Imagem meramente ilustrativa |
A duvidosa qualidade da água do Açude Farias de Sousa, faz com que toda, ou quase toda, a população de Nova Russas recorra a vizinha Poranga para o consumo de água. O fato é que o problema de hoje é apenas uma consequência do que se foi plantado ontem, e isso é um fato. Não atribuo culpa aqui de forma alguma a nova gestão do SAAE, isso seria no mínimo leviano tratar um assunto histórico e descarregá-lo todo agora.
Todavia reitero que o tratamento e a distribuição das gotas d'água distribuida hoje, merecem ser bem tratada, bem acompanhada, já que estamos consumindo a água do "fundo do pote", e todos sabem que no fundo é de onde se trás mais impurezas. Precisa-se de fato que o Superintendente do SAAE, através de sua assessoria e o prestigio político que é peculiar a sua sigla partidária, bem como o atuante Deputado Federal que o mesmo apoia, buscar regularizar pra ontem a questão da monitoração da água que é fornecida em Nova Russas.
Mas saindo um pouco da esfera politica/administrativa, e indo pra juridica, recorro aqui a relação de consumo dos moradores de Nova Russas, que mensalmente pagam suas contas de água, e não tem em contrapartida com a relação comercial um produto como o prometido, com qualidade contestada, e em quantidade suficiênte para o consumo humano. O nosso ordenamento é muito rico com relação a relação comercial no caso do SAAE com a população. Por ser o consumo de água vital para a população, pois sem ela não podemos viver, incito aqui a possibilidade da população de Nova Russas insatisfeita com a relação comercial, procurar os orgãos de proteção ao consumo, o próprio Ministério Público teria a OBRIGAÇÃO de entrar no caso, aja vista que aqui se trata de um assunto público dos moradores de Nova Russas.
Outrora vi hoje um relevante comentário sobre o Açude do Linhares, intitulando este inclusive de grande Elefante Branco, e sem utilidade alguma... Além dos poços de grande profundidades que certamente amenizaria a falta de água de qualidade. E ressalto também a questão já levantada pela mobilização social que tem a frente o Agrônomo e Ex-prefeito Chico Rosa, na cartilha do programa ÁGUA PARA TODOS, que na qualidade de profundo conhecedor do município, busca desenvolver juntamente com outrs benfeitores de Nova Russas uma cartilha para apresentar ao detentores de mandato uma breve solução sustentável pelo problema da água no municipio de Nova Russas.
Enfim é hora de darmos as mãos e buscarmos juntos com os entes constituídos de Nova Russas uma solução para esta problemática.
Do Farias de Sousa infelizmente não teremos essa solução breve, pois o açude segundo relatos, está praticamente seco, com uma água cada dia com menos condição de uso, e do outro lado tem uma população inteira esperançosa de que faremos alguma coisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário