terça-feira, 14 de julho de 2015

DRA JULIANA ROLIM FALA SOBRE PRESSÃO ALTA...

PRESSÃO ALTA

Fonte: Internet
A hipertensão, ou pressão arterial elevada, é um problema que acomete muitas pessoas em nosso meio. Ela é uma doença silenciosa e pode não haver nenhum sintoma ou sinal. Apesar disso, ela danifica o corpo e pode até trazer problemas ao coração. Portanto, é importante monitorar freqüentemente sua pressão, especialmente se ela já esteve alta alguma vez ou se algum membro da sua família é hipertenso.

Hipertenão Arterial Sistêmica

Fonte: Internet
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é diagnosticada pela detecção de níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA) pela medida casual. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.
A expressão pressão arterial (PA) refere-se à pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias. A pressão arterial bem como a de todo o sistema circulatório encontra-se normalmente um pouco acima da pressão atmosférica, sendo a diferença de pressões responsável por manter as artérias e demais vasos não colapsados. 
Fonte: Internet

Quem tem maior risco de ter PRESSÃO ALTA?

A Hipertensão é muito comum, e acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinga em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.
Na maioria das vezes não conseguimos saber com precisão a causa da hipertensão arterial, mas sabemos que muitos fatores podem ser responsáveis, TAIS COMO:
  • Idade: existe correlação linear com a idade. 60% das pessoas acima de 65 anos tem HAS. Embora seja mais frequente com o avançar da idade, crianças podem ser hipertensas.
  • Sexo e Etnia: A prevalência global de HAS entre homens e mulheres é semelhante, embora seja mais elevada nos homens até os 50 anos, invertendo-se a partir da quinta década. Em relação à cor, a HAS é duas vezes mais prevalente em indivíduos de cor não branca.
  • Hereditariedade
  • Excesso de Peso: contribui para o aumento da pressão, mesmo em pessoas jovens
  • Ingestão excessive de sal na dieta
  • Ingestão excessiva e prolongada de álcool
  • Sedentarismo: a atividade física ajuda a controlar a pressão arterial
  • Problemas renais
  • Problemas nas glândulas (endócrinas)
  • Problemas do sistema nervoso central
  • Gravidez
  • Tabagismo: é um fator de risco das doenças cardiovasculares
  • Estresse: excesso de trabalho, angústia, preocupações e ansiedade podem ser responsáveis pela elevação da pressão.
Fonte: Internet

Quando uma pessoa é considerada Hipertensa?

Fonte: Internet
A PA deve ser realizada em toda avaliação por médicos de qualquer especialidade e demais profissionais da saúde.
A pressão arterial deve ser aferida com o paciente na posição sentada, respeitando um período de repouso de 5 minutos. Medidas com valores iguais ou superiores a 140/90 mmHg são consideradas altas, mas não é possível basear o diagnóstico apenas em uma leitura. Muitas vezes são necessárias várias leituras para estabelecer o diagnóstico. Se a leitura inicial apresentar um valor alto, deve-se então, medi-la novamente, em seguida, mais duas vezes e, em pelo menos mais dois outros dias, para assegurar o diagnóstico de hipertensão arterial. As leituras não apenas revelam a presença da hipertensão arterial, mas também auxiliam na classificação de sua gravidade.
A pressão é medida de duas formas:
Sistólica: é a pressão exercida nas artérias durante os batimentos cardíacos
Diastólica: é a pressão exercida nas artérias nos intervalos entre as batidas
A pressão sanguínea é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e escrita sempre com a pressão sistólica antes da diastólica (por exemplo: 120/80 mm Hg ou 120 por 80). A pré-hipertensão consiste numa pressão sanguínea que está entre 120-139/80-89. A pressão que está em 140/90 ou mais é considerada alta.
A pressão pode aumentar ou baixar dependendo da sua idade, condições do coração, emoção, atividade e medicamentos que você toma. Uma vez que ela se apresente alta não quer dizer que você seja hipertenso. É necessário medir várias vezes enquanto você estiver descansando confortavelmente por pelo menos cinco minutos.
A pressão arterial ideal para a minimização do risco de problemas cardiovasculares situa-se abaixo de 120/80 mmHg. Para a maioria da população, a pressão arterial deve estar abaixo de 140 e/ou 90mmHg, exceto para os diabéticos (<130/85 mmHg) e renais crônicos (indo até < 120/75 mmHg).
Em diabéticos, a pressão deve ser menor que 130 x 85 mmHg.
http://departamentos.cardiol.br/dha/vidiretriz/vidiretriz.asp

SAIBA COMO MEDIR A PRESSÃO ARTERIAL DE FORMA CORRETA

Fonte: Internet
É extremamente importante que as pessoas, inclusive as que realizam tratamento, saibam medir a pressão arterial. Os procedimentos de medida da pressão são simples e de fácil realização. Contudo, nem sempre são realizados de forma adequada.
Antes de medir é importante
1. Explicar o procedimento ao paciente e deixá-lo em repouso por pelo menos cinco minutos em ambiente calmo. Deve ser instruído a não conversar durante a medida. Possíveis dúvidas devem ser esclarecidas antes ou após o procedimento
2. Certificar-se de que o paciente NÃO:
  • está com a bexiga cheia
  • praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos
  • ingeriu bebidas alcoólicas, café ou alimentos
  • fumou nos 30 minutos anteriores
3. Posicionamento do paciente:
Deve estar na posição sentada, pernas descruzadas, pés apoiados no chão, dorso recostado na cadeira e relaxado. O braço deve estar na altura do coração, livre de roupas, apoiado, com a palma da mão voltada para cima e o cotovelo ligeiramente fletido
Para medir a pressão arterial, o indivíduo deverá ter em mãos um esfigmanômetro. Este aparelho consiste em um manômetro conectado a um manguito (braçadeira) inflável de borracha, normalmente. Após posicionar o aparelho no braço da pessoa de forma correta, ele deverá seguir os seguintes passos:
  • Primeiro passo – insuflação
Após a colocação do aparelho, o manguito é insuflado. Devido ao aumento da pressão do ar, as artérias do braço da pessoa são comprimidas, impedindo a passagem de sangue;
  • Segundo passo – esvaziamento do manguito
Com o estetoscópio posicionado na artéria braquial da pessoa, é liberado o ar do manguito. Com isso, a pressão diminui e o sangue começa a passar pela artéria. No momento que se escuta o primeiro barulho, através do estetoscópio, é o som correspondente a pressão sistólica (valor máximo da pressão arterial);
  • Terceiro passo – continuação
Após escutar o primeiro som, continue liberando o ar até que o momento em que se deixa de ouvir o som. Esse último som é o que define a pressão diastólica (valor mínimo da pressão arterial).
É muito importante que o paciente anote os valores das pressões arteriais, por ser uma forma de controle. Assim, diante de valores muito elevados, busque a orientação de um médico especialista.

Quais são as conseqüências da pressão alta?

Fonte: Internet
A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao "derrame cerebral" ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos.
No início da apresentação da pressão arterial, o indivíduo pode não apresentar sintomas. Porém, com a passagem do tempo e com a evolução do problema, algumas manifestações podem ocorrer. Entre elas podemos citar:
  • Dor de cabeça;
  • Falta de ar;
  • Náuseas;
  • Dor no peito;
  • Tonturas.
Fonte: Internet
Fonte: Internet

Mandamentos contra a pressão alta

Fonte: Internet
  • Meça a pressão pelo menos uma vez por ano
  • Pratique atividades físicas todos os dias.
  • Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
  • Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
  • Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
  • Abandone o cigarro.
  • Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
  • Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
  • Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
  • Ame e seja amado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário