segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

UMA IDEIA NA GUERRA DO COVID EM NOVA RUSSAS

 O município de Nova Russas não tem leito de UTI, nem respiradores para amenizar casos mais complexos provocados pela COVID 19, desta feita, é preciso buscar meios alternativos para minimizar a dor dos que se contaminam pelo traiçoeiro vírus, e evitar para que não agonizem em translados traumáticos de pacientes, que humilham e colocam em risco vidas que podem se perder em fração de segundos. Qual a saída, então? Sugiro que o município de Nova Russas procure com a máxima urgência a ESMALTEC, com a finalidade de adquirir o Capacete ELMO, que é uma tecnologia genuinamente Cearense, aprovada em definitivo pela ANVISA, e que pode minimizar em 60% os riscos de entubação de paciente em fase evolutiva.

O ELMO foi desenvolvido apartir da união pública privada, onde inteligências Cearense se uniram em prol da vida. A UFC com toda sua expertise de pesquisa, bem como um dos grandes especialistas em ventilação mecânica do Brasil, Dr Marcelo Alcântara, a Unifor, a FIEC, o Senai e a ESP, idealizaram em exímio tempo o equipamento, que vem salvando vidas Brasil afora, e que não está sendo aproveitado preventivamente nos municípios Cearenses como deveria. O custo do capacete para o município sai um pouco superior a um mil reais, caso adquiram um mínimo de 10 unidades, o que em comparando com a segurança que ele pode proporcionar ao paciente em dispneia, é algo imensurável.

A ESP, Escola de Saúde Pública do Governo do Estado, é responsável por treinar os profissionais que operacionalizarão o equipamento, que será interligado a um ponto de oxigênio, de forma simples e objetiva. A gestão pública, sobretudo nesse momento de guerra contra um inimigo tão ardiloso, deve se apartar um pouco da frieza do concreto e cuidar mais das pessoas de forma mais objetiva. 

Caso o município tenha interesse e encontre alguma dificuldade em adquirir o equipamento, me coloco a disposição para ajudar, visto já ter efetivado em outras experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário