quarta-feira, 16 de setembro de 2015

É PRECISO OXIGENAR A POLÍTICA DE NOVA RUSSAS...

Trato o meio político como um ambiente que necessita de renovação de idéias e ideais, como terra propícia e necessária de cultivar bons propósitos e que deve ser permanentemente renovada, reinventada, replanejada e oxigenada. A alternância do poder sempre será o grande espírito da democracia. Sempre fui contra as permanências exageradas de pessoas ou grupos políticos no poder, e me refiro a satisfação que tenho em ver a aberração da reeleição cair. Como legitimar o regime democrático que criticava e apedrejava as práticas oligárquicas, monárquicas e até mesmo imperativas, se tendenciava com a reeleição praticar atos semelhantes??? 
Em Nova Russas estamos vivendo um histórico momento, que o tempo contará as gerações futuras esse marco, isto porque está enraizado na cultura política local o pensamento politico onde os mandatários confundem a todo tempo o público com o privado, e desoportuniza os desnascidos do mesmo ninho. É vital para o desenvolvimento do município, que haja renovação de pensamentos, que haja novas idéias, que se dê nova formatação a gestão pública, que se trate a coisa pública com propósitos de se priorizar de fato a coletividade, com o interesse público sempre se sobre saindo, com uma desoneração dos gastos gerenciais, com uma gestão participativa de fato, enfim com o povo no centro das decisões.
Não podemos mais aceitar que Nova Russas que gerencia algo em torno de 55 Milhões de Reais por ano, tenha uma gestão esmoleo e vivendo a mercê da boa vontade das esferas superiores, que seja inquilina na saúde, na educação, e demais secretarias, que tenha um gasto absurdo com folha de pagamento enquanto no hospital se falta uma cibalena, que o povo viva a mercê da vontade unilateral de meia duzia de "prefeitos" que se digladiam pelo poder nas barbas do mandatário... Enfim, Nova Russas precisa experimentar da juventude de idéias a oxigenação do vigor e da vontade de servir e não de se servir da coisa pública. Necessitamos urgentemente que a juventude consciente tome as rédeas da situação, que se espelhe em muitos acertos do passado, mas que ignore os erros pregressos, que se politize e se interesse pelas decisões que normatizam a conduta no município. Nova Russas precisa ser gerenciada de fato e verdade, precisa criar uma agenda positiva com as prioridade da população sempre na pauta, precisa-se cultivar compromissos políticos cumpríveis, e exterminar do meio os que se motivam apenas pela vaidade e pelo rancor.
A população não pode pagar por sentimentos pessoais de "pseudos mandatários" que acham que mandam, que se acham acima do bem e do mau, que se auto intitulam melhores do que os outros. É preciso nuclear o povo nas decisões, é necessário que as escolhas da população sejam motivadas pela vontade e a capacidade de fazer dos pleiteantes. Nova Russas precisa erradicar práticas políticas anti éticas, que denigrem vergonhosamente as imagens de quem coloca a cabeça e diz que pode ser candidato... Será que os que tenta denegrir não tem espelho em casa??? É preciso discutir um planejamento pro município, e não se nuclear pelo um simples nome.
O que já foi experimentado, a população de Nova Russas já sabe do que é capaz, é preciso ousar, oportunizar e se desacorrentar de dogmas que tem como único propósito a perpetuação no poder. Não tratemos Nova Russas como uma capitania hereditária de qualquer que seja o grupo, pois o agrupamento é necessário, mas para enriquecer o campo das idéias, e não os saldos bancários. O espirito público se faz necessário para que Nova Russas saia da inercia nociva em que se encontra, é de vital importância escolher melhor, a população precisa delinear critérios para se escolher o próximo Prefeito, haja vista que a anos estamos nos atrofiando diante até mesmo de ex-distritos como o Ararendá e a Ipaporanga. É preciso dizer chega a mesmice e avançarmos num entendimento que favoreça a coletividade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário