sexta-feira, 17 de julho de 2015

NOVA RUSSAS E SUA DEPENDÊNCIA...

Justificar que a grande maioria dos municípios Brasileiro sejam quebrados e não tem insuficiência arrendatória, é a saída quando se fala do caos da Gestão Pública no Brasil. Todavia, diante do caos, não enxergo nenhuma iniciativa gerencial para minimizar a dependência de municípios como a Nova Russas da situação de completa dependência de transferências de receitas para equalizar suas contas. Uma cidade com chapéu na mão literalmente, vivendo das migalhas do Estado e da União por pura incompetência gerencial e vaidade política.
Estarreço-me toda vez que me deparo com as contas públicas de Nova Russas, e desta vez venho mostrar aqui que 84,06% de tudo que o município arrecada vem de repasses Estaduais e Federais. Tá errado... Cadê o planejamento do município??? Pra que que serve uma gestão de finanças??? Prefeito faça algo para minimizar essa dependência... Diminua os gastos com pessoas, equilibre a tributação do município, atraia novas empresas para Nova Russas... E aqui ressalto que municípios bem menores do que Nova Russas, se desenvolvem a passos largos, como é o caso de Ipueiras que tem um índice de 77,19% dependente de transferências, alto ainda, mais se nota vontade gerencial de se melhorar esses números. Em Ipueiras por exemplo, os gastos do município com folha de pagamento nucleiam os 47%, enquanto Nova Russas desde os primórdios dessa gestão desastrosa que não baixa de 60%.
Fonte: http://www.tcm.ce.gov.br/transparencia/uploads/lrf/municipio/118/2015/118-2015-1quadrimestre.pdf
O que venho levantar aqui nesse texto é de cunho gerencial, que alerto para a falência múltipla dos órgãos da Gestão Pública de Nova Russas. É lamentável assistirmos uma gestão passando a chuva com chapéu alheio... Comemorando feitos sem méritos, e mostrando aquisições que são de origem Estadual ou Federal. Não enxergo nessa gestão que tange os destinos de Nova Russas cunho gerencial, e eu na qualidade de Administrador de formação posso questionar a parasitisse que vive minha terra hoje. Seria louvável o município comprar um carro com recursos próprios, com a arrecadação de ISS por exemplo, e não ser dado pelo Governo em troca de politicagem barata. Tá passando da hora de pararem de marquetear as coisas, e gerenciar de fato o município. 
Diminua o comprometimento da receita com gastos de folha de pagamento, recrie o setor de tributos não só para dar empregos, mas para ser parceiro da gestão e planejar e efetivar urgentemente um política de atração de novas frentes de trabalho e arrendatória para Nova Russas... Essas são medidas que certamente melhorariam e muito os índices de dependência da Prefeitura de Nova Russas com as transferências advindas de outras esferas, e certamente condicionaria a máquina pública a ter mais condição de construir uma Nova Russas melhor no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário