segunda-feira, 29 de junho de 2015

ENTREVISTA DESSA SEGUNDA COM O EX-PREFEITO CHICO ROSA...


Francisco das Chagas Rosa, Chico Rosa, é Agrônomo de profissão e foi Prefeito de Nova Russas, onde teve como marca o "Social". Chico é político experiente e além do seu tempo, além do que tem forte influência até hoje na política local. 

Iremos publicar abaixo uma breve entrevista com o Chico Rosa, onde falaremos de sua gestão quando Prefeito, do cenário político local atual, de partidos políticos, da sua avaliação da atual gestão e de planos para o futuro. Na degravação iremos nomenclaturar de BJ (Blog do Jesus), para facilitar o entendimento. Vamos as perguntas:

BJ - De onde veio sua vocação política e como começou a história política do Chico Rosa???

Chico Rosa - Eu sempre tive uma vocação política, não sei se foi influência de meu Pai, pois quando meu Pai foi Prefeito eu era criança tinha 13 anos de idade, e eu tinha sempre uma sociabilidade no meio onde vivia, inclusive no meu colégio eu fui Prefeito da minha classe, onde no colégio onde tinha o Presidente, o Governador, e cada classe tinha o Prefeito, então eu fui eleito Prefeito da minha classe, com 13 14 anos de idade, onde naquela época eu fiz o meu sucessor, um colega. E foi essa sociabilidade e vocação política que nunca me desliguei da minha terra, onde me formei e vim trabalhar aqui na minha terra. Então eu como jovem, que tinha um espirito desenvolvimentista e com a época das mudanças que estava começando a acontecer no Estado do Ceará, eu tinha aquele perfil, como jovem recém formado, que trabalhava com as classes rurais, produtores rurais, projetos do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, me deu aquela integração. Como filho da terra, bom ciclo de amizade, aconteceu a coisa natural. Eu fui candidato a Prefeito, graças a Deus ganhei, e fiz uma administração que a história registrou.

BJ - Qual foi o maior legado do Governo Chico Rosa???

Chico Rosa - O maior legado que acho que deixei, que consegui deixar, e que trabalhei, e trabalhei pela intenção e por um projeto, como houve uma identificação. Eu fui um prefeito que deixei como legado um trabalho na administração dirigida para os mais humildes, com muitos projetos sociais. Fiz obras, fiz obras estruturais como de energia, açudes, poços, mas o legado que ficou foi a administração voltada para o social, com os programas sociais.

BJ- O Social naquela época já se fazia pelo Prefeito Chico Rosa, e hoje foi comprovado pela ampliação desse Social na esfera federal que era possível ser feito. Por que em Nova Russas hoje não é priorizado da forma como foi na sua época o Social???

Chico Rosa - São prioridades de gestão, são também resultados de planejamento e vocação. Então quando nós fizemos, começamos o trabalho em política, tenho que dizer que não foi só eu, nós eramos um sistema, que fizemos o sucessor, o sucessor do sucessor, tanto eu como o Acácio quando trabalhávamos em conjunto, nós tínhamos essa vocação com o legado social, com o planejamento que priorizávamos o social, pois recursos sempre existiram, recursos sempre existirão, recursos sempre faltam e recursos sempre faltarão numa administração pública, então é questão de prioridade.

BJ - Chico Rosa é a cara do PSDB. Na última sexta foi empossado a nova Executiva do PSDB Cearense, comandada pelo Ex-Senador Luiz Pontes, que tem como slogan refundar o partido no Ceará, e principalmente no interior do estado. O Chico Rosa participará dessa nova fase do PSDB???

Chico Rosa - Acho que não só na política como na vida, agente tem que entender, como diz um pensador americano, que me falha a memória o nome dele, onde ele diz que o analfabeto do seculo passado era quela pessoa que não sabia ler, e o analfabeto do terceiro milênio é aquela pessoa que não sabe desaprender e aprender depois. Então eu prefiro me enquadrar naquela pessoa que procura saber desaprender e reaprender. Dentro dessa ótica eu acho que cabe fundar e refundar uma agremiação partidária, que agente saber refundar é saber que existe novos desafios, que os tempos são outros, que o mundo tá globalizado, os meios de comunicação são outros, são mais velozes, a informação é ao alcance de todos, então tudo tem que ser planejado.

BJ - Na sua última eleição disputada, em 2008, você acha que a sua eleição foi determinante para o resultado da eleição???

Chico Rosa - A história vai provar,como tem provado sistematicamente, apenas os beneficiados da vitória que não querem reconhecer, mas na minha ótica, nos meus estudos ao nível de informação que tinha e a tomada de decisão que tomei, foi o decidiu a eleição.

BJ - Ararendá e Ipaporanga eram distritos de Nova Russas. A Ipueiras, o Tamboril e a Catunda são circunvizinhas que avançaram no desenvolvimento. Por que Nova Russas ficou para trás nessa ciranda de desenvolvimento, onde se encontra cercada de cidades vizinhas e até mesmo ex-distritos que visivelmente se desenvolvem mais do que Nova Russas... Onde está o erro??? O que precisa ser feito???

Chico Rosa - É simples a resposta, independente das pessoas, mas é o sistema e o tempo histórico que estamos vivendo. Aqui nos tivemos épocas em Nova Russas, teve a época do Zé Maria Mourão que foi grande liderança política. Depois passou para a época Chico Rosa e Acácio que conseguiu desenvolver Nova Russas diga-se de passagem, que embora tenha tido problema de ordem política com o Ex-Prefeito Acácio. Mas no período Chico Rosa Acácio foi um período em que Nova Russas se desenvolveu. Depois desse período, como é comum acontecer, em que acaba um período pra começar outro existe uma transição, agora quando as transições demoram a se organizar e acontece esse vácuo e esse atraso, e quem tá por perto cresce mais. Então é uma transição demorada, não se consolidaram ainda as novas lideranças e os novos sistemas.

BJ - Saúde de Nova Russas é o grande gargalo da gestão pública. O Chico Rosa gestor hoje, o que deveria ser feito pra amenizar e melhorar o serviço de saúde???

Chico Rosa - Solução de Nova Russas, não é a solução de resolver os problemas da saúde, pois ela é grave aqui, nos Estados Unidos, na Europa, em qualquer lugar. Como é que agente consegue fazer uma administração que na saúde se aconteça menos problema, tem uma solução é com o Prefeito, o Gestor Municipal, ele pessoalmente dedicar uma atenção toda especial. Não é ele ir fazer o papel do Secretário, não é ele ir fazer o papel do profissional do médico ou do profissional da saúde. Se o Prefeito dedicar uma atenção especial, ele mesmo vendo aquela coordenação mais direta, identificando os problemas ele chegará as soluções mais rapidamente.

BJ - Com relação a atual gestão de Nova Russas. Como é que o Chico Rosa na condição de morador, de vivenciador da pedra, avalia esses quase três anos dessa gestão ai posta???

Chico Rosa - A minha maneira de avaliar a administração do atual Prefeito, nesses dois e meio, já quase três anos, é da seguinte forma, e avalio com uma certa base porque além da experiência que tive na carreira política, eu também moro eu vivo aqui em Nova Russas. O que que ocorre, acho ue o atual Prefeito quando foi eleito, tinha a oportunidade de juntar toda a população, a classe política a fazer uma grande arrancada para o desenvolvimento de Nova Russas, ele com sua equipe tiveram a opção de guardar dentro de si não, e não ampliar e não haver uma amplitude de todas as classes, se isolou um pouco, foi um erro estratégico. Mas teve as suas virtudes, foi trabalhando, regularizou a folha de pagamento, procurou dar uma certa visão de ética, embora ao longo da coisa tenha aparecido alguns tipos de problema, mas o que foi que foi acontecendo, depois deu um salto no escuro, foi na eleição de Governador, onde deixou seu partido pra votar num outro candidato. Mas esse salto no escuro ele teve muita sorte, onde votou no Governador que ganhou. Então eu vejo o seguinte, mas uma vez a administração está em cheque, por que se o Governador Camilo tem demonstrado perante a sociedade Cearense que é pessoa de boa índole, se ele reconhecer o que o Prefeito de Nova Russas fez por ele, então ele manda agora grandes obras, grandes programas para desenvolver Nova Russas. Então dessa forma pode-se alavancar a administração do atual Prefeito, Mas se o Governo não fizer isso, ficar só com as possibilidades e as estratégias que foram montadas até hoje pela equipe atual, eu não vejo como se ter sucesso.

Considerações finais do Chico Rosa:

Jesus, eu lhe agradeço o convite. O seu Blog é muito acessado, inclusive eu dou o testemunho que eu sou um dos acessadores do seu blog, gosto do nível do seu blog, que informa, faz uma imprensa ética, informativa mesmo, tá certo. Gostaria de agradecer e me coloco sempre a disposição, quando se quiser qualquer informação, estarei sempre a disposição.

OBS: Entrevista gravada no dia 26/06/2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário