segunda-feira, 21 de julho de 2014

AÇUDE FARIAS DE SOUSA ESTÁ SECO...

Fiquei muito preocupado ao me deparar com as imagens abaixo, feitas pelo amigo Temoteo Alves, que mostram a realidade do principal reservatório d'água de Nova Russas, o Açude Farias de Sousa. Seco, é como as imagens nos mostram... Isso nos faz refletir sobre a necessidade de Nova Russas buscar medidas sustentaveis, inteligentes e rápidas para garantir o abastecimento no decorrer dos anos que estão por vir, haja vista que segundo a FUNCEME, enfrentaremos estiagens pelo menos em 2015.
Trazer água do Açude Araras é uma medida paliativa, pois quem passa na cidade vizinha de Varjota, vê e comprova que este também está com limitações de água, e que já abastece as cidades de Reriutaba, Pires Ferreira, Ipu, alem da própria Varjota e do perímetro irrigado que fica as margens do Araras. Como um cego pode ajudar outro??? Como o Governo do Estado afirma que o Açude Araras é capaz de abastecer ainda as cidades de Nova Russas e Crateús??? Levanto a questão que são aproximadamente mais 100.000 consumidores para tirarem água do Araras. 
A falta de programação, e o pior a falta de vontade política dos nossos governantes e votados em Nova Russas, faz com que agora, e somente agora, seja possível ver interessados na causa por se tratar de um período que antecede o pleito eleitoral, mas é notória a ausência desses políticos no decorrer dos últimos 4 anos que intercalaram o ano de 2010, a ultima eleição e 2014. Falta zelo, priorização do interesse público, planejamento, e uma gestão que tenha mais ouvidos para as necessidades do povo de Nova Russas.
Não acredito muito em nada feito as pressas, ainda mais quando se trata de um serviço vital para a sobrevivência humana, como é o caso da água. Obras paliativas e tidas como emergenciais, deviam ser de fato mais localizadas no município, e que essa fosse a principal dependência. Onde está os poços profundos??? Por que não se incentiva para o subsidio de poços artesianos??? Nova Russas, se não fosse tão esquecida pelos politicos aqui votados, já deveria ter implementado uma barragem no Rio Acaraú, que corta o município, ou mesmo no Curtume... Mas é explicito a falta de vontade e prestigio dos que gerem os destinos desse povo.

Precisamos mudar a forma de administrar Nova Russas... Se não conseguirmos mudar a forma de pensar dos nossos representantes, é preciso então mudá-los...




Nenhum comentário:

Postar um comentário