domingo, 31 de março de 2013

HOSPITAL DE NOVA RUSSAS ESTÁ ENTREGUE AS BARATAS...

De ouvir falar, já por diversas vezes comentei que o Hospital José Gonçalves Rosa estava em situação difícil, mas neste sábado precisei dos serviços do Hospital, e constatei na pele que a população de Nova Russas não tem saúde. Um direito constitucional e dever da iniciativa publica, a saúde deve ser priorizada nas administrações pois envolve o emocional das pessoas.
O Hospital José Gonçalves Rosa está jogado as traças, não tem nada. Médicos, enfermeiros técnicos de enfermagem e demais funcionários trabalham em ambiente insipido e sem nenhuma condição de uso coletivo. Não tem remédio para aliviar gases, como Luftal, tem que ser comprado nas farmácias. Não tem um simples aparelho para medir glicemia, RAIO X, enfim, fiquei perplexo com o desleixo do prefeito com o equipamento hospitalar. Falta gestão...
Meu pai nesta madrugada de sábado se queixou de dores fortes no tórax, e eu me encontrava em Fortaleza por volta de 23h da sexta, quando soube e tive iniciativa de ir as pressas à Nova Russas, chegando a casa dos meus pais no Distrito de Irapuá identifiquei que o caso era sério, levei de pronto para o Hospital José Gonçalves Rosa, para ter um atendimento prévio e ganhar condições de viagem, pois meu propósito era trazer para Fortaleza. Ao chegar no Hospital publico de Nova Russas, fomos atendidos pelo médico de plantão Dr Vicente Mourão, que sentado a sala de repouso dos médicos medicou meu pai, e a medida que ele prescrevia, a auxiliar de enfermagem presente interrompia ele dizendo que não tinha o medicamento, logo o médico lhe perguntou enfaticamente o que tinha, pois já tinha prescrito algumas medicações e no hospital irresponsavelmente não tinha. O fato é que o povo de Nova Russas está sem opções, e corre sérios riscos de morte que precisar do aparelho hospitalar público em questão.
Meu pai se encontra em Fortaleza, com os devidos cuidados e providências, e não estava com gases, como havia diagnosticado o médico de Nova Russas, tinha sim uma infecção pulmonar grave e estava infartando. Questiono aqui o prefeito municipal que não dá a menor condição de trabalho e aparelhamento pro médico diagnosticar e diferenciar um infarto de  gazes, pois a unidade de Nova Russas não tem remédios hoje para tratar uma gripe, mais tem para fazer caixa e carnaval. Minha revolta com a situação da minha terra certamente irá transpor essas linhas, e irei eu mesmo acionar tudo o que possível para que outras pessoas não passem mais pelo que passei. O Promotor de Justiça de Nova Russas irá tomar ciência do fato, ao mesmo tempo que irei provocar a Procuradoria estadual, através do Dr Ricardo Machado e do Ministério Publico Federal, pois o município recebe recursos da União para tratar com zelo os pacientes que precisão do Hospital José Gonçalves Rosa em Nova Russas.
Quantos vão ter que morrer no Hospital José Gonçalves Rosa para o prefeito parar de fazer caixa e carnaval com o dinheiro do povo, ao invés de priorizar o atendimento de saúde para o povo de Nova Russas???
QUERIA CONVIDAR AOS VEREADORES DO MUNICÍPIO DE NOVA RUSSAS QUE AO TERMINAR A SESSÃO DESTA SEGUNDA, 01, QUE FAÇAM UMA VISITA AO HOSPITAL JOSE GONÇALVES ROSA EM NOVA RUSSAS... 

CUIDEM DESSE POVO!!!

3 comentários:

  1. Caro Jesus Costa

    Solidarizo-me com a sua indignação, e como vc mesmo disse: "pois o município recebe recursos da União para tratar com zelo os pacientes que precisão do Hospital José Gonçalves Rosa em Nova Russas". Então diria que este HOSPITAL em razão de sua ineficiência está entregue as BARATAS E AOS RATOS.
    O Cidadão de Nova Russas por muitos anos, costuma socorre-se do Município vizinho, falo de Crateús. Até quando Crateús será o bombeirinho da saúde pública de Nova Russas? Nos nossos distritos a regra é que quando um cidadão precisa de socorro, terá sempre de pagar um frete de veículo particular, isto por que o município não dispõe de ambulância, e , e há ainda cidadão que procura o político para transportar o doente até Sobral ou Fortaleza, este ultimo (maquiavelicamente) por sua vez utiliza-se em tese do veiculo "particular" pois há as benesses do Poder,logo vai lá e transporta o pobre até a capital. Aproveitando-se daquelas pessoas mais humildes, que a partir de então, imagina que deve um favor eterno ao politico bonzinho, o efeito disto é o famoso VOTO DE CABRESTO. Ora o pobre foi totalmente ludibriado, pois os políticos ao invés de aparelhar a saúde, utiliza-se destas manobras e assim mantém-se no Poder a vida toda.

    Eliseu Silva

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo plenamente com as suas palavras, e acrescento mais, o Hospital de Nova russas, nao esta faltando somente os matérias para exames mais avançados, como Limpeza, medicamentos.. a minha irmã que mora ai ainda, teve que fica internada e o banheiro nao tinha agua e estava muito fedorento.. os pacientes nao podia tomar banho sem agua.. e sem contar que foi o PIOR FOI A IMPLICÂNCIA DO MEDICO COM ELA.. o medico de plantão da semana toda de noite e de dia..Foi traumatizante e ate hoje ela tem medo do medico, morre de medo voltar la, isso nao devia acontecer, por que os médicos devem passar confiança para um paciente seja qualquer um, pobre ou rico, estranhos ou amigos.. e ELE DEXOU A MENINA FOI ASSUSTADA..E AI ELA NAO QUERIA DEIXAR FAZER O PROCEDIMENTO COM MEDO.. tudo sem anestesia.. claro que dar medo.. e ai ele ficou com raiva por isso e tratou ela e eu, todos da familia com ignorância.. e falou que ela so ia fica boa se fizesse, entao eu conversei com o diretor e ela garantiu que ia dar certo.. mais o medico e equipe dele estavam todos estressados.. e foi uma experiência horrível eu ver a minha irmã gritando de dor, ele dizendo para nao gritar, ela pegou e ficou mordendo a minha mao de tanta dor, e suando,pior de que parto.. e o que ficou na nossa mente,ficou marcado essa triste cena, que ela perguntava o medico se ia doer, ele vai sim.. nos cortar a sua vaginar e vair doer sim.. e eu vou tentar mais essa vez.. no TOM DE VOZ ARROGANTE.. ELA FICOU MUITO ASSUTADA.. MAIS TEVE QUE DEIXAR, E EU LA COM ELA VENDO AQUILO TUDO ME DOEU MUITO..e depois ficou com implicância comigo dizendo que eu nao podia ficar com ela, sendo que ela tinha tido uma pequena operação
    por que cortaram sem anestesia, fizeram todo o procedimento e depois pontiaram..e teve que fica la só, sorte dela que a acompanhante de uma outra paciente estava la e ajudou a ir no banheiro, e ela ainda estava tomando soro.. e eu estava somente 10 dias na cidade, e pedir para ficar com ela ele nao deixou.. isso me comoveu.. os médicos tem que fazer com o o paciente se sinta bem, se ela me queria la, ela ia fica mais segura, por que ela estava sentido muitas dores e se tremendo.. por que estava gravida, e nao queria fica la so.. nao nem como nao perdeu o bebe..isso me revoltou.. o acho que o conselho regional de medicina tinha que ir la, fazer umas perguntas para os pacientes, perguntar se ele estão sendo bem tratados, por que isso nao foi comigo nao… tinha outra paciente la.. que foi mal tratada..

    ResponderExcluir
  3. Médicos deveriam cumprir com os códigos de ética da medicina de que quando decidiram ser médicos e tratar a todos os pacientes com igualdade. uma parte do texto do juramento de um medico ..Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.. Quer dizer deixando um paciente inseguro com medo, sem confiança em no medico e horrível.. ela podia ter perdido o bebe.. por causa de tudo que passou..e tanta coisa para falar .. mais nao tenho tempo para fica escrevendo..

    ResponderExcluir