segunda-feira, 22 de abril de 2019

EDITORIAL - 519 ANOS DE DESCOBRIMENTOS...

O Brasil precisa ser redescoberto. Esse gigante de dimensões continentais, é um dos territórios com maior miscigenação de povos do Planeta. O Brasil descoberto pelos Portugueses, habita hoje Holandeses, Africanos, Suíços, Japoneses... É um País plural na essência, com vários costumes e diferenças, e busca o tão desejado desenvolvimento.
A séculos o Brasil é o País do futuro, a promissora nação cambaleia ainda num enraizamento retrogrado, agarrado a práticas nocivas como a falta de espírito coletivo nas ações governamentais, principalmente. É rico pela natureza, mas pobre pela iniciativa mesquinha dos governantes, que dos palanques pra baixo trocam os discursos inflamados por acordos de alcovas.
O Brasil ainda escraviza sua gente pelo saber, ou melhor, pela ausência do saber. A escravidão da ignorância é muito mais perversa do que a do tronco. Ela maltrata sorrateiramente pelo interesse alheio ao público. A educação é certamente o único e sustentável caminho para sermos alforriados de um sistema apodrecido, que carrega práticas trazidas nas caravelas, a 519 anos.
Num 22 de Abril, decorre a história, que fomos oficialmente descobertos, assim meio por acaso, por improviso e com a malícia de uma gente que mais queria extrair do que desenvolver o local achado... Alguma semelhança com nossos dias é mera coincidência... O Brasil equilibra-se no horizonte como um futuro utópico, que nunca chega, que vive num faz de contas, faz de contas que se acredita, e faz de contas que existe. É preciso dar saber a esta gente brava, guerreira, criativa, miscigenada, e que certamente é a capital mais cosmopolita do mundo...
O Brasil redescoberto, seguirá em berço esplêndido seu curso e através do saber, será uma das maiores potências do Planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário