segunda-feira, 6 de abril de 2020

NOVA RUSSAS E O ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS


  Diante do terrivel mal que assola a população mundial, temos olhares voltados para o nosso terreiro, Nova Russas. A fragilidade da formatação do sistema de saúde brasileiro é o que preocupa e orienta para o isolamento social como forma de oxigenar o sistema e não colapsar. Em Nova Russas, temos um só hospital, que só agora saiu do oneroso inquilinaro, com 19 leitos registrados no Ministério da Saúde, sendo que nenhum conta com respiradores.
  
  Com uma população local que flutua nos 30 mil habitantes, Nova Russas precisa de ações preambulares como forma de se precaver da epidemia, visto que seria um desastre uma contaminação em massa. Sempre fui crítico da formatação desse sistema de saúde sobre rodas, mas o momentoé de buscarmos solução. Visto a dinâmica da disseminação do vírus, é notório a ação contundente do Prefeito Rafael Pedrosa, que a dias não sai de Nova Russas, acompanhando de perto a situação no âmbito municipal.
  
  Algumas ações são percebidas e serão mais adiante de grande relevância quando tudo isso passar. O pronto funcionamento do Centro de Especialidades Médicas para triar o suspeito de contaminação, a equipagem dos profissionais de saúde com devidos EPIs, demonstrando a responsabilidade do médico prefeito com os colegas de profissão. As barreiras sanitárias nas entradas para tentar dealguma forma conter ifectados e protger a população de Nova Russas. O diuturno trabalho dos que fazem a Secretaria de Saúde e demais para buscar combater a epidemia com a arma mais poderosa que temos, a informação. O atendimento domiciliar a suspeitos passiveis de isolamento. A criação de uma central de atendimentos para da apoio direto a população. O informe da importância do isolamento social por meio de carros de som. A responsavel estratégia da vacinação dos idoso, como forma de evitar aglomeração em locais de vacinação, bem como o procedimento domiciliar adotado aos com idade mais avançada, mostrando zelo e comprometimento com os Novarussenses que guardam nosso passado. Enfim, é visível que a gestão pública está fazendo o que é possivel fazer diante do grave caso, todavia reitero que a estrutura é insuficiente para atender uma contaminação em massa, portanto, FIQUE EM CASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário