domingo, 9 de março de 2014

O QUE PODE DESENVOLVER NOVA RUSSAS???

O desenvolvimento é para muitos utopia, ou mesmo uma realidade distante... Sempre defendi que é preciso plantar hoje, para se colher no amanhã.  O que não consigo visualizar em Nova Russas é nenhuma semeadura que direcione nosso município ao desenvolvimento. Nenhuma ação prática de gestão que vislumbre qualquer horizonte futurístico de uma Nova Russas mais próspera e menos desigual.
Dois fatores são extremamente relevantes pra desenvolver Nova Russas, "o emprego e o estudo"... O emprego, caracterizo como o maior programa social do mundo, pois ele evolui o indivíduo, lhe dá dignidade, dá responsabilidade e lhe transforma em um fator produtivo local que favorece na distribuição de riquezas, e transforma o município num ciclo viciante de desenvolvimento. Isso sim é desenvolvimento programado, não festas de Carnaval... Nova Russas não tem nenhuma ação por parte da atual gestão pública para gerar emprego. Nem mesmo uma pasta, uma secretaria para tratar de um assunto tão relevante tem no organograma da Prefeitura de Nova Russas.
É mais cômodo para político/gestor, e aqui se aflora mais o político do que de fato o gestor, transformar a máquina pública em penduricalho de emprego, transformar a mão de obra ativa em dependente e submissa a vontade da politicagem barata e sem compromisso com o público. Prova disso é que mais de 61% de todas as riquezas arrecadadas do município são canalizadas para pagamento de mão de obra, sempre onerosa e improdutiva. E ainda tem vereador que sem preparo algum vai para emissoras de rádios dizer que os níveis de comprometimento da mão de obra, é oriunda de um ex-prefeito que chamou concursados... Ora senhores, me poupem com comentários sem fundamentação como esses, se o comprometimento tá alto, se tem dois caminhos, um demitir, ou aumentar a receita, que acredito ser a mais inteligente (posteriormente iremos comentar o assunto).
O outro fator desenvolvimentista, a fomentação da educação programada, ou melhor incentivar os estudos, buscar parcerias públicas privadas de atração de faculdades, universidades, enfim, se trabalhar na esfera política para visualizar uma Nova Russas mais culta num futuro. Transformar Nova Russas numa cidade universitária, parece ser audacioso, mais sem agressividade não consigo enxergar desenvolvimento. É preciso se ter ambição para o planejamento de uma cidade para daqui 30 anos, e isso tem que haver sem as amarras políticas de hoje, com desprendimento de que a história política de Nova Russas será sempre o melhor juiz da causa.
É necessário desmarketear a gestão, e buscar praticidade dos atos, chamar  sociedade para o núcleo das discussões, e cobrar dos favorecidos com o voto uma postura mais responsável, cobrativa e fiscalizadora, para só assim transformarmos Nova Russas numa cidade melhor para nossas gerações futuras. 

"Como dizemos que amamos nossos filhos, se não trabalharmos para criarmos um ambiente mais confortável para eles viverem?"

Jesus da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário