospital para Nova Russas... Que saia do papel e se comece a cavar pelo menos o alicerce...

... O prolongado recesso da Câmara de Nova Russas marca metade do atual mandato da atual Presidente... Até agora nem o site da Câmara foi atualizado... Sinceramente!!!

... Ex-Deputado filho de Nova Russas cerca classe política com cara de candidatura...

... Água e óleo anda longe de se misturar...

... Procap pode reacender denuncia de Bilê, e seguir orientação do Desembarcador Abelardo...

... Alguém sabe dizer se a Secretária de Saúde vai nessa quarta relatar como ela pegou a Secretaria, ou na contagem dela não passou 90 dias de Fevereiro pra cá???


DRA JULIANA ROLIM FALA SOBRE ARRITMIAS CARDÍACAS

Mas o que é uma arritmia cardíaca? 
Arritmias cardíaca são alterações do ritmo normal do coração, produzindo freqüências cardíacas rápidas (taquicardias ), lentas (bradicardias) e/ou irregulares. Também é conhecida como disritmia ou ritmo cardíaco irregular. Entretando é importante saber que nem toda frequência cardíaca elevada ou reduzida quer dizer que você está tendo uma arritmia. 
Qual a gravidade?
Quando não diagnosticada e tratada corretamente, a arritmia cardíaca pode provocar parada cardíaca, doenças no coração e a até mesmo morte súbita. Por isso é sempre importante procurar um médico para diagnosticar o problema e sua gravidade, pois  muitas arritmias podem ser benignas (a maioria), mas também outras podem apresentar alta malignidade. Algumas podem causar falta de ar, dor no peito, desmaios e até morte súbita. Normalmente, as arritmias cardíacas que ocorrem em quem já apresenta problemas cardíacos, como infarto, cirurgias prévias, insuficiência cardíaca, são de maior risco aos pacientes.
Quais os sintomas?
Os sintomas mais comuns são palpitações ou “batedeiras”, desmaios e até tonturas. A pessoa pode apresentar também confusão mental, fraqueza, pressão baixa e dor no peito. Mas, muitas vezes, as arritmias cardíacas podem não causar nenhum sintoma, sendo uma doença silenciosa. Em casos graves, pode ocorrer parada cardíaca, que pode levar à morte súbita.
 Dra., estou sentindo uns "sopapos" no meu peito! 
Essa é uma queixa muito comum no consultório do cardiologista. Na grande maioria dos casos trata-se de extra-sístoles cardíacas (batimentos extra, anormais), que geralmente são benignos mas que devem ser investigados. Stress e alimentação com muitos alimentos estimulantes como café, refrigerantes a base de cola e álcool são os principais motivos de aparecimento desse tipo de arritmia. Muitas vezes apenas a eliminação desses fatores já alivia os sintomas. 
 Quais são os tipos de arritmia?
As arritmias são de 2 tipos, de acordo com a freqüência: 

1) Taquicardias: nesses casos a freqüência cardíaca é maior que 100 batimentos por minuto. Podem ser decorrentes de ansiedade, medicações ou exercício. A freqüência cardíaca é considerada anormal quando ocorre um aumento súbito, desproporcional ao esforço realizado, e podem ocorrer em diversas circunstâncias (repouso, sono, atividades diárias ou exercício). 

2) Bradicardias: Aqui a freqüência cardíaca é menor que 60 batimentos por minuto, podendo ser normal durante o repouso, pelo uso de medicações ou em atletas.
Quais as causas de Arritmias?
Uma arritmia pode surgir quando há alterações nos sinais elétricos que comandam nosso coração (há uma verdadeira rede de "fios elétricos"no coração). Esses sinais elétricos podem sofrer atrasos, bloqueios e até nascer em outros locais fora do normal, alterando o batimento cardíaco.
Uma das principais causas de arritmias são stress, fumo, grande ingestão de álcool, exercício físico extenuante, uso de certas drogas (como cocaína e anfetaminas), uso de alguns medicamentos, e muita cafeína. Um ataque cardíaco, ou outras condições que danificam o sistema elétrico do coração, também podem causar arritmia, tais como pressão alta, doença isquêmica do coração, insuficiência cardíaca, doenças da tireóide e doenças das válvulas cardíacas.  Em algumas arritmias, como a síndrome Wolff-Parkinson-White, o defeito está presente desde o nascimento (congênito). Algumas vezes a causa de uma arritmia não pode ser encontrada.
Como é o tratamento?
Para tratar as arritmias cardíacas é preciso inicialmente observar e melhorar hábitos de vida e torná-los saudáveis, através de uma alimentação balanceada, rica em legumes, frutas e verduras, não ingerir ou não exceder no consumo de bebidas alcoólicas e energéticos, não fumar, praticar atividades físicas, dar atenção à saúde emocional. Alguns tipos de arritmias necessitam de medicação, e em casos especiais é necessário procedimentos de ablação (queimar o foco da arritmia), implantes de marcapassos e até de desfibrilador interno (para tratar arritmias graves e impedir a morte súbita). Em caso de suspeita  deve consultar-se com um cardiologista para a realização de exames diagnósticos.


domingo, 28 de junho de 2015

DO FACEBOOK...

DEPUTADO FEDERAL MOSES RODRIGUES CRIA APLICATIVO E SE APROXIMA AINDA MAIS DA POPULAÇÃO.

O Deputado Federal Moses Rodrigues (PPS-CE) cria aplicativo para celulares e tabletes, onde o mesmo abre canal direto de comunicação com a população Cearense. Para baixar o aplicativo basta digitar "Deputado Moses" no playstore ou outros dispositivos de busca de aplicativos, e instalar no seu celular.
No Aplicativo terá a biografia do Deputado, sua trajetória, seus projetos e atuação parlamentar, além de ter um canal direto com o povo, onde o mesmo recebe e responde a população.

DOMINGOS NETO SERÁ O PRESIDENTE ESTADUAL DO PL NO CEARÁ.

O deputado federal Domingos Neto (PROS) será o presidente do PL no Ceará. Sua mãe, Patrícia Aguiar, prefeita do Município de Tauá, é a presidente estadual do PSD. Ambos dizem continuar ligados e fazendo política com o ex-governador Cid Gomes (PROS), no momento, embora sem necessariamente estar dependendo de filiação partidária, posto não ser candidato a nada em 2016, está buscando um abrigo partidário para os seus companheiros de partido interessados na disputa de mandatos no pleito municipal do próximo ano, portanto com pressa de encontrarem uma legenda nos próximos e impreteríveis 90 dias, para atenderem ao determinado pela lei.

Embora Patrícia esteja aglutinando forças políticas para dar musculatura ao PSD na disputa municipal, e Domingos Filho alimente esperanças, como muitos outros, de estar o PL devidamente registrado no TSE a tempo de participar da disputa de 2016, não estão as duas agremiações dentre as cogitadas por Cid e seus amigos, deixando transparecer, obviamente, existir alguma diferença a ser explicada para confirmar a sinalização de todos estarem realmente em um mesmo barco.

O pedido de registro do PL no Tribunal Superior Eleitoral está tramitando normalmente, dependendo apenas da apresentação de 80 mil assinaturas de eleitores brasileiros, dos quais os cearenses esperam contribuir com 10 mil, das mais de 20 mil apresentadas nos cartórios eleitorais deste Estado. O representante do Ministério Público Federal junto ao TSE já emitiu o seu parecer favorável à sua criação.

Incomodado no PROS, e sem muitas opções de albergue para a garantia de legenda no ano vindouro, natural que os cidistas se enfileirassem em uma das duas siglas comandadas pela família Aguiar, do patriarca Domingos Filho, ex-vice-governador de Cid Gomes e hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, um dos prováveis candidatos a governador em 2018, vez que preterido em 2014, também pelo fato de não ter uma legenda.

CAMILO SANTANA COLOCA NOVA RUSSAS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA.

DECRETO Nº31.752, 24 de junho de 2015. DECLARA EM SITUAÇÃO ANORMAL, CARACTERIZADA COMO SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, AS ÁREAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ AFETADAS PELA SECA

DECRETA: Art.1º – Fica declarada a existência de situação anormal provocada por desastre crônico, gradual e previsível, caracterizada como SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, nos Municípios constantes no Anexo Único deste decreto. §1º – Ratificam-se as declarações de situação de emergência estabelecidas nos Decretos Estaduais nº31.717, de 29 de abril de 2015, e nº31.725, de 21 de maio de 2015. §2º – Esta situação de anormalidade é válida para as áreas dos Municípios já homologados pelo Governo do Estado por meio dos Decretos referidos no §1º, assim como os entes constantes no Anexo Único deste Decreto, comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme Formulário de Informações sobre Desastres – FIDE, integrante do processo de declaração de Situação de Emergência dos referidos Municípios. Art.2º – Confirma-se a mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil no âmbito do Estado, para prestar apoio complementar aos Municípios atingidos, mediante articulação com todas as setoriais do Governo Estadual, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC. Art.3º – Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo vigorar pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias. Art.4º – Revogam-se as disposições em contrário.

PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 24 de junho de 2015.

Camilo Sobreira de Santana

GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ

Delci Carlos Teixeira

SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL

ANEXO ÚNICO A QUE SE REFERE O DECRETO Nº31.752, DE 24 DE JUNHO 2015 MUNICÍPIOS:

1. Acopiara 2. Alto Santo 3. Antonina do Norte 4. Aracoiaba 5. Araripe 6. Barreira 7. Barroquinha 8. Bela Cruz 9. Campos Sales 10. Canindé 11. Cariré 12. Carnaubal 13. Cedro 14. Croatá 15. Fortim 16. Graça 17. Guaraciaba do Norte 18. Hidrolândia 19. Icó 20. Independência 21. Itapiúna 22. Jaguaribara 23. Jardim 24. Jati 25. Jucás 26. Madalena 27. Meruoca 28. Milagres 29. Missão Velha 30. Morada Nova 31. Mucambo 32. Nova Russas 33. Ocara 34. Pacujá 35. Palhano 36. Paramoti 37. Pindoretama 38. Potengi 39. Reriutaba 40. Santana do Acaraú 41. São Benedito 42. Senador Pompeu 43. Tarrafas 44. Varjota *** *** ***

NASCE UMA NOVA LIDERANÇA EM IPUEIRAS...

Na verdade o jovem Advogado George Ponte, é além de um amigo de longas datas, um competente profissional que pauta sua vida nos pilares do respeito, do conhecimento e do trabalho. George deverá encabeçar a oposição na cidade de Ipueiras, nossa vizinha a Nova Russas. George vive política desde muito cedo, e apoiado pelo Senador Eunício Oliveira certamente será um fortíssimo nome para disputar a Prefeitura de Ipueiras ano que vem.

O ENCONTRO DO PMDB NO QUIXADA

Estive ontem na cidade de Quixadá, onde aconteceu o Encontro Regional do PMDB. Uma multidão prestigiou o evento, várias autoridades estaduais se fizeram presentes, diretorios de mais de 40 municípios estavam em Quixadá. Na oportunidade ouve por parte do Dep Federal Mauro Benevides, um relato com propósito de homenagear o recém falecido lider Pmdebista Paes de Andrade, que na verdade foi uma aula de história para quem estava presente.
Eunicio Oliveira, fez um discurso inflamado e revoltado com a mentirada pregada para ganhar as últimas eleições. O Senador Cearense afirmou que sabia da não vinda da Refinaria para o Ceará, mas disse que se sentia incomodado em ver seus opositores usando o equipamento da Petrobras para ludibriar os eleitores, e que não tinha como se manifestar.
Na oportunidade dialogamos com vários parlamentares presentes, detre eles o atuante Audic Mota, Deputado Estadual pelo PMDB, que vem sendo destaque na Assembléia, e que engrossa a oposição ao Governo Petista de Camilo Santana. Na foto abaixo está da esquerda para a direita o Vereador e Ex-Candidato da UVC Herbelh Mota, o Ex Chefe da casa Civil do Gov da Piaui Valdenor Pinheiro e o Deputado Estadual Audic Mota.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

DE HOJE...

PREFEITO DE JUAZEIRO DO NORTE É AFASTADO PELA JUSTIÇA...

O juiz de Direito Gucio Carvalho Coelho, respondendo pela 1ª Vara Cível de Juazeiro do Norte deferiu a Ação de Improbidade Administrativa nº 103250-40.2015, proposta no dia 11 de junho de 2015 pelo Ministério Público, determinando, dentre outras coisas, o afastamento do prefeito Raimundo Macedo por 180 dias e a ampliação da indisponibilidade dos bens dele para mais de R$ 3 milhões de reais. A Ação Civil Pública foi ajuizada pelos promotores de Justiça Breno Rangel Nunes da Costa e José Silderlandio do Nascimento. Mais informações em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (dia 22), às 16h, na sede do Ministério Público Estadual de Juazeiro do Norte, na rua Catulo da Paixão Cearense, nº 135 - Triângulo.
 Os representantes do Ministério Público instauraram o Inquérito Civil Público nº 17/2015 em 22 de abril de 2015 para apurar supostas irregularidades advindas de uma desapropriação realizada pelo Município de Juazeiro do Norte em relação a imóvel da empresa AC IMÓVEIS, bem como a realização de permuta de imóvel do Município com imóvel da mesma empresa. Após a efetivação das diligências, foram devidamente ratificadas as irregularidades, o que levou ao ajuizamento da referida Ação Civil Pública.
 Durante a tramitação do referido inquérito civil público, foi constatada a existência de diversas irregularidades, razão pela qual levou o Ministério Público a ajuizar Ação Cautelar nº 101022-92.2015.8.06.0112/0 em 05 de maio de 2015, na qual o juiz de Direito José Acelino Jácome de Carvalho, da 1ª Vara Cível, determinou o bloqueio de R$ 2.200.000,00 do prefeito municipal Raimundo Antônio de Macedo, da empresa AC IMÓVEIS e do médico Marnewton Tadeu Pinheiro de Oliveira, além de ser determinada a quebra de sigilo bancário e fiscal dos promovidos e a busca e apreensão de documentos.

Fonte: http://www.mpce.mp.br/servicos/asscom/destaques.asp?cd=3880

AFINAL, ESTARIA A MÁQUINA DA PREFEITURA AUXILIANDO A COLETA DE LIXO JÁ TERCEIRIZADA???

CUIDADO COM O CORAÇÃO COM A DRA JULIANA ROLIM

Iremos publicar semanalmente artigos referentes a prevenção de doenças cardíacas, e contaremos com a Dr Juliana Rolim, que além de amiga é profissional das mais gabaritadas no assunto. Dra Juliana muito solicitamente nos enviará artigos que ajudarão a propagar o combate aos males do coração. Segue abaixo um breve curriculum da Dra Juliana Rolim:

Médica cardiologista, formada em julho de 1997 na Universidade Federal do Ceará e em março de 98 iniciou residência em clínica médica realizada no Hospital César Cals, aqui em Fortaleza.  Em março de 2000 iniciou residência de Cardiologia no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Stuart Gomes. Quando concluiu residência de cardiologia foi então convidada a fazer parte do quadro de médicos da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca do Hospital de Messejana. Quando passou a trabalhar nesse setor, começando a acompanhar o transplante de número 40. Hoje o centro está com mais de 320 transplantes realizados. Em setembro de 2002, tornou-se Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.  A equipe da qual a Dra Juliana participa tem sido pioneiro no Brasil também na área de coração artificial (suporte circulatório mecânico). Já foram mais de 24 implantes de coração artificial. Palavras da Dra Juliana Rolim: " Espero um dia não ver mais nenhum paciente morrer esperando por um transplante cardíaco e que possamos tornar nossos resultados  cada vez melhores".

TEXTO PARA REFLEXÃO

Aproveitando esta manhã chuvosa desse domingo, me arrisquei a fuçar alguns conteúdos de redes sociais de assuntos ligados a minha cidade Nova Russas, me deparei com várias fotos do prefeito posando ao lado do Governador e dos candidatos que ele votou para deputado estadual e federal na ultima eleição e mais alguns cupinchas e puxa sacos que não são poucos. Gostaria a penas de alertar nossa população de que isso não passa de uma promoção pessoal barata, que nada de retorno traz efetivamente para nossa cidade, é só nos lembrarmos que antes da eleição o governador que deixou o cargo, que durante seus oito anos de mandato se quer havia botado os pés na cidade, mas na véspera da eleição veio três vezes para ludibriar o povo com promessas de resolver o problema da água construindo um adutora que custou cerca de oitenta milhões de reais aos cofres públicos, e levou os votos para seus candidatos, não nos esqueçamos que o problema d'água continua e esse ano será bem pior do que o ano passado.
Nova Russas é gerida por uma administração sem rumo, sem projeto, a carência na cidade permeia por todos os setores, haja vista a situação do hospital rodoviária que é o único da cidade, onde serve a penas para estacionar ambulância, os relatos das pessoas que se dirigem ao hospital são os piores possíveis, péssimo atendimento, falta de medicamentos e de médicos especialistas em várias áreas, pessoas internadas que se obrigam comprar remédios sem poder para não verem seus parentes morem sem atendimento. A cidade se encontra a bastante tempo com surto de dengue e viroses causados pela sujeira nas ruas e rios que cortam a cidade. Equipamentos do PAC doados pelo governo federal que podiam esta fazendo esse trabalho de limpeza, estão servido apenas para atender os correligionários políticos e apadrinhados da administração, já foram feitas várias denúncias a respeito mas para piorar cada vez mais a situação Nova Russas não tem se quer um Promotor efetivo no município, ficando a população sem ter aquém recorrer, em outros municípios do estado do ceará prefeitos foram afastado e sofreram processo por casos idênticos. Essa é a verdadeira situação de nossa cidade. Após quase três anos de administração o prefeito vai as rádios e para justificar sua incompetência ainda coloca a culpa em outra administração da qual ele fez parte durante oito anos onde seu irmão era vice-prefeito e se locupletava juntamente com muitos familiares. Essa história de colocar a culpa nos anteriores depois de tanto tempo já passado tanto tempo não cola mais a população não é burra para acreditar nesse tipo de coisa.
 Continuando minha bisbilhotice na rede me deparo com postagem do professor historiador com especialização no Paraguai como ele gosta de se apresentar, (“ não que eu tenha nada contra quem lá estudou e coloca em prática o que aprendeu”), que por sinal deve ter adquirido uma grande bagagem de como permanecer no poder a qualquer custo e não perder as benesses, e que nos últimos vinte cinco anos fez parte de todas as administrações que por Nova Russas passaram, e para não fugir a regra, na atual é comissionado e conselheiro, e que a única ideologia que coloca em prática é da barriga combinada pelo puxa-saquismo. O ilustre professor que talvez muitos de sua classe não o reconheça como membro, porque não temos conhecimento deste participando de qualquer ato reivindicatório em beneficio da categoria professor ao longo desses anos. A que ponto a incoerência do ser humano pode chegar, esse rapaz divulga e propaga matéria relacionada a ação impetrada pelo prefeito contra a vereadora Karla, de matéria que se encontra em grau de recurso tanto na justiça como no TCM, portanto descabível no momento, apenas com intuito de calar aqueles que lhe fazem oposição, mas não surtirá efeito algum, como vereadora irá continuar com seu papel de fiscalizar e denunciar o que estiver errado, pois só existe um compromisso que é com o eleitor que a elegeu, não tendo rabo preso com nenhuma administração presente ou passada, enfrenta de forma tranquila e de cabeça erguida todos esses fatos que tentam lhe imputar porque não tem nada a temer, seu sigilo bancário e fiscal se encontra a disposição para mostrar que em nenhum momento teve qualquer locupletação com o dinheiro público nos cargos que ocupou.Já com relação ao eminente professor não se pode dizer o mesmo, porque quando se trata de matéria que envolve o ex-prefeito e hoje Secretário de Esporte do Estado a respeito dos processos que responde, que dica de passagem não são poucos, se alguém tem dúvida acesse o site do Tribunal de Justiça e poderão constatar. Este sai logo com postagens dizendo que é matéria é requentada e é culpa dos adversários políticos. Nesse caso tem que defender a qualquer custo pois está em jogo a sua sobrevivência a barriga, a coerência e o caráter vai pra as cucuias. Mas talvez eu é que não esteja entendendo, pois só está colocando em prática sua especialização no Paraguaio. Seu histórico de locupletação do erário vem de longe, na administração do prefeito Acácio este mantinha um vinculo empregatício com a prefeitura e matinha uma empresa registrada em nome de sua mãe (Nome de fantasia – NEW STILUS), onde recebia pagamento por serviços prestados tanto nas áreas de educação como saúde. Sua atuação não para por aí, na administração Marcos Alberto fez de tudo para se aproximar tanto fez que conseguiu até, participar da administração com cargo comissionado. Mesmo já preparando seu voo para uma nova aventura, e Marcos Alberto já afastado da prefeitura esse ainda conseguia lhe convencer de mandar dinheiro para esse custear despesas no Paraguai durante o período que lá estava, isso foi feito por mais de uma vez. Para que não nos estendamos mais por não valer a pena, queremos apenas mostrar o outro lado de determinadas pessoas que muitos não conhecem. Tirem suas conclusões…

NA GRANDE MÍDIA

quarta-feira, 17 de junho de 2015

MORRE PAES DE ANDRADE E PARTE DA HISTÓRIA DE COMBATE A DITADURA MILITAR...

Filho de Mombaça, Paes de Andrade nasceu em 18 de maio de 1927. Formou-se advogado em 1953 na na Faculdade de Direito do Distrito Federal, mas logo se destacou na vida política. Foi eleito deputado estadual no Ceará pelo PSD em 1950 e reeleito em 1954 e 1958 até 1962. Casou-se com Zilda Maria Martins Rodrigues de Andrade com quem teve quatro filhas.

Eleito pela primeira vez para o cargo de deputado federal em 1963 e reeleito em 1966 pelo MDB, por causa da institucionalização do bipartidarismo. Foi por várias vezes reeleito, sempre representando seu estado natal, o Ceará. Foi presidente da Câmara dos Deputados de fevereiro de 1989 a fevereiro de 1991. É filiado desde 1980 ao PMDB, do qual já foi presidente nacional no ano de 1994.

Foi primeiro secretário da mesa diretora da Câmara dos Deputados no período de 1987 a 1989, quando em fevereiro deste último ano foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, sucedendo a Ulysses Guimarães. Como presidente da Câmara dos Deputados e substituto constitucional do presidente José Sarney, Paes de Andrade assumiu a Presidência da República por 12 vezes durante o ano de 1989. Em uma dessas oportunidades, aproveitou para fazer uma visita presidencial à sua cidade natal, acompanhado de uma expressiva comitiva, sendo acusado de gastos excessivos. Foi por isto apelidado de “Presidente Mombaça”.

Foi embaixador do Brasil em Portugal de 2003 a 2007 e autor de diferentes títulos entre eles A reestruturação agrária do Nordeste, A universidade e o professor e a A greve no ABC e os bispos do Brasil

Paes de Andrade comandou ao lado de Ulisses Guimarães o combate à ditadura militar. Ele  era presidente de honra do PMDB.

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, estava internado no hospital Santa Lúcia e  faleceu no começo da tarde desta quarta-feira, em Brasília.

O velório e o enterro ainda não foram divulgados pela família.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

LEGISLANDO EM CAUSA PRÓPRIA???



NOVA RUSSAS ESTÁ IMPEDIDA DE RECEBER RECURSOS ESTADUAIS POR IRREGULARIDADES E INADIMPLÊNCIA...

Numa falta de gestão sem precedentes, o município de Nova Russas fica inviabilizado de receber recursos estaduais por falhas nas prestações de contas do município em convênios com o estado. A inviabilidade gerencial de Nova Russas já é por si só travada pelos onerosos gastos com folha de pagamento, ultrapassando os 61% segundo o Relatório de Acompanhamento Gerencial do último quadrimestre, e agora pra piorar mais ainda a situação, as prestações de contas dos convênios com o Governo do Estado do Ceará apresentam irregularidades e os tornam inadimplentes. 
É lamentável ver Nova Russas parada no tempo como está, e inviabilizada do ponto de vista gerencial. É necessário que seja destravado o fluxo de recursos, para que o município volte a receber repasses de outras esferas, haja vista que a arrecadação própria do município é algo que anda longe de ser auto-suficiente.
Veja trecho do Jornal O Povo onde o próprio Secretário das Cidades disse sobre os convênios irregulares:
"Pelo Facebook, o secretário das Cidades explicou que o repasse diz respeito a obras municipais que são financiadas pelo Estado através de convênios, não havendo possibilidade de o Governo assumir totalmente a gestão dessas obras.
A Lei Complementar do Governo do Ceará Nº 119, de 28/12/12 trata da transferência de recursos financeiros por meio de convênios e estabelece que é vedada a celebração de novos convênios, inclusive aditivos de valor, com parceiros inadimplentes. Para dar baixa na inadimplência, é necessário sanar as pendências."
Fonte: Jornal O Povo
Fonte: http://jmunicipios.com/noticias/municipios/127-municipios-do-ceara-deixam-de-receber-recursos-por-irregularidades/

quarta-feira, 10 de junho de 2015

CURIOSIDADE...

O ÚLTIMO ADEUS A WELINGTON LANDIM...

A Assembleia Legislativa do Ceará ficou pequena para comportar o clima de comoção dos amigos, Deputados, políticos, amigos e simpatizantes do Deputado Estadual Welington Landim, que faleceu precocemente ontem pela manhã. 




A ESCURIDÃO NAS RUAS CENTRAIS DE NOVA RUSSAS...

Fonte: Facebook
Nova Russas vivencia literalmente uma escuridão nas suas ruas centrais, um total descaso do Poder Público com a iluminação pública que é paga nas contas de energia das residências e comércios do entorno da região. É indignante ver uma relação consumista ser desrespeitada a toda hora, se há o desconto na sua conta de energia elétrica da taxa de iluminação pública, este serviço deve ser prestado, caso contrário é caracterizado uma quebra de de relação consumista, sendo passível de ser indenizada.
Uma Resolução da ANEEL (AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA) obriga as distribuidoras a repassarem os ativos para as prefeituras. Baseado em possível inconstitucionalidade, municípios resistem por meio de liminares. Na prática, a resolução obriga os municípios a receber esses ativos e a se responsabilizar por projetos de ampliação, manutenção e modernização dos pontos de iluminação pública de suas dependências. A responsabilidade agregará novas tarefas para as administrações públicas municipais, seja pela operacionalização direta das redes - feita pela equipe da prefeitura ou por autarquia própria - ou indireta, por meio da contratação, via licitação, de empresas especializadas, incluindo as próprias concessionárias.
Fonte: TCM
Nova Russas recebeu de Janeiro até o final de Maio do ano corrente, o montante de R$ 285.053,76 (DUZENTOS E OITENTA E CINCO MIL E CINQUENTA E TRÊS REAIS E SETENTA E SEIS CENTAVOS), como contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública, como narra o Portal da Transparência. Todavia o que vemos corriqueiramente são ruas mal iluminadas, escuras e que facilitam e dão melhor condições para o aumento da criminalidade. A sensação de insegurança é algo gritante em Nova Russas, que a bem pouco tempo era uma cidade calma.
O comerciante que gira a economia local, tem seu meio de vida, de onde ele tira sua vida material, comprometido e ameaçado pela incidência de crimes na região central devido a precária iluminação pública da região, como segue fotos abaixo. É lamentável termos que narrar problemáticas tão obvias e fáceis de resolução, mas na condição em que se encontra Nova Russas, temos que fazer como forma de protesto e indignação com o fato. Conclamo a sociedade de Nova Russas, CDL, Câmara Municipal e demais entidades para cobrar resolução do problema...

terça-feira, 9 de junho de 2015

MORRE DEPUTADO WELINGTON LANDIM

Fonte: O POVO
O deputado estadual José Welington Landim (Pros) morreu na manhã desta terça-feira, 9, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Mateus, em Fortaleza. A causa da morte seria complicações de uma meningite bacteriana. Ele tinha 59 anos.

Landim foi encontrado desacordado pelo filho na cozinha de sua residência no domingo, 31. Em primeiro momento, os médicos consideraram a possibilidade de acidente vascular cerebral (AVC), mas o diagnostico confirmou uma meningite bacteriana.

Com estado considerado grave ao longo da semana, um boletim divulgado nesta terça-feira, 2, afirmava que o paciente havia apresentado uma "pequena melhora". Apesar dos risco, a segundo a assessoria do deputado informou que, apesar dos riscos, a doença avançava muito lentamente e demoraria para um estágio de infecção cerebral.  

Landim apresentava quadro de gripe já na última semana de maio. Na sexta-feira, 29, ele não compareceu à Assembleia. Em virtude do falecimento, a Assembleia Legislativa suspendeu a sessão desta quarta. Na Câmara Municipal de Fortaleza, os trabalhos também foram suspensos.

A meningite bacteriana é a forma mais grave da doença, que ataca as chamadas meninges, membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso central do cérebro. Ela é transmitida por vias respiratórias ou pode estar associada a quadros infecciosos de ouvido.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

DICA JURÍDICA...

ROBERTO PESSOA PODE IR PRO PSB...

O Ex Deputado e Ex Prefeito de Maracanaú, e uma das figuras políticas mais conceituadas no cenário estadual, Roberto Pessoa, pode desembarcar no PSB. O convite para o político trocar o PR pelo PSB, se deu pela Executiva Nacional e pela própria Eliane Novais.
Roberto reafirma ter bons amigos socialistas...

PARADA GAY AFRONTA O CRISTIANISMO...

Mesmo sendo um convicto defensor da "família" tradicional, respeito a causa LGBT, todavia a imagem acima deve servir para refletirmos sobre o excesso de libertinagem do movimento, que afronta de forma inconsequente os preceitos do Cristianismo, ao ponto de interpretarem uma imagem de Cristo na cruz em cima de um trio elétrico, além do que são várias imagens fortes e desrespeitosas com a imagem de Jesus.
Lamento ainda mais ao ver na imagem acima que o nosso dinheiro serve para patrocinar cenas como essa. Ao ponto do evento ocorrido nesse fim de semana na Av Paulista em São Paulo, ter irritantemente faltado com o respeito com a fé Cristã. Acho que o respeito deve ocorrer de forma mútua, e não unilateral. Condeno com todas as forças atos como o de tentar chacotar da fé terceira, além do que acho que entidades como as igrejas, o Congresso e o próprio Executivo Federal deveriam abominar tal prática.
Como Órgãos Federais e a própria União financia esse tipo de afronta???