Como ficará a Câmara de Nova Russas apartir de 2020?
Sabedores de que a regra eleitoral não permite mais a bizarra coligação eleitoral, a eclética composição do legislativo Novarussense terá que fazer o queimais teme, se compor para escapar. Isso porque o formato atual prepondera os donos de partidos, ou seja, 13 vereadores, 13 partidos... As eleições de 2020 acabará com essa lógica.
Sem a coligação, ou o candidato, hoje vereador, trata de se compor em uma agremiação que tenha bons candidatos para bater o coeficiente eleitora, ou correm sérios risco de ficarem de fora da Câmara de Nova Russas. Os donos de partidos, terão que incrementar suas bases com novas candidaturas, ou compor com outros vereadores, em verdadeiras fusões eleitorais, por uma questão de sobrevivência política.
Depurará de 13 para algo em torno de 4 ou 5 partidos na nova Câmara de Nova Russas que será eleita em 2020. Os partidos serão fortalecidos pela agremiação em poucos, e a pedaleira deixará de existir. Sendo válido observar que a nova composição partidária do Congresso, eleito em 2018, ditará por exemplo os mais robustos partidos do prisma do tempo proporcional à bancada para o tempo de rádio, do fundo partidário, sendo que é valido salientar que a drástica mudança no cenário nacional, interferirá diretamente no cenário local... Em síntese, quem quiser ocupar espaço na sombra do legislativo local no pós eleição 2020, terá que começar pensar nesta composição este ano, senão corre seríssimo risco de ficar fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário