sábado, 8 de julho de 2017

RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

Fonte: Facebook
Estudando a situação política de nosso País, venho informar que a esperada renovação da classe política brasileira, após o impacto gerado pelas delações da empreiteira Odebrecht e JBS, deve privilegiar candidatos "ricos" e que "atingem grandes massas", como empresários e lideranças religiosas.
Isso porque, como o custo da campanha eleitoral continua sendo muito alto e as empresas estão proibidas de doar, tendem a ter melhor desempenho nas urnas aqueles com maior acesso a recursos financeiros e com imagem mais consolidada junto ao público.
Embora haja uma grande expectativa de mudança, frente ao que chamam de "derrocada da velha política", o grau de renovação vai depender da combinação de outros fatores.
"A renovação só será possível se houver novos nomes em número suficiente e se os partidos vão perder o controle dessa oferta (de nomes). Até agora, esse controle é muito forte, uma vez que o custo das eleições no Brasil continua sendo alto."
"Possivelmente, veremos um processo mais fragmentado por causa do desgaste da elite política tradicional, mas só se essa combinação de fatores acontecer. Caso contrário, veremos os mesmos nomes, talvez ocupando postos distintos" e não acredito que os deputados com processos no STF deixem de concorrer e desaparecer da cena política. Devemos esperar uma readequação dos objetivos desses candidatos. Eles devem concorrer a cargos menores", opina Luciano Pontes, Servidor Público.
Se o sistema aprovado pela reforma política for da lista fechada, o voto é destinado ao partido, que, por sua vez, determina qual parlamentar vai ocupar a cadeira no Parlamento.
"É um casuísmo sem tamanho. Sem dúvida, o objetivo é blindar esses políticos investigados da ira da população e garantir a permanência deles". Este modelo de lista fechada já funciona em outros países e apresenta vantagens, mas neste momento, se aprovado, engessa a composição do Congresso e privilegia aqueles que estão sendo acusados de corrupção."
"A lista fechada protege os políticos tradicionais. Não se trata de uma discussão do que é melhor, mas do que eles podem fazer para livrar a própria pele".
Por isso concluo que toda a sociedade acompanhe e valorize o seu voto, pois é o futuro da nação que estará em questão.

Luciano de Sousa Pontes
Servidor Público e Professor Universitário.

Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário