sábado, 25 de abril de 2015

A CÂMARA DE NOVA RUSSAS LHE REPRESENTA???

A Câmara Municipal de Nova Russas é composta por 13 vereadores que em tese são os representantes do povo. Todavia, Você se vê representado(a) pelos(as) vereadores(as) desse mandato??? Já se vão 60% do mandato a qual foram eleitos em 2012, e o que o vereador(a) que você votou fez para mudar sua vida até agora??? Alias, o que mudou, sua vida ou a do vereador(a) que você votou??? Quais projetos foram propostos pelo vereador(a) que você votou??? Que tipo de conduta política tem o seu "representante" junto a conjuntura municipal???
É possível enxergar com muita facilidade que as discussões da Câmara de Nova Russas não nucleiam em sua grande maioria o povo a qual em tese representam, e com raríssimas exceções se vê uma iniciativa aqui, outra acolá. Precisa-se ter uma postura cobrativa, incisiva e focada no interesse público sempre. Como se admitir Nova Russas viver no mais absoluto estado de inercia, e os tidos "representantes do povo" esperarem que as coisas aconteçam por acaso??? Se falta Juiz, Promotor e Delegado, mas não tem o Poder Legislativo constituído??? E por que não se juntam em diárias que acredito que a Câmara de Nova Russas possam custear, e não vem a Presidente do Tribunal de Justiça pedir um Juiz pra cidade, pois ao que me conste não sei de nenhum requerimento de Vereador no TJ, e caso tenha, me envie que ratifico a afirmação... Por que não se vem ao Superintendente da Policia Civil pedir um delegado, ao Procurador Chefe do Estado pedir um Promotor titular, ao Governador, a um Jornal de grande circulação, ao Papa, enfim???
"Aparecer" em rádios locais diariamente dizendo que não tem isso, não tem aquilo, é fácil... Mas questiono os "por quês" das coisas. Pois o Vereador(a) é por si só um poder constituído, e na tripartição dos poderes propostas no Estado Democrático de Direito, incube o Vereador de capacidade postulatória representativa para de fato representar os anseios do povo junto a órgãos de outros poderes, e por que não fazem??? Como sempre digo, a lógica politica está invertida, e vejo que a situação e oposição tem que se voltar para o povo, e não para o Prefeito. 
A Vereança a bem pouco se uniu pra afastar e cassar um Prefeito em Nova Russas, então questiono o por quê não fazem com que essa força seja canalizada para o bem da população, para fiscalizar de fato as mais de 3 (três) dezenas de tomadas de contas que o atual Prefeito tem no TCM, Se o Prefeito tem mal feitos, por que não abrem na Câmara um procedimento apuratório??? Pois ao que me consta não tem uma denuncia no Tribunal de Contas de autoria de algum vereador de Nova Russas, haja vista que em Nova Russas é "sui gênesis", pois o Vereador(a) retórica imediatamente que as denuncias contra a gestão não tem fundamento, é fraca, pois foram assinadas pelo Ex-Prefeito Marcos Alberto. Ora, senhores, e é papel também do Parlamentar de Nova Russas julgar os fatos??? Ao que me conste, o papel é apontar e fiscalizar irregularidade, e deixe com que o TRIBUNAL julgue-as...
Essa gestão que já manuseou mais de 100 Milhões de Reais e quase nada fez, que tem índices acima de 63% de comprometimento de tudo o que se arrecada em Nova Russas com folha e contrata terceirizados, que é nepotica desmoralizando a Súmula 13 do STF, que tem um dos serviços de coleta de lixo e transporte escolar mais caro  proporcionalmente do Estado do Ceará, que gasta mais com material de consumo do que Crateús que tem mais do dobro da sua população, que tem uma saúde calamitosa narrada diariamente nos programas de rádios locais... Essa gestão, navega em calmas águas, pois os Vereadores(as) de minha terra assistem o descaso, e na prática são também como a gestão inertes aos problemas. 
As Sessões Plenárias da Câmara de Nova Russas são retransmitidas pela Rádio Comunitária Timbaúba FM, pela internet, sendo que as 19 horas o sinal é cortado para dar espaço a voz do Brasil. O Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município são de difícil acesso pra grande massa, o Site da Câmara está desatualizado desde 2012, deixando a desejar as informações acerca do cotidiano parlamentar, e desprezando o Principio da Publicidade dos Atos... Enfim, espero que essa gestão da Câmara de Nova Russas, que já está a mais de 100 dias realmente tire do mundo das idéias e dê uma nova cara ao Legislativo Novarussense, que mande filmar as sessões e às coloquem no site, que este meio eletrônico contenha todos os requerimentos do parlamentares, que contenha os projetos de Leis, os atos e fatos expressos num campo virtual, pois ai só assim teremos condição de julgarmos com mais propriedade e balizado a pergunta do titulo deste texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário