quinta-feira, 6 de novembro de 2014

BELÍSSIMO TEXTO DO ADVOGADO NOVARUSSENSE CHICO CHAVES


NOVA RUSSAS, ACORDEI POR TI. . .

Acordei-me cedo, com a penumbra leve de um dia de domingo... Fui longe... busquei a distância intratempo da infância.
De repente me vi correndo por uma rua larga e imensa, com amigos da mesma idade e rosto que até hoje não me fogem da memória.
Uma mulher linda, branca e de voz meiga gritava por mim, mas apesar de voz alta, o som era meigo, quase cristalino, trazendo na ordem dura a ternura inconfundível.... "Francisco, venha prá casa, está muito quente. Voce é muito branco, vai adoecer e brincar demais no sol quente faz mal. Menino, já te falei, obedece sua mãe".
Ainda, agora até, consigo ver sua face. Pura e de amor. Trazia em sua voz a doçura das mães, entretanto com um elemento diferente - era extremamente doce e, sinto eu, tinha em sua maneira de "ser" a beleza pura de quem ama.
Minha mãe Eli, realmente era especial. Jamais reclamava com voz alta, sempre pedia desculpas antes de dizer o que realmente pensava, e, propositadamente, defendia os que eram ofendidos em sua presença - até mesmo aqueles que tinha restrições. Pura pureza.!!!
Mas o lugar era uma terra muito pequena, aconchegante e tranquila. Tinha um diferencial quase reconhecido pelas demais Cidades - o povo.
A Cidade de Nova Russas é assim uma cidadezinha incomum. Mulheres bonitas, homens inteligentes e uma característica ímpar - sua festividade e o prazer de receber..... Ah!!! Festa de Agosto... Uma festa de uma semana, que mais parece as festividades que acontecem dentro de uma família.!!!
Que tempos bons... e o que é bom é que eu não acordo.... Revi grandes amigos.... Sizé, Sulamita, Ana Lúcia, o Jóia (Martiniano), Getúlio, Emilson, Rogério, Bia, Washington, Miguel, Chico Rosa, e tanta gente....
O tempo faz com que nossa idade se renova... mas eu continuo sonhando.
Vejo na entrada do Grêmio as meninas com penteados com Laquê, umas minissaias... Opa, bem curtinhas... Os homens com calças bocas de sino, sapatos motinhas, cabelos arranjados ou cumpridos, "moda americana"..
Era moda dizer "não" quando alguém tirava uma garota para dançar... As feias eram eram as mais perigosas, pois queriam dizer "não" apenas para se mostrar para as mais bonitas. Como eu era prático observei logo isto, e, preventivamente, só tirava para dançar (sempre dancei péssimo) as mais bonitas ou minhas amigas.
Mas estamos na festa de agosto... íamos para os lugares mais agradáveis - apesar do calor sufocante e quase 40 - só que não achava tão quente. Barragens, casas afastadas e outros encontros . . . eram nosso forte.
Meu Deus, como está longe, e eu achava, à época, que o melhor lugar do mundo era Nova Russas. Tanto é verdade que após me formar fui morar lá - em 1981. Fiquei morando até 1986 quando retornei em Fortaleza.
Mas, deixa prá lá... Voltei ao sonho e vi tudo: a festa de agosto, os Kossorocos, o Trio Elétrico saindo com um monte de gente "cheia dos paus". De um lado o Trio Elétrico do Ednásio e do outro o do Zé Wagner. A competição era meio besta!!!!
Mas, quando anoitecia todos íamos para a Pracinha . . . Primeiro, na frente da Igreja, depois os Parques de Diversões: "Esta música vai para alguém de letra "M" que é muito apaixonado e manda esta música para alguém muito bonita da letra "G". kkkkkkkk
Mas quem não ia para a "Exposição" era um besta, um boçal.
Oh! Nova Russas cheia de lembranças... Mas, cá dentro em mim, o que mais lembro da minha terra natal era o desejo incontrolável de ir para as férias... Quase como um chamamento inegável, as férias eram lá... E que férias!!! Fazíamos de tudo, apesar das poucas opções. E hoje, morando desde de muito jovem em Fortaleza, com todas as oportunidades que a Cidade nos oferece, não há a mais satisfação de sair e se divertir como fazíamos - no sonho e na vida real.
Nós, os forasteiros vigilantes, apenas amamos a nossa Cidade, tão maltratada, tão malcuidada e sem proteção...
Quiçá num prazo curto ela fique protegida por alguém que a ame, assim como eu, que não perde a esperança de vê-la melhor, sem o azeite nefasto daqueles que querem apenas explorá-la. Sem citações de nomes, porque seria partidarização, mas àqueles que lutam para mantê-la linda, que a façam linda e a preserve, pois eu, sou apenas seu enamorado, sinto falta do amor que ela me remonta, do poder de satisfação em visitá-la e dizer: "Nasci aqui, minha família nasceu aqui, a família de minha mulher - a Bebela - nasceu aqui. Fui feliz aqui e quero bem a quem cuidar do meu sonho...." Ufa! Acordei, fui à luta....
Depois do sonho, desci, abri o jornal e me lembrei que tinha sonhado . . .
Esta nota é para você minha amada Nova Russas.

CHICO CHAVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário