terça-feira, 20 de dezembro de 2016

O PÓS DIPLOMAÇÃO... A CÂMARA E O SECRETARIADO...

Passado a diplomação do Prefeito e Vice de Nova Russas, bem como todos os vereadores eleitos, o mundo político parte para duas searas que interferirão diretamente na governabilidade da gestão eleita. Uma delas é a escolha do Secretariado, do primeiro escalão, de que de forma mais direta irá auxiliar o gerenciamento do município sob o comando do Prefeito eleito. E a outra é a eleição da primeira mesa diretora da Câmara Municipal, que tem papel fundamental pro próximo pleito.
A escolha do Secretariado tem ganhado as calçada e as redes sociais nos últimos dias... Muitas são as especulações de nomes, coisa que não iremos fazer aqui. Nosso propósito em citar o assunto é tão somente didático e contributivo. Rogo ao novo Prefeito que vislumbre técnicos, pessoas que conheçam minimamente o funcionamento da gestão pública, sejam incutidos do interesse público de servir e que sejam proativos no sentido de vislumbrarem fora do alcance geográfico do município alternativas para beneficiar o conjunto da Gestão. Outro critério de relevante importância, certamente é a probidade pregressa, que ateste que o escolhido que já tenha assumido cargo público tenha tido desenvoltura proba, e nisso o próprio TCM é grande parceiro, pois disponibiliza no seu site um sistema de consulta de CPF, ACESSE AQUI ,onde o novo Gestor pode recorrer e atestar a boa conduta do escolhido em outras gestões. 
Outro ponto bastante relevante para a próxima gestão é a eleição da primeira mesa diretora da Câmara. Embora entenda que pela independência dos poderes, o mais coerente seria deixar que o Legislativo buscasse pela sua independência seu próprio rumo, e não houvesse interferência do Executivo. Visto que vivemos tempos diferentes da barganha exacerbada, onde a transparência e a informação elegem e condenam, onde não cabe mais a investidura de um mandato para buscar meios de favorecimentos individuais. É necessário um Legislativo independente, austero e com suas funções e prerrogativas bem delineados e materializados nas ações individuais de cada parlamentar. 
O fato é que Nova Russas necessita de uma reconstrução, precisa urgentemente ser tirada do atraso em que se encontra, e para isso é preciso vislumbrar uma oposição e uma situação que coloque no centro das decisões não o Prefeito, o Poder, mas sim os anseios do Povo. Por outro lado, do prisma gerencial, espera-se que o novo Gestor busque escolhas tendo como fatores o conhecimento, a lisura, a transparência, as habilidades técnicas... Mas ignore de vez a comuta de cargos por apoios... Precisamos de uma classe política mais voltada para o coletivismo, se não certamente termos mais dias negros na gestão pública de Nova Russas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário