segunda-feira, 24 de março de 2014

TEXTO MUITO BEM ESCRITO E PUBLICADO NO BLOG DO LUIS AUGUSTO...PARABÉNS...

Mentes brilhantes que mentem a todo instante


Por Tércio Freitas
O organismo humano, como toda obra feita pelas mãos do Todo-Poderoso Deus, é mesmo intrigante, complexo e até hoje a ciência não sabe explicar a existência de tanta perfeição. Indiscutivelmente, de todos os sistemas e órgãos independentes que compõe nosso corpo, a mente é a que mais me fascina.  É através dela, que de grosso modo entendo como sendo a junção da capacidade cerebral com as emoções que adquirimos ao longo da vida, que comandamos nossas habilidades, nossas ferramentas diárias responsáveis pela nossa sobrevivência enquanto espécie, nossos talentos.
Dentre as várias teorias que tentam explicar o funcionamento da mente e consequentemente o comportamento humano há uma que merece um destaque especial. Psicólogos afirmam que em nosso subconsciente (informações que temos na cabeça e não lembramos que a possuímos), existem ideias formuladas que orientam nossas ações. Pois bem, tais “princípios organizadores de comportamento” são tão fortes que em muitos casos o indivíduo não consegue desenvolver-se completamente, como por exemplo, aquele que quando criança sofre com repressão e se torna tímido na idade adulta. Em termos práticos podemos dizer que eles são as leis que regem nosso caráter.
Sabedores disso é fácil constatar que no seio da sociedade existem pessoas prejudicadas por seus alicerces mentais. O alcoólatra, por exemplo, tem em sua mente o princípio organizador de que se ele não beber não poderá ficar bem; ledo engano, pois todos nós sabemos os males que o álcool traz para a saúde. Do mesmo modo o drogado, o apaixonado por dinheiro, o promíscuo e o pior de todos; o mentiroso.
 É duro e embaraçoso admitir, mas a mentira faz parte de nossas vidas desde o dia em que nascemos. A corrupção do gênero humano nos fez desta forma e há uma única saída para vencermos nossa natureza falida. Todos na atualidade já ouviram falar de Jesus. Mas o que eu quero em poucas palavras, mais do que sugerir àqueles que “acreditam que a mentira lhes abrirá grandes portas, e que já mais conseguirão êxito em suas trajetórias pessoais se não ludibriarem pelo menos uma pessoa por dia, que precisam subestimar a inteligência alheia para se sentir um pouco melhor” a esses eu, como se muita autoridade tivesse, ordeno! Não coloquem todos numa vala comum! Respeitem a dignidade alheia! Respeitem a si próprios!

Não se constrói nada em um terreno vacilante. Um castelo pode até ser erguido em um alicerce “falso”, ouça bem “falso”, porém um dia, cedo ou tarde, se tornará em pó, seu fim certamente será ruínas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário