terça-feira, 31 de janeiro de 2017

CHUVA EM FORTALEZA ALAGA RUAS NESTA TERÇA...


CURTAS...

... Fim de semana em Nova Russas foi marcado pelo evento de revitalização do Rio Curtume... Louvável, todavia não se viu o corpo do primeiro escalão integrado... Vereadores?? Poucos...

... Corre a boca miúda, que tem um fogo amigo dentro do alto clero... Ciumeira mesmo... Natural, afinal o poder tem disso...

... Quem tá roubando a cena em Nova Russas é o Deputado mais votado na última eleição... É estrada do Canindezinho, é ambulâncias... Só não disse onde colocaram as cadeiras do Mourãozão...

... E por falar em Ambulâncias... Os agraciados teriam fechado com o Deputado Bruno???

... Resenhas aparte, o almoço na Fazenda de um Ex Prefeito gerará mais espaço na gestão... Seria mais uma pasta???

... Gestão das mais mescladas já vista, junta na mesma mesa dissabores políticos e propõe harmonia... Audaciosa a proposta... 

... Notícia que chega é que tem cavalinhos de troia se criando no meio da sombra... Quem? Quem?? Mais adiante conto...

... E a 13ª cadeira da Câmara, quem se apossará dela??? Se depender da Justiça Eleitoral, acho que a Penal julga primeiro... Uma vergonha o Eleitoral ainda despachar pedido de direito de resposta em pleno mandato do eleito...

... Portarias a parte... Mas tem algumas em específico que pode criar um frison no meio político local... De quem?? Num digo nem sob tortura...

... Uma hecatombe política necessária para o segundo semestre estaria em curso... Vixe e terá isso mesmo? Com o agravamento da seca, certamente haverá sacrifícios...

... Mas papoco mesmo virá do Legislativo... Ali certamente será um toldado de água do tamanho do... Nam...

... Registro de reuniões super secretas, onde nem a máfia Italiana ousou tanto, lugares inusitados e jamais imaginado... Inclusive os protagonistas... Cheiro de fumaça amiga... Vamos aguardar...

PREFEITURA DE NOVA RUSSAS IRÁ COMPRAR MERENDA ESCOLAR DA AGRICULTURA FAMILIAR...

Apoiado na Lei 11.947/09 a Prefeitura de Nova Russas adota a prática louvável de prestigiar o Agricultor Familiar, o pequeno produtor, que visto publicação para recebimento de propostas, será prestigiado no fornecimento de gêneros da merenda escolar do município. O processo de chamamento público nº SE-CH001/17 se dará no dia 20 de Fevereiro as 09:00 na Comissão de licitação de Nova Russas, conforme publicação abaixo:

Julgo de importante registro, e friso que a ação advinda da gestão certamente fomentará e aquecerá uma cadeia produtiva local. A compra de merenda escolar diretamente de pequenos produtores certamente diminuirão os custos de compra, e cultivará uma demanda interna no município. Prática louvável, que terá minha simpatia, parabéns...

CHARGE DO DIA...


segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

PREFEITO DE NOVA RUSSAS MUDA A PRÁTICA, E PAGA FOLHA DA EDUCAÇÃO DENTRO DO MÊS DE JANEIRO

O Prefeito de Nova Russas anunciou agora numa rede social, que irá pagar o funcionalismo da educação amanhã, ou seja, dentro do mês vigente. Em Nova Russas tem uma Lei que obriga o gestor a pagar todo o funcionalismo até o quinto dia útil,  todavia é salutar frizar que a nova gestão começa adotando prática diferenciada, pagando os salários da educação,  que é a maior folha, dentro do mês de Janeiro.


Esperamos que se torne uma prática 

TCM DE OLHO NO CARNAVAL DOS MUNICÍPIOS...

O presidente Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Domingos Filho, anunciou na sessão plenária desta quinta-feira (26) que o órgão enviará ofício circular a todos os municípios cearenses nos próximos dias solicitando informações e recomendando cautela nas despesas com o Carnaval. A ação, aprovada por unanimidade pelos magistrados presentes, quer alertar Prefeituras para a análise da viabilidade de tais gastos diante do atual quadro de restrição orçamentária.

PREFEITO DE NOVA RUSSAS REVOGA ESTADO DE EMERGÊNCIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA.


domingo, 29 de janeiro de 2017

CAMILO NÃO INVESTIRÁ EM CARNAVAL CEARENSE, MAS APOIARÁ O CARNAVAL CARIOCA?



COM A PALAVRA O GOVERNADOR CAMILO SANTANA...

O FILHO DE AGRICUTOR QUE VAI VIRAR PRESIDENTE DO SENADO...

"Quem tem vontade tem a metade..." Essa é uma das frases que o Senador Eunicio Oliveira mais gosta de pronunciar, além do que, sempre remete à sua trajetoria de vida, que de uma vida difícil ligada a agricutura na pequena Lavras da Mangabeira, sertão do Ceará, até a Presidencia do Senado Federal, a história de vida de Eunicio dá um livro que certamente exalaria esperança a jovens em situação semelhante.
Eunicio é político habilidoso nos bastidores e ativo nos tratos com a coisa pública, sempre direcionou sua vida pública e usou seus mandatos para propor, projetar e reividicar melhorias coletivas. Empresário bem sucedido, contruiu um império de geração de emprego. Tem sensibilidade pública de quem sofreu na pele as dificuldades do semi arido Cearense, e venceu as adversidades da infância pobre.
As ações parlamentares de Eunicio sempre foram de encontro ao interesse do pequeno e menos abastardo. Sempre teve preocupação com o homem do campo, do convivio com a seca e suas adversidades que ele conhece na prática.  O Senado Federal é uma consequência do destaque parlamentar de Eunicio quando Deputado Federal, assumindo posição de destaque, onde demonstra habilidade e articulação política.
Na Presidência do Parlamento Brasileiro, caso se confirme na próxima quarta feira sua eleição, certamente teremos um politico de extrema sensibilidade pública e ouvidos atentos aos anseios da coletividade. Terá vida própria,  e certamente fará história em conduzir um filho de agricutor da pobre Lavras para a linha sucessória da Presidência da República. 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

ONDE ESTÁ O EIKE???

O mais noticiado fato desta semana, certamente foi o pedido de prisão do Empresário Eike Batista. Dificilmente se assistiu ou leu algum noticiário nos últimos dias que ignorassem o fato. Amplamente difundido, a Operação Lava Jato vai fazendo história e penalizando o que a bem pouco era inatingível pela Lei, vai insistentemente aprisionando feitos, ou melhor, mau feitos, que cercavam estatais como a Petrobrás.
Mais do que fazer história, o fato da prisão de mega empresários como Marcelo Odebrecht e Eike Batista, externa as vísceras de um sistema corruptivo, e que mata mais do que o crime propriamente dito. A usurpação do dinheiro público em notas frias, em licitações montada, em combinados de empresas que se aquadrilham pra saquear os cofres públicos, deveria servir para a compra do remédio que iria para o pequeno, que ignora a educação de qualidade que deveria ser ofertada ao menos abastado, enfim, o crime do colarinho branco é bem mais nocivo para o meio social do que crimes corriqueiros em nosso cotidiano.
Não se espantem ainda... Se o sistema investigativo e os órgãos jurisdicionais do brasil em diversas instâncias fizessem uma lava jato em cada um dos mais cinco mil municípios do Brasil, certamente encarcerariam muitos Eikes e Marcelos que estão soltos e ricos Brasil afora. As gestões públicas são verdadeiros ambientes propícios de criminosos que fraudam corriqueiramente um licitação, e muitas vezes em comungo com o agente público que entra na divisão do bolo. O molde está errado, distorcido e voltado para meia dúzias. O interesse privado, atropela o coletivo e transforma a gestão pública num fim e não num meio para melhorar o meio coletivo.

CHARGE DO DIA...


MESMO NÃO SENDO OBRIGAÇÃO, NOVA RUSSAS FORNECERÁ ÔNIBUS PARA ESTUDANTES FAZEREM FACULDADE EM CRATEÚS...

Fonte: Facebook
Sei bem o que é enfrentar dificuldades para estudar, visto que essa mesma empreitada vivida hoje pelos conterrâneos que vão diariamente para Crateús, vivenciei em outra região, quando me dispus a fazer um curso superior. A cruzada de se deslocar diariamente para Crateús é algo que merece no mínimo o nosso respeito e admiração, visto que a busca pelo conhecimento traduz cidadãos que querem não só melhorar de vida, mas melhorar o meio em que vivem.
Muitas vezes, quando estudante, escutei um não de gestores que se apoiavam na não responsabilidade de um Prefeito em fornecer meios para o nível superior, ficando isso a cargo da União. Todavia registro aqui a proatividade do Prefeito de Nova Russas em ter sensibilidade para com os que sofrem mais tempo dentro de um ônibus do que de uma sala de aula. É preciso engrandecer feitos que fomentem a Educação, pois é por meio dela que se sustenta uma sociedade minimamente civilizada e harmônica.
É salutar também que a gestão trabalhe num propósito de se trazer novamente um campos avançado de alguma faculdade, ou afim, subsidiada, e que oportunize o filho do pobre se formar. Penso que Nova Russas carrega hoje o desenvolvimento nas costas da iniciativa privada, muito pelo campus que tinha formando Administradores, Contadores, e outros profissionais que oxigenaram a economia local. Uma cidade só se desenvolve pela Educação e o Emprego, que é o maior e melhor programa social que existe. 
O conhecimento certamente é a chave principal para libertar as pessoas, para torná-las independentes e capazes de tomar decisões coerentes com uma vida social melhor e com mais qualidade. Sempre registrarei atitudes benéficas a Nova Russas, e sempre serei crítico do que julgar nocivo, visto que sou livre para pensar e opinar, pois tive lá atrás oportunidades como as que narro nesse texto.

Parabéns...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

QUANTO CUSTARÁ A CÂMARA DE NOVA RUSSAS ESTE ANO???


A resposta é facilmente respondida pela Portaria nº 57, assinada pelo Prefeito Municipal, em que transcrevemos abaixo. Todavia a Câmara de Nova Russas custará ao município o mimo de R$ 185.349,87 (Cento e Oitenta e Cinco Mil Trezentos e Quarenta e Nove Reais e Oitenta e Sete Centavos) por mês. Somando um total de R$ 2.224.198,33 (Dois Milhões Duzentos e Vinte e Quatro Mil Cento e Noventa e Oito Reais e Trinta e Três Centavos)ao ano.
Dois pontos nucleiam meu pensamento nesse instante: O porque de um aumento no duodécimo superior a inflação acumulada, tendo um aumento de 2016 pra 2017 na casa de mais de 15%, bem superior a inflação; E, será que a produção legislativa da Câmara de Nova Russas faz jus a uma oneração desta monta???

Segue abaixo um quadro comparativo do Duodécimo anual dos últimos quatro anos e a Portaria do Prefeito que delimita o valor repassado à Câmara de Nova Russas este ano:
Fonte: TCM
Fonte: Aprece

NOVA RUSSAS VIVE INSEGURA...

Fonte: Facebook
É lastimável noticiar que uma cidade do porte de Nova Russas, que a bem pouco se conhecia pela vida pacata e tranquila, hoje está entregue a marginalidade e ao tráfico de drogas. Ontem, mais um dos muitos assaltos que corriqueiramente acontecem em Nova Russas foram testemunhados por pessoas de bem que estavam num comercio em pleno horário comercial no Centro de Nova Russas.
Assalto a mão armada, despudorado de qualquer receio e medo, foi o que ocorreu numa das pioneiras do ramo de construção em Nova Russas. Pessoas que ali estavam, provaram da barbárie e da desumanidade humana, pois tinham suas vidas a merce do gatilho de um revólver, e que por nada virariam mais uma estatística governamental. 
Nova Russas precisa de providências, e rápidas... Se faz necessário sincronia nas ações, e foco na diminuição dessa criminalidade sem precedentes que nos assola. O comercio de Nova Russas está desprotegido e preocupado. Friso que é da atividade comercial que o município de Nova Russas tira oxigênio econômico para viabilizar a vida material de muitas famílias. O centro de Nova Russas precisa de uma guarda mais efetiva, vigilante e armada para coibir esse tipo de ação criminosa. É necessário que as esferas de governo entrem nessa problemática e busquem socorrer a população que hoje é atingida mortalmente no seu direito de ir e vir, de possuir, de gerar emprego e renda, enfim é preciso sair dos discursos que tem o único fim de marquetear gestão e ter de fato ações práticas para a população que já é tão apenada no pagamento de tributos. 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

NÃO PERCAM...


LICITAÇÃO DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS???

A Comissão de Licitação de Nova Russas abre processo licitatório para contratação de Sociedade de Advogados para assessorar o município em segunda instância no âmbito administrativo e judicial. A dita licitação foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado do Ceará, no diário 17, caderno 1, página 81, como segue abaixo:
Diário Oficial do Estado do Ceará
Uma pergunta: É de fato necessário??? Visto que em momentos de crises e calamidades, é importante priorizar somente o necessário...

CHARGE DO DIA...


DEPUTADO MOSES E OPOSIÇÃO DE SOBRAL VISITAM O TCM

Fonte: Instagran
O Deputado Federal Moses Rodrigues, PMDB, acompanhado da bancada de Vereadores oposicionistas de Sobral, visitou na manhã de ontem o TCM, onde na oportunidade teve audiência com o Presidente daquela casa, Conselheiro Domingos Filho.

domingo, 22 de janeiro de 2017

TEM CEM ANOS DE PERDÃO???

Ao ler hoje o colunista Lauro Jardim do O Globo, me deparei com um relato no mínimo inusitado... A Odebrecht que tem sido apontada como grande protagonista do aparelhamento de propina usando o tráfico de influencia politica dentro da Petrobras, teria sido enganada também... Valha!!!
Ao certo é que dos 77 delatores pertencentes a empresa, pelo menos cinco teriam desviados recursos da propina para o próprio bolso. O acordo de delação deve ter veracidade para ser homologado, portanto se tiver contradições, tem seu efeito nulo... Daí a empresa teria identificado em algumas delações em conflito com o financeiro, de que o dinheiro tenha sido desviado do meio da propina para o patrimônio dos diretores que estavam incubidos de propinar.
Enfim, em meio ao lamaçal de corrupção desse aparelhato estatal em volta da Petrobrás, nota-se o nível de desonestidade que cercam o dinheiro público no Brasil é algo que a nossa imaginação não alcança.


quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A CARTADA POLITICAMENTE CORRETA DE TEMER


Atendendo um clamor induzido das redes sociais, e ventilado premeditadamente pela mídia, Temer poderá dar a cartada de mestre na lava jato, basta indicar o produtivo juiz Sergio Moro para substituir Teori no STF. Por um lado uma indicação politicamente correta, todavia Temer engessaria Moro de participar de relatos inerentes a Lava Jano na Suprema Corte, o tornando impedido em questões da operação já julgadas em 1ª instância.
Temer atiçaria a vaidade já externada nas aparições de Moro, o promoveria para lhe amordaçar com a toga da Corte Máxima do nosso Judiciário. Uma jogada de mestre, que certamente teria o apoio popular, mas que no intimo do entendimento enfraqueceria a Lava Jato. A falta de conhecimento aliada a premeditada pauta da imprensa estrumada pelo subterfúgio estatal, certamente insurgiria facilmente encontros em praça pública pedindo, clamando e exigindo a indicação de Moro ao STF. TODAVIA, é preciso entender que por trás de todo clamor coletivo induzido, tem um interesse político dos que querem passar desapercebidos pelas vistas do Juiz Moro.
Nosso judiciário carece de bons julgadores, de produtividade processual que acelere respostas sociais a maus feitos, principalmente com o dinheiro público. O afrouxamento da caneta de Moro, pode ser de interesse de grande fatia do PIB brasileiro que o juiz colocou de trás das grades, e que aplicou com rigor e eficácia a Lei. O impedimento numa possível indicação de Moro, se dá pelo fato do julgador ter decisões proferidas em primeiro grau, o impossibilitando de atuar em cima de um possível recurso de uma decisão do próprio no STF. UM IMPEDIMENTO PROVOCADO PELO INTERESSE DOS QUE NUCLEIAM O PODER.

RELATOR DA LAVA JATO ESTAVA EM AVIÃO QUE CAIU AGORA A POUCO NO LITORAL DO RIO


UM MODELO DIFERENCIADO NA GESTÃO DO MEIO AMBIENTE DE NOVA RUSSAS

Fonte: Whatsapp
Uma das vitais iniciativas de um homem com espírito público é sempre o diálogo. Necessariamente quem ocupa cargos públicos tem que construir pontes ao invés de muros. É preciso chamar literalmente a sociedade organizada para o debate e criar um molde de gestão participativa para se discutir os reais problemas em comunidade.
Ontem o então Secretário de Meio Ambiente de Nova Russas, o azulão Sebastião Mano, mostrou-se disposto a enveredar pelo molde de gestão participativa, trazendo a sociedade novarussense para o debate de um tema poucas vezes discutidos em Nova Russas, o Meio Ambiente. Cortada pelo agonizante Rio Curtume, Nova Russas necessita se preocupar com o equilíbrio ambiental do eco sistema que cerca a cidade, haja vista que esse equilíbrio certamente trará uma série de economias para a gestão que se inicia. 
A limpeza do Rio Curtume na pauta, contou com as presenças de instituições organizadas como a Maçonaria, BNB, CDL, LIONS, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Servidores Públicos, além de todo o corpo administrativo da Prefeitura que tem que trabalhar sincronizado para se criar uma política de reeducação ambiental em preservar o Rio Curtume. Destacaram-se no evento, o Prefeito, Rafael Pedrosa e o vice Junior Mano, que tem se mostrado sensíveis ao problema, e o Ex-Prefeito Marcos Alberto que dá sustentação a gestão pública de Nova Russas.


FGs X OPOSIÇÃO: EIS UMA DIFERENÇA...


Se tem uma coisa que deve ser reconhecida no atual cenário político Cearense, isso certamente é a "liderança" de Ciro a seus liderados. Ciro é visto pelos que o seguem como um astuto e estrategista político, e que pra tudo tem saída. Por outro lado se tem um oposição constelar, que possui claramente quatro nomes de peso: Tasso, Eunício, Capitão Wagner e o recém chegado Domingos Filho.
O fato é que a "liderança" de Ciro já foi incisiva, convincente e sólida. A bem pouco os Ferreira Gomes ganhavam um páreo por argumento, ideologia, retórica, modelo a ser seguido. Hoje se apegam a tudo e todos para se vencer uma batalha... E isso sinaliza um possível fim dessa hegemonia, certo? Errado. O molde atual da hegemonia segue a máxima dos "fins justificam os meios"... Tomem como exemplo a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa no fim do ano. 
Contudo o escritor inglês Aldous Huxley afirmou que os fins não podem justificar os meios, porque os meios usados determinam a natureza do fim que é alcançado. Os desdobramentos políticos do uso da força e de meios de troca de favores e também perseguições a quem pensa contrário, pode ser fundamental para o dito fim.
Por outro lado temos um time de peso na oposição que não precisa está unido, mas sim junto. Se os propósitos são comuns, é simples: Elenca-se pré requisitos para a disputa, e o que melhor atendê-los será o conclavado. Mas será que é simples assim??? Lógico que não... Os excesso de vaidades certamente constroem um muro entre a vontade e o sonho, e bloqueiam uma ponte para a maturação de um projeto político maduro e pautado em tratos. 
Enquanto a oposição bate cabeça em nomes, os Ferreira Gomes oxigenam a politica com nomes até bem pouco com pouca expressão na esfera estadual, como é o caso de Roberto Cláudio e Camilo. E este certamente é um dos segredo do sucesso eleitoral deles. Ciro é líder, mesmo tendo que manter essa liderança hoje cambaleante em cima de subsídios do poder, mas lidera. E a oposição se apoia em ter vultuosos nomes, mas sem o que é fundamental para o êxito, um entendimento pautado num trato que elenque pré requisitos lógicos, sérios e que traga melhoras para a coletividade Cearense.
 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

MINISTRO DO TSE NEGA URGÊNCIA SOLICITADA POR VEREADOR DE NOVA RUSSAS

Foi negado a pouco pelo Ministro Napoleão Nunes Maia do TSE, que por sinal foi o mesmo que conferiu liminarmente o Registro de Candidatura do então Candidato a Vereador Chiquinho Diogo, o pedido de urgência para publicação da sentença liminar proferida no dia 19/12/2016. Fato este que o Ministro fundamenta como: "mesmo entendendo que a orientação a ser seguida é a que valoriza e prestigia ao máximo, o pronunciamento do povo por meio das urnas, não se vislumbra urgência para atuação deste Plantonista e Relator do feito, sendo juridicamente conveniente se aguardar a publicação do referido decisum para a apreciação do pedido formulado".

Fonte: TSE

Segue link da decisão... 

file:///C:/Users/jesus/Downloads/arquivo%20(1).pdf

CURTAS...

... Recado foi dado: Quem for situação tem que agir como tal, caso contrário peça pra sair...

... Uma coisa é certa... Fogo amigo é pior do que falta de fôlego...

... Os bombeiros do deixa disso podem ter esquecido brasas no meio do caminho...

... O dito é o seguinte, quem muito junta, rápido espalha...

... Secretário Azul, é o destaque da primeira quinzena... 

... É possível uma reforma ministerial antes da Semana Santa... Vai depender de quem quebrar o jejum da quaresma...

... Sei bem que duas pastas são impermeáveis, senão...

... Portarias da primeira quinzena, ditam o rumo das coisas...

... O que mudou??? Cacique é assistido murmurando que tem muita gente blindada da gestão anterior...

... Sessões da Câmara não estão sendo mais transmitidas pelo You Tube... Por que será???






LICITAÇÃO EM NOVA RUSSAS...

Publicado no Diário do Nordeste de hoje uma licitação para contratação de prestação de serviço de assessoria e consultoria técnica de apoio administrativo junto a Prefeitura de Nova Russas. Todavia a publicação faz menção que o edital pode ser retirado na Comissão de Licitação, na Rua Pe Francisco Rosa 1388, centro Nova Russas... Ou pelo site http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes. Sendo que neste portal nada tem a respeito da referida licitação na data de hoje, 18/01/2017, nem muito menos o referido edital.
Fonte: Diário do Nordeste

Fonte: TCM

CNM DIZ QUE DECRETO POR CALAMIDADE FINANCEIRA NÃO TEM EMBASAMENTO JURÍDICO...

A Confederação Nacional dos Municípios se manifestou hoje no Bom dia Brasil, Rede Globo, sobre os Decretos de Calamidade Financeira que tem sido rotineiro nas novas gestões que tomaram posse no dia 01 do corrente mês. Segundo o seu Presidente, os referidos decretos não tem sustentação jurídica, mas servem apenas para externar a dita situação do município.


Em paralelo a isso o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) iniciou no último dia 16 uma operação especial para averiguar a emissão de decretos de emergência por Prefeituras municipais. A ação ocorre em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e tem como objetivo avaliar a situação vigente em cada município por meio da análise das contratações porventura decorrentes da situação de anormalidade, e se os princípios constitucionais e as normas correlatas foram observadas, como a Lei do Orçamento e a Lei das Licitações.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

OS ESCRITÓRIOS DO CRIME...

A crise carcerária assistida hoje nos quatro cantos do Brasil não é algo novo, mas orquestrado para vitrinizar os feitos de presos insociáveis, bandidos na essência. É inadmissível o aparelhamento do crime de dentro das unidades prisionais mantidas com dinheiro público. É isso mesmo... Seu dinheiro custeia os escritórios do crime, onde estruturas criminosas organizadas usam o espaço, a alimentação e até o sinal de celular e internet para gerenciar ações criminosas aqui fora.
Como o governo quer falar em reestruturar as unidades carcerária, se o carcere a muito tempo é visto como negócio por bandidos e políticos??? A hipocrisia das ações não consegue fazer um simples bloqueio de sinal de celular. A ineficiência estatal as vezes nos faz pensar se não é proposital, pois não se tem seletividade de presos como prevê a Lei de Execução Penal, não se ver ações de ressocialização, visto que o carcere nunca, em tempo algum, ressocializou ninguém.
Estado, tente desarmar o crime por onde doí neles... Desaparelhem seus milionários carteis do tráfico... Isolem os cabeças, e vejam se os corpos não padecerão... Procedam com mais inteligência e desarticule 70% da nossa violência de rua... É necessário que a pena seja cumprida e custeada pelo que cometeu a ação delituosa... É importante que o judiciário intensifique as audiências de custódia, e aplique penas alternativas e bulam no bolso de quem cometeu o delito... A violência nos presídios brasileiros nunca foi menor nem maior, só não foi noticiada... Absurdo é assistirmos disputas intra presidio de espaços fora dele... 

IPU ABRE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA...

Ipu divulgou na última sexta-feira (13) o Edital Nº 01/2017 – Seleção Pública Simplificada para composição de banco de recursos humanos de profissionais para atender às necessidades temporárias da Prefeitura Municipal de Ipu.
O Prefeito Carlos Sérgio Rufino Moreira (PCdoB), no uso das suas atribuições legais e atendendo ao que dispõe a lei municipal Nº 346, de 22 de novembro de 2013, divulga e estabelece normas específicas.
As inscrições ficarão abertas na Secretaria de Educação, localizada na Rua Major Liberalino, Nº 1066, Centro, Ipu-Ceará, no período de 17 a 18 de janeiro de 2017, no horário de 7h às 13h.

CÂMARA DE NOVA RUSSAS SEGUE COM 12 VEREADORES???

Aguardando publicação da decisão liminar pré recesso, em que habilitava o registro de candidatura do vereador eleito Chiquinho Diogo, a Câmara Municipal de Nova Russas ainda estaria desfalcada de uma vaga??? Fato alheio prejudica a representatividade popular e compromete o processo democrático, visto que a vontade das urnas emperra num procedimento interno do TSE. Porém no último dia 12 de Janeiro, quinta passada o ato tenha sido concluso ao Presidente em exercício do TSE em Brasília.
O pedido liminar deferido em 19 de Dezembro em favor do Vereador eleito democraticamente, ainda não teve efeito prático quase um mês depois, visto a morosidade e o recesso imoral de um serviço que não deveria parar, que é a tutela jurisdicional. Enquanto isso a Câmara de Nova Russas cambaleia com uma cadeira vazia... 


É 12???

A população de Fortaleza amanheceu no último sábado tendo que desembolsar 0,45 centavos a mais nas passagens de Ônibus. O aumento acima da inflação pegou a população de surpresa, visto que o então e hoje Prefeito Roberto Claudio, PDT, bradava em alto e bom som que protegia o cidadão em fazer de tudo para amortecer no bolso do Fortalezense aumentos e que ao que dependesse dele não permitiria aumentos abusivos.
Pouco mais de dois meses da eleição, e o que temos??? Adivinhem??? Um aumento de 16,36%, ou seja, não é 12... Mas é mais de 16... Bem acima da inflação... Com a palavra o Prefeito Roberto Cláudio... Afinal trata-se de uma concessão pública...

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

CURTAS...

... Menos de dez dias e surge o primeiro foco de incêndio... Muito cedo, não agrega nada...

... E a briga por espaço é potencializada por quem estava na sombra, alias nunca, em tempo algum quer sair dela...

... O Sol é pra poucos, todavia revigora e energiza...

... Na sombra os seres tendem a ficarem fracos, dependentes e viciados na zona de conforto...

... Nesse cabo de guerra, quem ganhará??? Só sei quem perderá... O povo...

... Ouvidos de alcovas dão conta de que poderá eclodir outro incêndio, e dessa vez gasolinado... Eita...

... O bom vaqueiro espera a ora certa para aboiar a boiada... 

... Primeira semana, é primeira semana... Não dá pra aferir nada... Ledo engano... Nova Russas é diferente mesmo... Em uma semana o noticiário mais fiel de Nova Russas, as calçadas, tiveram munição... Nam!!!

... Pense numa briga de foice em quarto escuro... Nitroglicerina pura... O velho poder pelo poder...

... Encontro na caiçara regado de muita informação...

... E pra finalizar... Um governo sob pressão, uma Câmara manca, um Judiciário provisório... Assim é Nova Russas... Esperamos de coração que a coisa tome prumo.

PREFEITO DE NOVA RUSSAS DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA...

Apoiado no que lhe confere a Constituição Municipal de Nova Russas, o Prefeito Municipal decreta situação de Emergência Financeira e Administrativa. O Decreto 02/2017 (Embora a publicação tenha 2016, deduzo que tenha sido um erro no ato de publicar, como segue abaixo), assinado dia 02, mas publicado no sitio abaixo somente hoje, 10 de Janeiro, fica instituído tal "emergência".
A ausência de adoção de medidas essenciais pela gestão anterior, o Princípio da Continuidade e a delonga dos prazos litúrgicos a Lei das Licitações, fundam a decisão do Prefeito em decretar situação de emergência financeira e administrativa em Nova Russas. Faço algumas ponderações a decisão, tendo em vista sempre a economicidade e a transparência que deve existir na coisa pública: A ausência de adoção de medidas essenciais pela gestão anterior, certamente foi identificada pela equipe de transição constituída para tal, todavia por desconhecer o teor do relatório final da equipe de transição, pois o mesmo ao meu entender deveria ter sido dado a devida publicidade que se deve dar; Com relação ao Princípio da Continuidade, fica justificado, todavia o município não pode parar pela burocracia que a Lei 8666 manda obedecer.
Ressaltamos que a Situação de Emergência Financeira e Administrativa, estanque o excesso de contratações temporárias, os excessos em festas e afins, a desoneração de pastas, e outras medidas ante a situação ora decretada pelo Prefeito. Entendo que Nova Russas está atolada no atraso preteritamente relatado aqui, e que necessita de uma gestão ordeira e voltada para o interesse da coletividade.

Segue decreto abaixo:
Diário Oficial



CHARGE DO DIA...


sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

DOMINGOS É EMPOSSADO NO TCM...

Quem acompanha de perto a política local, sabe que o ocorrido na eleição da Assembleia, culminou no processo de extinção do TCM, e que foi assunto da corte máxima da nossa jurisdição no fim de 2016, dando liminarmente decisão pela permanencia do órgão. Em postagens anteriores já me manifestei favorável ao órgão e não só reitero a posição, como condeno a precipitada e descabida tentativa de prejudicar a transparência pública do Ceará pelo simples querer unilateral de uma oligarquia.
Domingos assume o TCM hoje e certamente repetirá a grande gestão que fez frente a Assembléia Legislativa do Ceará, onde teve destaque. Domingos é um gestor raro nos dias de hoje, mas carrega sobre si uma vocação política que na minha opinião não deve ser amordaçada pela frieza da toga... Vejo Domingos no discurso abaixo, e sou levado pela imaginação ao cenário em que vejo um homem estadista, político na essência, e que não deu sua contribuição em completo para o povo do Ceará.
A política precisa de Domingos, e é da sua altivez, da sua humildade, da sua firmeza e da seu espírito público, que nosso meio político está carente. 
  

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

A NOVA GESTÃO DE NOVA RUSSAS...

Ontem tomou posse para governar Nova Russas pros próximos 4 anos o Dr Rafael Pedrosa e seu vice Junior Mano. É público e evidente que não estou entre os 7.182 eleitores que votaram na chapa vitoriosa, mas estou entre os pouco mais de 31 mil cidadãos que querem e torcem pelo progresso de Nova Russas. 
Neste momento em que vivenciamos um dos maiores desarranjos gerenciais de Nova Russas, só posso me expressar de uma forma... Desejando ao corpo gerencial a frente da Prefeitura de Nova Russas, que tenham sabedoria e inspiração para buscar alternativas em prol do desenvolvimento de Nova Russas. Sou dos que entende de que a crítica enriquece, fortalece e até norteia, e certamente as farei. Todavia ressalto que hoje 02 de Janeiro de 2017, o novo governo tem em suas mãos uma oportunidade de fazer diferente, de olhar os erros pregressos e não errar mais...
Perguntado hoje sobre minha opinião do secretariado escolhido, respondi que mesmo com ressalvas, diga-se de passagem não a pessoas, mas com formatos no organograma, reitero que prefiro me ater aos feitos e não a nomes. Pra mim, pouco importa os nomes, mas sim os feitos que esses venham a proporcionar ao serviço público prestado. Acho que o momento seria oportuno para enxugar a quantidade de secretarias e tratar da economicidade da gestão, inclusive fundindo-se algumas pastas, porém é visto que pela formatação a nova condução de Nova Russas prefere por um teor semelhante aos anteriores.
Findando... Desejo que Nova Russas caminhe, aliás, corra em direção ao progresso... E aqui, continuarei com o mesmo respeito as pessoas, mas com uma carga crítica aos feitos que nadem na contramão da coletividade. Pois entendo que esta é a forma de contribuir, mesmo antagonicamente com a minha terra.  

Jesus da Costa

CHARGE DO DIA...


MAIS POLÍTICA OU MAIS GESTÃO???


Existe uma desequilíbrio natural na gestão pública, onde contrabalanceiam o fazer política ou fazer gestão. Aqui há um abismo entre a ética e a necessidade de uma coletividade. O que seria melhor, mais politica, ou mais gestão??? Este certamente é o grande desafio de um eleito no início do mandato, e essa escolha certamente norteará os rumos que a condução do governo tomará nos próximos quatro anos.
A política é preponderante para o eletivo, pois é pelo processo de escolha que o mesmo sucumbe ao mandato, e nele permanece. Todavia as decisões demasiadamente politicas tendem a congelar a gestão na chantagem que é peculiar ao interesse privatizado por poucos. As decisões excessivamente políticas tendem a omissão gerencial e certamente a um governo voltado para atender poucos. A política é necessária, todavia bem dosada e habilmente instrumentalizada, não se agrega gregos e troianos de uma só vez.
A gestão deve ser o grande pilar do eletivo, visto que nós perecemos, mas as obras ficam. A história só é benevolente com os que se apoiaram na gestão eficiente para produzir em prol da coletividade. A gestão alavanca o crescimento, assina nos feitos o nome do gestor e imortaliza suas idéias e ideais. Buscar a eficiência gerencial em prol da coletividade deve ser a grande cruzada de um gestor em início de mandato... 
Na verdade deve haver um equilíbrio instintivo entre a política e a gestão. É preciso que o mandatário tenha o espírito sereno para perceber que a política gira, mas a gestão fundamenta. O alicerce de um mandato deve ser pautado por ações que ponderem equilibrar práticas da boa política, todavia bem dosada e bem empregada, e uma gestão eficiente ao ponto de ser argumento sustentável para convencer politicamente o passado, o presente e o futuro...