quarta-feira, 18 de março de 2020

O CORONAVIRUS E A RESPONSABILIDADE PÚBLICA EM NOVA RUSSAS...


É preciso refletir sobre alguns aspectos extremamente relevante para os dias em que a população mundial está atônita, esperando um terrivel mal que se avizinha. O Coronavírus, que de uma distante China, virou realidade em nosso cotidiano. Na Capital Cearense, já é percebivel a escasses de carros nas ruas, os supermercados mais cheios que os habituais, e os Postos de Atendimento Medico cada vez mais cheios.

Em Nova Russas, que temos um sistema de saúde unificado, onde o rico e o pobre é direcionado para a rede pública, e lá se iguala em busca de solução, chamamos atenção das autoridades constituidas no âmbito municipal, para saírem do frio papel de um plano encaminhado para o Ministério da Saúde, noticiado em Jornal de circulação Estadual, e partam para a prática... O Hospital José Gonçalves Rosa, não dispões de leito de UTI, nem muito menos, ao meu conhecimento, de nenhum aparelho de respiração mecânica, essencial para salvar vidas em situações mais graves do vírus.

É preciso uma ação mais energica do Poder Público, no sentido de informar a população acerca do COVID-19, pois as Fake News criam crendices que podem ceifar vidas. Acionar e mobilizar toda a equipe que compõe a Administração Municipal é importante, passando pelos Agentes de Saúde e Endemias, Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Assitentes Sociais... Os Professores da rede Pública Municipal de Ensino são de vital importância na lida com a informação correta e precisa, mais precisam ser treinados. Nova Russas precisa se preparar melhor para dias difíceis que se avizinham.

Em 2016, quando chamamos a responsabilidade o então Prefeito, pois estavamos diante de uma epidemia de Zica, Dengue e Chicunguya, grave e que o município nem se quer os dados de casos alimentavam no sistema do MS, no qual dezenas de vidas de Novarussenses foram ceifadas pelo grande mal, sobretudo os de mais idade, pretendiamos na verdade a preservação da vida. Desta feita, estamos diante de uma epidemia bem mais grave do que aquela de 2016, e pretendemos aqui o mesmo propósito, pois agora o Prefeito é médico, e entende perfeitamente o que vem adiante.

A informação, caros leitores, é fundamental nessa fase... É preciso fundarmos uma verdadeira rede de informação no município, mas de forma ordeira, e ai a Gestão é fundamental para ser a locomotiva que nos puxa. Criar um número de telefone para tirar dúvidas, usar as páginas na interner tanto da Prefeitura quanto da Câmara para fomentar esclarecimentos, bem como as redes sociais de ambas... O momento é de mover esforços para esclarecer a população. Esqueçamos os feitos físicos da gestão nesse momento, e nos apeguemos no que pode ser o maior feito da Gestão de Nova Russas gerida por um médico, o de preservar vidas queridas de irmão conterrâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário