sexta-feira, 29 de abril de 2016

EPIDEMIA EM NOVA RUSSAS, O QUE FAZER???

Seria absurdo e descabido da minha parte, atribuir a culpa pela epidemia por que passa Nova Russas à gestão pública somente. É sabido hoje pelo "mundo inteiro" que a cidade de Nova Russas, minha terra, passa por um problema epidêmico crônico de doenças acarretadas pela proliferação do Aedes Aegypti, pois tivemos agora pela manhã uma matéria veiculada no Bom Dia Brasil, na Rede Globo de Televisão.
O "se" é sempre usado para punir e justificar a ação ou omissão humana. "Se" a gestão tivesse agido assim, "se" tivesse agido assado, enfim, o "se" deve nesse instante ser escanteado e colocado as margens das discussões, pois tem gente morrendo em escala por conta da proliferação dessa doença. Penso que a VIDA é o nosso bem mais precioso, e dela temos a responsabilidade pela manutenção. Precisamos AGIR... A palavra que ditará Nova Russa agora é "ação".

É preciso agir para combater duas frente: A CAUSA E AS CONSEQUÊNCIAS. 

A causa, deve ser priorizado o trabalho de conscientização, de educação e fiscalização dos focos criatórios do mosquito aedes aegypti. E aqui o Poder Publico pode criar um mutirão de funcionários, principalmente os professores para agirem na educação contra essa proliferação. Mas com relação as "causas", a POPULAÇÃO é o maior instrumento de combate, pois deve individualmente cada cidadão que mora em Nova Russas ter a consciência de combater os focos, as causa dessa epidemia, informando aos órgãos competentes e principalmente, instruindo e destruindo todos os possíveis habitats do maldito mosquito.
Com relação as consequências, ai sim responsabilizo diretamente a gestão pública do atual Prefeito de Nova Russas, pois é responsabilidade deste gerenciar os recursos e direcioná-los para que promova um melhor bem estar coletivo. É lamentável em Nova Russas não se saber ao certo o que se tem de fato, se é Zika, Chikungunya ou dengue. O Prefeito tem responsabilidade legal, e é este que deve procurar as instâncias superiores do Poder, os Deputados, os políticos que dão sustentação a sua gestão, para que os referidos prestígios se materializem em feitos práticos para tirar Nova Russas dessa condição. Reaparelhar melhor o Hospital Jose Gonçalves Rosa, inclusive ver a possibilidade de fazer de pronto o exame de identificação deste mau, ou se for o caso subsidia-lo em estabelecimentos particulares. Mas precisamos identificar o que a população tem... 

Caros leitores, tem gente morrendo em NOVA RUSSAS... Principalmente a população mais idosa, que certamente tem uma imunologia mais baixa, e isso é grave, muito grave. São vidas que são ceifada, não pela ação, mais pela omissão de quem tem obrigação de agir, e lembrem-se, falo em OBRIGAÇÃO. Quem está com a caneta do poder em punho tem não só a legitimidade, mas a OBRIGAÇÃO de agir e combater essa massificação de doenças incertas. Conclamo a população que faça sua parte, inclusive que cobre das autoridades competentes mais ação. O prefeito de Nova Russas na minha opinião está demorando muito para decretar a situação de "calamidade pública"em Nova Russas, pois quando se é ineficaz para se resolver um problema, é louvável que se tenha a humildade de peregrinar por ajuda, o que não consigo observar nessa gestão. O que querem é estancar as informações e politizar tudo por estarmos em ano eleitoral, passar a imagem de que está tudo bem, enquanto a população morre com a enfermidade não identificada. É LASTIMÁVEL... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário