quarta-feira, 30 de abril de 2014

COLETA DE LIXO FALHA EM NOVA RUSSAS...

Como admitir que o município de Nova Russas se desprenda mensalmente de R$ 145.000,00 (CENTO E QUARENTA E CINCO MIL REAIS) na limpeza pública, e termos que nos deparar com cenas com das fotos abaixo, que são algumas de muitas que já postamos aqui??? Limpeza pública é serviço continuo, e defendo que não seja terceirizado, mais sim feito pela Secretaria de Infraestrutura. Acredito ser um erro de gestão se terceirizar um serviço tão visível, e aparente, e que expõe diretamente a gestão em termos gerais.

Nova Russas tem um sistema de coleta e armazenagem de lixo arcaico, anti ambiental e que gera problemas que refletem diretamente na saúde pública. O aterro, ou melhor, o depósito de lixo a qual todo o lixo coletado é jogado, é um terreno alugado, segundo informações que obtive, como o modelo de gestão de Nova Russas gosta de aluguel. Afinal de contas o atual prefeito é cria de um sistema vicioso que está em Nova Russas a décadas, e que não tem audácia de inovar, de se criativizar a gestão, de se buscar novas técnicas e novos olhares. Voltando para o lixo material, Nova Russas tem até agosto para se adequar a nova lei que regula o fim que deve ser dado aos resíduos sólidos, e não sei noticia de planejamento algum que a gestão esteja fazendo para esse enquadramento.
Vejo na terceirização uma forma camuflada de privatizar o público indiretamente, sem vender, mais deixando viciado o serviço por empresas apadrinhadas politicamente que se escondem por trás de licitações que tem processos questionáveis. Porque tudo para o serviço público é mais caro??? Simples, por que é fracionado, é dividido o bolo. Se o lixo de Nova Russas por exemplo, fosse estatizado, não precisaria a Prefeitura custear uma empresa para fazê-lo. Como atribuir as propriedades fins de uma licitação, se só tem um participante??? Onde está a competição que visa o barateamento da coisa pública??? Por que não há outra parte??? Nos julgamentos, se não houver  outra parte, se anula o mesmo... A licitação que é de fato o mesmo espírito de um julgamento, a coisa deveria ser da mesma forma...

Pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário