terça-feira, 18 de dezembro de 2012

MONTESQUIEU SE REVIRA NA COVA 2...

Nascido em uma família nobre francesa, Charles de Montesquieu  recebeu os primeiros ensinamentos no Castelo de La Brède, onde morava com seus pais. Aos 11 anos, passou a frequentar escolas de educação religiosa. Mais tarde, cursaria Direito na Universidade de Bordeaux onde manteve contato com grandes intelectuais franceses que criticavam a monarquia absolutista e o clero.
Montesquieu teve ideias revolucionárias para a sua época. Contra o absolutismo, ele propunha um modelo de governo democrático baseado na divisão do poder público em três esferas: Executiva, responsável pela administração pública e representada pelo Rei ou por um chefe de Estado; Legislativo, formulação de projetos de lei e formação de Câmara de Parlamento; e Judiciário, que julgaria a infração das leis e regulamentaria o cumprimento delas. A segmentação do poder impediria a formação de tiranias, por exemplo.
Não entendento os principios do regime democrático e da independencia dos poderes proposta por Montesquieu, o STF resolveu cassar os mandados dos politicos condenados pelo Mensalão. Por placar de 5 votos a 4, a Corte entendeu que a decisão de cassar os mandatos não cabe ao Congresso Nacional, pois as casas legislativas só devem ratificar o entendimento do STF. A decisão só deve ser cumprida quando transitar em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recursos.

Agora pergunto, essa não é a função do Legislativo???

Cada macaco no seu galho é importante para a coisa funcionar direito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário