quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

FGs X OPOSIÇÃO: EIS UMA DIFERENÇA...


Se tem uma coisa que deve ser reconhecida no atual cenário político Cearense, isso certamente é a "liderança" de Ciro a seus liderados. Ciro é visto pelos que o seguem como um astuto e estrategista político, e que pra tudo tem saída. Por outro lado se tem um oposição constelar, que possui claramente quatro nomes de peso: Tasso, Eunício, Capitão Wagner e o recém chegado Domingos Filho.
O fato é que a "liderança" de Ciro já foi incisiva, convincente e sólida. A bem pouco os Ferreira Gomes ganhavam um páreo por argumento, ideologia, retórica, modelo a ser seguido. Hoje se apegam a tudo e todos para se vencer uma batalha... E isso sinaliza um possível fim dessa hegemonia, certo? Errado. O molde atual da hegemonia segue a máxima dos "fins justificam os meios"... Tomem como exemplo a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa no fim do ano. 
Contudo o escritor inglês Aldous Huxley afirmou que os fins não podem justificar os meios, porque os meios usados determinam a natureza do fim que é alcançado. Os desdobramentos políticos do uso da força e de meios de troca de favores e também perseguições a quem pensa contrário, pode ser fundamental para o dito fim.
Por outro lado temos um time de peso na oposição que não precisa está unido, mas sim junto. Se os propósitos são comuns, é simples: Elenca-se pré requisitos para a disputa, e o que melhor atendê-los será o conclavado. Mas será que é simples assim??? Lógico que não... Os excesso de vaidades certamente constroem um muro entre a vontade e o sonho, e bloqueiam uma ponte para a maturação de um projeto político maduro e pautado em tratos. 
Enquanto a oposição bate cabeça em nomes, os Ferreira Gomes oxigenam a politica com nomes até bem pouco com pouca expressão na esfera estadual, como é o caso de Roberto Cláudio e Camilo. E este certamente é um dos segredo do sucesso eleitoral deles. Ciro é líder, mesmo tendo que manter essa liderança hoje cambaleante em cima de subsídios do poder, mas lidera. E a oposição se apoia em ter vultuosos nomes, mas sem o que é fundamental para o êxito, um entendimento pautado num trato que elenque pré requisitos lógicos, sérios e que traga melhoras para a coletividade Cearense.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário