segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A INTROMISSÃO DO EXECUTIVO NA ELEIÇÃO DA CÂMARA...

Montesquieu certamente se reviraria na cova, se visse a intromissão do Prefeito numa eleição de mesa diretora da Câmara Municipal de Nova Russas. Essas eleições tem se tornado "folclore político" que marca anualmente a classe política de Nova Russas, e presenteia-nos negativamente com fatos peculiares, pitorescos e patéticos.
De fugir com vereadores para hoteis paradisiacos e só voltar no dia da votação, até dormir em casa de vereador para pastorar voto, de tudo já se viu em Nova Russas. E isso tudo por conta da intromissão imoral e interesseira do Poder Executivo, que quer não só induzir, mais manipular as decisões do Legislativo. Ai vos pergunto: De que nos diferenciamos de um Império? Aqui, nada de um poder independente, que tem ritos próprios, que fiscaliza e indaga a forma como é alocada os recursos públicos. Muito longe da realidade de Nova Russas, onde o Poder Legislativo vem sendo uma extensão das ações executivas do Prefeito, onde sincroniza a pauta das sessões à vontade e direção da Prefeitura.
Nova Russas não avança, pois nem os que são pagos, e diga-se de passagem, bem pagos para exercer uma função mais cobrativa da alocação do dinheiro público, os fazem. Precisamos de uma mesa diretora da Câmara, mista, onde haja divergência de opiniões, onde se debata de fato as mazelas em que o povo de Nova Russas está inserido, e não uma Câmara bajuladora, que exerça em sua maioria funções delegadas pelo Executivo. A figura do Presidente desta casa deve ser de diplomata, de político que vislumbre o interesse do povo e que exale conhecimento técnico para exercer tal função. Entendo que o próximo presidente da casa Legislativa de Nova Russas busque entendimento e consenso nas bases de oposição e situação do prefeito, e não coloque o prefeito no centro das atenções e das ações, mas sim o povo.
A Câmara de Nova Russas, precisa se desviciar de decidir tudo tomando como base o que o Prefeito acha ou deixa de achar, mas sim colocando sempre o enfoque o povo, que este sim precisa da atenção dos vereadores. Chega de subordinação, nós munícipes não aguentamos mais debates polarizados e carregados de interesses próprios, precisamos urgentemente oportunizar o povo nas decisões do legislativo. Peço aos amigos vereadores, que reflitam neste texto, e que pondere-o para suas escolhas no próximo dia 10, pois pode não parecer, mas o povo é sábio, e tudo o que se planta hoje, se colhe amanhã.

Chega de submissão, o Poder Legislativo é livre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário