segunda-feira, 8 de julho de 2019

QUEM SE SALVARÁ EM 2020???

Dentre as muitas temáticas acerca das eleições de 2020, certamente a colcha de retalho que começa a ser costurada, para não se tornar tardia, é sem duvidas a da nova composição da Câmara. Dos 13 partidos que compõe os 13 assentos, restarão bem menos do que uma mão de dedos. A pluralidade distorcida dos "donos de partidos", cederá lugar a agremiação humilde com pares antagônicos, para se salvar...
O salve-se quem puder, é hoje... Condutas alheias as boas práticas de diálogos e postura não condizente com o interesse público, certamente terá a rejeição das urnas. E terá aqueles que tirarão boa quantidade de votos, mas no molde posto para 2020, não se elegerão, pois a nova formatação oportuniza o dialogo partidário voltado para priorizar a vontade soberana do Povo. As costuras partidárias dão lugar as costuras de candidatos... Ganha que tiver mais capacidade de aglutinação e convencimento.
Distritos com abundância de representatividade, como é o caso da Lagoa, se não tiver boa articulação, perderá espaço na Câmara. Nova Betânia, sem nenhum representante, certamente não se repetirá... Enfim, a vez poderá ser dos suplentes, que não foram ouvidos pelos titulares, com raríssimas exceções, e que juntos agora se tornam mais fortes do que os assentados. Quantos titulares tiraram licença para oportunizar um suplente? O mandato deixará, depois de 2020, de ser um meio, e passará a cumprir sua principal função social, a contribuição. 
Aliados univitelinos de hoje na bancada, daqui a alguns meses, quando tiverem seus interesses repartidos, serão adversários ferrenhos... A dinâmica da disputa colocará frente a frente as habilidades políticas individualizadas, e os interesses próprios diante de um pleito dos mais disputados. É chegado a hora de transitar entre o estático e o dinâmico, entre o que se viciou ser e o que vem audaciosamente buscar uma vaga à sombra... E o povo? Como sempre observará os muitos candidatos e votará de forma dispersa, o que potencializa mais ainda o drama dos assentados.
Saber onde a população penderá, é tarefe difícil... Mas saber que a população prefere em boa parte o novo ao velho, isso é fato. Esperamos uma Câmara de cara nova, e principalmente de postura política mais cobrativa, e diferente do que temos hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário