segunda-feira, 30 de setembro de 2019

QUAL NOVA RUSSAS O TCE ENCONTRARÁ???


     O Tribunal de Contas do Estado, responsável pelo Controle Externo na Administração Pública do Estado do Ceará, estará em Nova Russas neste dia 30, e certamente encontrará um cenário bem  mais favorável do que tínhamos num passado recente. Nova Russas foi sorteada dentre outras cidades, num patamar de "baixa complexidade", ou seja, dentre as sorteadas, Nova Russas se enquadra num molde de gestão onde os números favorecem aos parâmetros indicados pelo mesmo Tribunal de Contas como o desejável na gestão pública.
     A redução do comprometimento da Receita Corrente Líquida com folha de pagamento, descendo a parâmetros abaixo dos 54% recomendado pelo TCE, é ao meu juízo o maior feito da Gestão Pública de Nova Russas atual, visto que as mudanças começam pelo meio estrutural da gestão, e esse comprometimento em folha, engessa de forma nociva o município, como ocorreu na gestão passada. A Nova Russas de hoje é muito diferente da gestão passada. Além de compromisso com a responsabilidade fiscal, vislumbra-se um gerenciamento sem mágoas, apartado de políticas enraizadas na divisão e na politicagem rasteira, a gestão de hoje paga contas de Prefeitos passados, patrimonializa o município, constroi com recursos próprios, paga salários de hoje e do passado deixados na poeira da irresponsabilidade e falta de compromisso com a população.
       É preciso termos lucidez no que se enxerga. Hoje, temos uma gestão que ainda precisa de muito para ser paradigma, mas não há como negar que se vislumbra vontade de fazer da gestão encabeçada pelo Prefeito Rafael Pedrosa, basta citar como exemplo as folhas de pagamento de 2008 e 2012 ( Que até TAC com o Ministério Público foi assinado), e a gestão passada presa a conselheiros retrogrados, não assumiu que a dívida não era do Prefeito A, B ou C, mas sim do município de Nova Russas. Esta gestão além de se esforçar para cumprir os compromissos no pagamento ordeiro da folha atual, esforça-se para pagar débitos de gestões passada, de rebocar e terminar obras inacabadas de gerenciamentos presos ao atraso, e que a população deve expelir. Afinal, todo poder emana do Povo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário