quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

A SAÚDE DE NOVA RUSSAS E SEUS DESAFIOS...

A saúde pública de um município como Nova Russas deve ser vista como um conjunto de fatores. A saúde de qualidade se dá pelo que se come, se bebe e se pratica de atividade física... A soma desses fatores certamente trará ao indivíduo uma melhor qualidade de vida e precisará menos da saúde pública custeada pela Prefeitura.
Temos que pensar em saúde do município de Nova Russas, primeiro desenvolvendo um programa com metas e diretrizes do que se quer fazer na saúde pública de Nova Russas nos próximos anos... É preciso materializar pensamentos no papel. O gerenciamento dos resíduos sólidos, passando pelo aumento da rede de saneamento básico do município e indo até a questões econômicas do município, certamente terá consequências na saúde pública de Nova Russas.
Não se pode mais aceitar uma gestão em Nova Russas que enxugue gelo, que trate somente as consequências, e esquecendo-se as causas. Estatísticas devem ser importantes como norte a se tomar, mas não pode jamais numa gestão que lida com vidas servirem de peças de propaganda em prol da unidade política. Necessitamos de incentivos às práticas esportivas e de atividades físicas a terceira idade como forma de desoneração de gastos. A educação voltada para a saúde pública é vital para semearmos consciência futura as próximas gerações. O hospital José Gonçalves Rosa deve ser melhor aparelhado em primeiro momento, haja vista que a promessa do Governador Camilo de conseguir um prédio hospitalar para Nova Russas nunca saiu da promessa. Penso que é preciso priorizar prata da casa, pois trás pra gestão de saúde mais sensibilidade e bairrismo em servir.
O sanear deve ser concluído, pois saneamento e coleta seletiva de lixo são fatores que economizam diretamente nos gastos com saúde. Pra se ter uma ideia, a cada R$ 1,00(Um Real) gasto com saneamento, se economiza R$ 4,00(Quatro Reais) com saúde pública... Essa lógica deve ser levada em consideração, e ilustrada com o estado de guerra em que Nova Russas passou em meados de maio desse ano com a epidemia de Dengue, Zica e Chincunguya... Enfim, precisamos gastar mais com remédios do que com pneus, é absurdo a desumanidade de transportar um enfermo de complexidade mínima. Nova Russas precisa ser reinventada na saúde pública, muito tem que ser feito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário