segunda-feira, 20 de abril de 2015

DILMA, MENTIU OU OMITIU???




Ao assistir o discurso acima, fazemos a seguinte reflexão: Dilma, mentiu ou omitiu? É salutar colocarmos questionamentos para nos balizar acerca da resposta. Tivemos um pleito eleitoral como o do ano passado extremamente acirrado, com uma eleição decidida em detalhes, onde a candidata Dilma, do PT, foi a vencedora por frações. Mas no discurso de campanha, nos debates, nos programas de televisão, e em vídeos semelhantes ao postado acima, Dilma dizia reiteradas vezes que o Brasil não corria risco de aumentos na conta de luz, que era autossuficientemente energético e que vivíamos um crescimento jamais visto.
O conto de fadas pregado pela Petista foi credenciado pela maioria dos brasileiros que a deram vitória nas urnas, porém é claro depois de cinco meses, a casa caiu, a energia elétrica sofre sucessivos aumentos, o caos no setor é anunciado corriqueiramente nos meios de comunicação, e temos claramente um certo "dolo" nas declarações pregressas da então candidata Dilma. Mas afinal de contas, Dilma mentiu ou omitiu??? Caso tenha mentido com relação ao setor energético, foi premeditadamente maquiavélica, e tinha propósitos claros de ganhar as eleições a base de uma mentira. Se omitiu, creio ser pior ainda, haja vista que sabia do caos, e anunciara um cenário inexistente. Enfim, o fato é que o nosso ordenamento nada pode regular algo que parta de uma conduta mentirosa ou omissa para fins de se perpetuar no poder???
A história contada por Dilma na campanha certamente induziu a maioria dos brasileiros ao erro, inclusive com dolo de ter sorrateiramente mentido ou omitido em causa própria, haja vista que esta senhora foi reeleita Presidente do Brasil. Seria cabível a Dilma alguma sanção, alguma penalidade, tipo aquelas impostas as testemunhas juramentadas... Não seria um juramento também feito pela Presidente ao tomar posse??? Enfim, temos uma carta magna rasgada por marqueteiros, que manipulam e manobram os resultados das eleições ao seu bel prazer. Votamos realmente no melhor candidato ou no mais maquiado???
Reformar a politica é preciso não só mudar o modelo de escolha, mas a forma como é operacionalizado uma companha, onde a Ética é esquecida, e a Boa fé certamente é algo desconhecido por candidatos que mentem, prometem demasiadamente ou omitem fatos verídicos. Lamentamos, e esperamos que um dia o povo brasileiro acorde e tenha mais poder de discernimento para saber de fato diferenciar condutas sérias das que tem apenas propósitos pessoais e de um grupo fechado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário