Nova Russas é um município emancipado, mas dependente financeiramente de entes superiores, como o Governo do Estado e a União. Esta é uma cruel realidade da maioria dos municípios brasileiros, que convivem com um pacto federativo invertido, transformando municípios como o nosso em pedintes profissionais. Todavia, diante da realidade, faz-se necessário bom trato com as esferas superiores, prestígio político e poder de articulação e empenho para aportar recursos que viabilizem o desenvolvimento local.
Nova Russas viveu nos últimos anos, dificeis momentos, onde o descrédito e a vaidade individual de gestores atrapalharam o caminhar coletivo de Nova Russas. A priori, tivemos um grave problema gerencial, onde as receitas do município foram irresponsavelmente comprometidas, engessando qualquer tentativa de aportar algum tipo de recurso em Nova Russas. A falta de vocação política em proporções Estadual, alihada a priorização do interesse privado de poucos, carregou Nova Russas para o subterrâneo da política Estadual. Sem prestígio e sem pontes que levassem Nova Russas ao patamar que merece, visto ter uma gente boa, honesta, trabalhadora e criativa, o meio político se degladiou entre si e matou qualquer chance de desenvolver o município.
Nova Russas ficou parada no tempo por anos, décadas, enfim, isso é pra ser esquecido no retrovisor da história, e lembrado apenas como exemplo que se repita mais. Diante de uma herança maldita, a atual gestão logrou êxitos em alguns aspéctos, como o desinchasso da folha de pagamento e a desoneração das receitas municipais, um verdadeiro freio de arrumação nas contas públicas do município. Entretanto, arrastando-se em feitos patrocinados por recursos próprios e ginasticas de todo tipo, ainda era pouco diane da pressa em se sair do atoleiro em que estamos... Gostando ou não, seguidor ou não, é preciso se destacar que a desistência do Prefeito Rafael Pedrosa em não disputar a reeleição é um desapego jamais visto no meio político local, além de ser carregada de um extremo senso de responsabilidade com o município em entender que o mandato é uma contribuição e não uma profissão.
A aliança com o Deputado Junior Mano avista horizontes melhores, visto que o Parlamentar ao lograr êxito na campanha de 2018, colocou Nova Russas, sua terra, nos holofotes de Brasília e da política Estadual. Astuto e habilidoso, Mano sabe como poucos aportar recursos, e vem se mostrando muito bem articulado na arte de fazer política e conviver com antagônicos. Há ambiente propricio para Nova Russas seguir avançando rumo a dias melhores, olhando mais para o para brisa do que para os retrovisores.