Professor Antonio Roberto.
Todos nós temos histórias para contar, as mais numerosas são as que se relacionam com a política. Natural que seja, pois numa pequena cidade como Nova Russas, “é o pau que rola”. As disputas sempre serviram de motivo para todo tipo de artimanhas, traições, negócios furtivos e todo tipo de sacanagens que eu e mais uma turma de amigos chamamos “traquinagens”.

Por conveniência do diretório estadual o PSD coligou-se com o PTB. Nos corre corres das coligações o PSP procurou o conjunto PSD/PTB na pessoa do cabeça de chapa Dr. Osvaldo Martins: Marchariam com ele se um ano de mandato, o último, fosse cedido ao PSP. Ao portador da proposta que foi Temóteo Chaves, Dr. Osvaldo respondeu que aceitaria o apoio de bom grado, mas, se eleito, tiraria os quatro anos de mandato. Não iria enganá-los.
A proposta foi levada à UDN que com papel passado, testemunho de cidadãos de ilibado comportamento, etc., e etc., comprometeu-se a ceder não um, mas, dois anos ao vice do PSP. A dupla vitoriosa foi Dr. Amir Farias e Francisco Torres Aragão (Chico Torres). Esta foi a primeira eleição que tivemos vice-prefeito, e que por sinal teve mais votos que o candidato a prefeito.
O tempo passou. Na data do vice assumir, “necas”. O acordo não foi cumprido. As testemunhas foram desmoralizadas e os pessepistas, ficaram “chupando o dedo”. Em 1962 formaram a oposição enfrentando Oséas Carlos Pinto que foi vitorioso e correspondeu como um grande prefeito. Em 1964/65/66 em consequência da “gloriosa”, a UDN foi para o poder transformando-se na ARENA (Aliança Renovadora Nacional). A grande maioria da oposição formou no também extinto MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e em seguida no seu sucessor, o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), minha primeira filiação política. Este acontecimento “moldou” por muito tempo o quadro político de Nova-Russas.
Dr. Osvaldo perdeu a eleição, mas, dando a volta por cima, ganhou o respeito do povo e de todos os políticos de Nova Russas. Ele não fora “traquinas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário