quarta-feira, 16 de outubro de 2019

OPINIÃO - A POLITIZAÇÃO DO DESASTRE DE FORTALEZA


O triste episódio do Edifício Andrea, que desabou em Fortaleza ontem (15), foi uma fatalidade, anunciada é verdade, mas não deixa de ser uma fatalidade. Os fatos apurados e descritos até agora, denotam que o prédio passava por conservações, melhorias nas estruturas, e isso por si, mostra a vontade adversa ao ocorrido. Não foi observado em nenhum relato o dolo em se obter o resultado do triste fato.
Entretanto, com o prédio no chão, houve uma mescla de desespero dos que tinham parentes envolvidos, profissionais de segurança envolvidos na resolutividade do problema, voluntários que se avizinhavam ao problema alheio e tentavam de fato ajudar com desprendimento, e políticos... Não foram poucas as selfies, lives, transmissões ao vivo de políticos que esforçavam-se aproximar da tragédia como forma de estar visível ao problema, que ganhou amplitude nacional.
A política é meio, e nunca fim. É por meio da política que se materializa a sensibilidade pública em direcionar meios de resolução de problemas como a tragédia de Fortaleza. Mas é repugnante, apropriar-se de um desastre para se dar amplitude de pseudos feitos, de espuma densa, quando na verdade o propósito fim não é ajudar, mas aparecer e galgar louros eleitorais. O que é mais significativo, a vida alheia ou a eleição vindoura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário