sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ GASTA MAIS COM PESSOAL DO QUE AS PREFEITURAS DE JUAZEIRO E SOBRAL JUNTAS...

O comparativo abaixo demonstra excessos absurdos de gastos com pessoal da Assembleia Legislativa do Ceará com Pessoal. Tomamos como base informações divulgadas no site da AL-CE, e cruzamos com informações extraídas do endereço virtual do TCE com relação as Prefeituras de Sobral e Juazeiro do Norte (As duas maiores cidades do interior Cearense).Várias matérias televisivas já abordaram os excessos com gastos com pessoal da Casa do Povo Cearense, Clique Aqui .
Fonte: https://www.al.ce.gov.br/index.php/transparencia/despesas

A Assembleia Legislativa Cearense informou no site oficial da casa gastos na ordem de 263.658.233,88 (Duzentos e Sessenta e Três Milhões Seiscentos e Cinquenta e Oito Mil Duzentos e Trinta e Três Reais e Oitenta e Oito Centavos), um montante absurdamente alto.
Sobral, cidade polo da Região Norte, com 188.233 habitantes (IBGE: 2010), teve no ano de 2017 gastos superiores a 83 Milhões com Pessoal, ou seja, a Assembleia Legislativa do Ceará gastou aproximadamente 3 vezes mais do que a cidade de  Sobral com Pessoal. Juazeiro do Norte, outra cidade polo, do Cariri Cearense, referência da Região Sul do Estado, com população de 249.939 habitantes (IBGE: 2010), teve gastos aproximados de 100 Milhões a menos do que os gastos da Assembleia Legislativa com pessoal, totalizando gastos na ordem de 144 Milhões, conforme segue:
Fonte: TCE 

Fonte: TCE

É algo a ser ponderado pelo gerenciamento da Casa Legislativa, e obrigação de ofício do Ministério Público abrir a caixa preta dos gastos do Legislativo Cearense. Lastimamos a forma como o dinheiro público é apartado do interesse público, e preciso que a população em meio aos tempos de Transparência Pública, controle externo como ferramenta de exercício de cidadania, que criemos uma postura mais cobrativa com relação as prioridades dos gastos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário