sexta-feira, 28 de agosto de 2015

NOVA RUSSAS SITIADA PELO FOGO DAS QUEIMADAS IRREGULARES...

Não é Troia, cidade lendária, onde ocorreu a célebre Guerra de Troia e terminou em chamas, descrita na Ilíada, em um dos poemas atribuídos a Homero. Mas é Nova Russas no sertão do Ceará que vive dias difíceis sitiada pelo fogo das queimadas... Rudimentar prática agrícola e reprovável pelo prisma ambiental, além de ser causa de diversas enfermidades respiratórias para quem inala a fumaça.
As redes sociais estão recheadas de manifestações de insatisfação da população com relação ao insuportável fumacê que toma conta de Nova Russas diariamente. Ambientalmente falando, chamo atenção a conduta inadequada, e rogo aos órgãos como a SEMADE (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Nova Russas), a SEMACE (Superintendência Estadual de Meio Ambiente do Ceará) e ao IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), consequentemente nas três esferas, que coíbam esse tipo de prática. Peço também a Câmara Municipal de Nova Russas que tome alguma iniciativa no sentido de algum Vereador(a) de bom senso criar uma norma que proíba, ou regulamente essa prática tão atrasada.
Somos sabedores que Nova Russas não tem um sistema de saúde com eficiência mínima para curar uma simples gripe, avalie os senhores(as) cuidar de enfermidades mais sérias provocadas pela fumaça nociva dessas queimadas. É preciso pensar numa cidade que tenha como núcleo o bem da coletividade, e não a satisfação de poucos. Essas queimadas trazem mazelas que só tem a prejudicar Nova Russas. Do prisma legal, provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental definido no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, com previsão de pena de reclusão de dois a quatro anos, assim como causar incêndio expondo a vida, integridade física ou patrimônio de outro a perigo sujeita o infrator à reclusão de três a seis anos (artigo 250 do Código Penal).

Irei protocolar, eu mesmo manifestos nos órgãos Semace e Ibama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário