terça-feira, 1 de setembro de 2015

Economia pelo o avesso

Sempre que nos deparamos com uma crise econômica, seja ela de proporções e  origem interna ou externa, surge um vasto elenco de soluções mágicas e mirabolantes como sendo a solução para tudo. Mas o que muito nos intriga é a forma nada nova por não dizer ultrapassada, que sempre querem aplicar levando o sofrimento cada vez maior dos mais prejudicados. Desde os mais elementares princípios da economia recomenda que em momentos de desajuste nas contas, o bom senso recomenda que devemos diminuir gastos, cortar despesas, essa seria a receita mais recomendável  para esses momentos, mas o nosso país está vivendo ainda na época da antiga Roma, quando os dirigentes gastavam de forma desregrada e para suprir a gastança desmedida passavam a aumentar impostos cada vez mais levando o povo ao sacrifício. A história se repete, no Brasil estamos vivendo esse tempo, onde os governos de todas as esferas gastam sem critérios e depois querem empurrar a conta para sociedade aumentando impostos, como sendo a solução para tudo.
È o que estão querendo fazer em nosso país recriando a famigerada CPMF apenas com uma nova sigla. Imposto injusto com efeito cascata sobre a economia e que sem dúvida será repassado para os preços. Além do mais a recriação desse imposto seria uma tremenda bi-tributação, pois lembremos que o famoso IOF – Imposto sobre Operações Financeiras, foi mais que dobrado para compensar as perdas de arrecadação com a CPMF, e recriá-lò seria onerar a ainda mais os setores produtivos que precisam recorrer ao setor financeiro para poderem financiar suas atividades produtivas, isso seria extremamente danoso e inibidor do crescimento econômico de nosso país. Precisamos pensar em descobrir novas fontes para alimentar ânsia arrecadativa do setor público, que gasta muito e mal. Antes de pensarmos em criação de qualquer imposto novo, o governo tem que mostrar para sociedade que está cortando gastos, diminuindo os desperdícios, melhorando a qualidade das despesas públicas, não querer mais uma vez empurrar de guela abaixo aumento de carga tributária, em uma economia já tão combalida como a nossa.

Caso isso venha acontecer que espero que não, seria uma tremenda traição da classe política com sociedade brasileira, que a tempos vem pedindo diminuição da carga tributária, que vem sufocando o setor produtivo a anos. A capacidade contributiva da sociedade está esgotada, impor mais imposto nesse momento é querer matar a galinha dos ovos de ouro, ou forçar o Brasil voltar a época da inconfidência, e o país mergulhar em uma insatisfação generalizada. Não vamos brincar com fogo tudo tem limites, os bolsas da vida conseguem segurar alguns segmentos que estão sendo favorecidos, mas não por todo tempo. O Brasil precisa ser levado a sério, o que até hoje não tem acontecido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário