quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PREFEITURA DE NOVA RUSSAS GASTA QUASE 1 MILHÃO SÓ COM A TERCERIZAÇÃO DE PAUS DE ARARAS PARA TRANSPORTAR ALUNOS EM 2012...

Uma aberração em gestão pública, é assim que vemos o excesso de tercerizações... O que apriori serviu para evitar custo com imobilização de patrimônio, hoje é visto como um custo absurdamente desproporcional. 
Em Nova Russas, essa tercerização de transporte de alunos chega ao limite do aceitável, quase 1 milhão de reais somente no ano de 2012, segundo o portal da transparência, e segundo informações que tive, este serviço está parado, os alunos perdendo aulas, sob argumento de falta de pagamento...
É realmente muito dinheiro jogado na lata do lixo em Nova Russas, pois pra se ter uma idéia o MEC - Ministério da Educação, tem o programa Caminho da Escola, onde os municípios já podem comprar os novos ônibus, basta aderir à ata de registro de preços do pregão eletrônico nº 16/2010 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os modelos de ofício para formalizar a aquisição dos veículos com recursos próprios ou com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já estão disponíveis no Portal do FNDE AQUI.
Pelo pregão eletrônico, o veículo mais barato – ônibus convencional pequeno, para até 29 alunos sentados, adequado a pistas pavimentadas ou de terra com boas condições de trafegabilidade – custa R$ 123 mil, preço dado pela empresa Iveco Latin America. Só pra se fazer um comparativo, o prefeito de Nova Russas se quizesse, teria comprado com esses quase 1 milhão, cerca de 8 ônibus desse para aminizar os riscos que nossos alunos correm diáriamente, ao invés de ter tercerizado, e ainda teria um município mais rico, com a incorporação desses veiculos ao patrimônio da prefeitura.
Mas caso não quizesse compra a vista, podia ter financiado toda a frota pelo BNDES... Por que não fez???

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário