sexta-feira, 20 de maio de 2016

MUNICÍPIO DE NOVA RUSSAS NÃO TIRA CERTIDÃO DE CONVÊNIOS DO TCM E INVIABILIZA RECURSOS EXTERNOS...

A inviabilidade gerencial do município de Nova Russas se dá hoje por diversos prismas, seja ele político, seja ele financeiro ou seja ele de estruturação da máquina. O fato é que o município de Nova Russas está com o gerenciamento público engessado e paralisado no tempo, por pura inercia e falta de zelo gerencial de quem comanda hoje a Prefeitura. E saliento aqui que essa responsabilidade não está somente na figura do Prefeito, mas de toda sua equipe, que creio eu que trabalha sincronizada.
Caros leitores, Nova Russas hoje está com todos os convênio, que necessitem de uma simples certidão do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, inviabilizados, ou seja, o município de Nova Russas se depender de uma Certidão do TCM para celebrar um simples convênio para construir algo, ou recepcionar um recurso destinado por um Deputado, ou outro político afim para o município, não pode celebrar tal convênio por que no site do próprio Tribunal de Contas não sai a dita certidão para a celebração de convênios, como segue print da página abaixo:
Fonte: TCM

Mas qual o principal motivo da certidão de convênios do TCM não ser emitida para o município de Nova Russas? Eu mesmo liguei pro TCM ontem, 19, e me informaram que a certidão de Nova Russas não é emitida pelo fato do município está com excesso de gasto com pessoal acima do permitido em detrimento da Receita Corrente Liquida do município. Ou seja, podem até tentar colocar a culpa em gestões passadas, como é de praxe, mas a constatação é de acesso de todos, e qualquer popular que quiser comprovar o que está nesse contexto, é só ligar para o TCM no telefone (85) 3218-1405. Nova Russa desde o primeiro quadrimestre da atual gestão está com percentuais de contratação de pessoal acima do permitido, e o Gestor simplesmente ignora a Lei, e empurra Nova Russas em uma areia movediça cada vez mais funda.


O engessamento de Nova Russas se dá também pelo pelos excessos de gastos em serviços públicos que poderia ser desonerado, como é o caso dos gastos do município com serviços gráficos, manutenção de equipamentos e assessorias. A sustentabilidade política na Câmara é enraizada por um modelo de barganha, onde o empreguismo de cabresto é moeda de troca, inchando os quadros funcionais do município com contratação de cargos comissionados e terceirizados. 
Nova Russas precisa urgentemente passar por uma reestruturação na sua máquina gerencial, contando os excessos e otimizando o seu funcionamento. É preciso uma desoneração de gastos, e um reequilíbrio nas contas públicas afim de equacionar a receita do município com uma despesa racionalmente equilibrada, e tornar viável que o município volte a ser oxigenado por recursos externos aos do erário próprio. É preciso reorgnizar a tributação própria, haja vista que o município tem hoje algo acima de 10 mil moradias urbanas e arrecada pouco mais de 90 mil reais por ano de IPTU, ocorrendo um crime fiscal de renuncia de receita. Enfim, não há gestão em Nova Russas, e independente do próximo Prefeito, irei continuar nessa linha para que se viabilize a coisa pública com o simples propósito de que nossa Nova Russas não se deite em tanto atraso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário