terça-feira, 26 de novembro de 2019

A FUSÃO POLÍTICA EM NOVA RUSSAS...


O fato político relevante para este fim de ano certamente será a re união dos dois líderes políticos de Nova Russas na atualidade, o Prefeito Rafael Pedrosa e o Deputado Junior Mano, onde miscigenou situação e oposição, e exatamente nessa ordem, Nova Russas escreve capítulo "sui generis" da literatura política, visto que é a primeira vez que vi a "situação vir para oposição".
Ao se despir da vaidade de ser reeleito, o Prefeito Rafael Pedrosa denota maturidade por um lado, pois prova que não é agarrado ao poder, e isso é louvável, mas por outra vertente deixa seus combatentes mais fervorosos a deriva. A difícil disputa eleitoral de 2020, principalmente para Vereador, ceifará muitos e revelará outros, será ponto de partida para uns e de chegada para outros. 
A eleição proporcional, visto as novas regras, será briga de foice em quarto escuro, onde o voto será garimpado como ouro, e o eleitor mais do que nunca será extremamente valorizado. As conjunturas partidárias amarram os destinos de muitos, principalmente dos que tem mandato eletivo e não estão 100% oleados com a majoritária. E por falar em candidaturas a Prefeito, haverá concorrentes? É outro ponto preponderante para o pleito, sobretudo há probabilidade de múltiplas opções, o que facilitaria a vida do candidato do paço.
O cimento da aliança serão os prováveis feitos e obras para Nova Russas, o que de pronto torço para que de fato funcione e caminhe bem, pois o propósito da política é a coletividade. Todavia, há arestas na fusão que precisam ser bem costuradas para que não se criem bolhas no meio do caminho. Desprezar a capacidade de convencimento alheia, é o mesmo que achar que a conciência popular é mercadoria disponível. É preciso humildade e pé no chão para não haver retrocesso nas conquistas alcançadas, sobretudo pastorar de perto os Cavalos de Troia que se formam ao derredor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário