quarta-feira, 16 de julho de 2014

O SONHO ACABOU !!!

Como já havíamos dito em outras oportunidades que me reportei ao assunto, “a copa do mundo”, termina para os brasileiros mais como um pesadelo do que um sonho que já vai tarde. Tentaram criar em nossas mentes que esta seria a copa da redenção do país em todos os aspectos, sem que estivesse planejado o país para realizar evento de tal magnitude. Mantivemos os mesmos hábitos de improvisos, desorganização e o velho jeitinho brasileiro, porque não dizer malandragem, que termina por gastarmos mais do deveríamos tudo por conta desses fatores que são conhecidos, previstos e não evitados.
Os acontecimentos das manifestações que tivemos na copa das confederações eram prova de que uma grande parte da população brasileira previa que a copa estava sendo usada para camuflar a realidade que o país está vivendo, “que é a era dos 100”, sem saúde, sem educação, sem teto, sem transporte, sem infraestrutura e sem muitas outras coisas. Mas já estamos vendo a turma do abafa entrando em campo, dizendo que tudo aconteceu as mil maravilhas funcionando tudo como deviam. È verdade que a população fez a sua parte muito bem, da maneira hospitaleira como receberam as delegações que aqui vieram, mesmo daqueles farofeiros de alguns países nossos vizinhos, que se alojaram nas ruas e praças de várias capitais brasileiras, fazendo todas as necessidades e causando tumulto no trânsito e muito barulho para os moradores dos locais próximos; com certeza esse tipo de turista ninguém quer, pois o que gastam aqui não dá nem para limpar a sujeira que causam. Vejo várias pessoas que fizeram parte da organização do evento inclusive a presidente dizer que a pesar dos contrários funcionou tudo maravilhosamente bem, sabemos que não é verdade, pagamos um preço muito alto que breve virá à tona. Para a tão falada mobilidade urbana funcionar, foi à custa de grande sacrifício da população, com decretação de inúmeros feriados forçando empresários e lojistas fecharem seus estabelecimentos comerciais amargando sérios prejuízos, para esvaziarem as ruas e darem vazão ao deslocamento do pessoal para os estádios, porque a prometida infraestrutura e mobilidade não aconteceu como estava previsto, obras inacabadas e na sua grande maioria ficará sem conclusão, mas de uma coisa tenham certeza essa conta todos nós iremos pagar. A violência aumentou assustadoramente nos locais onde não faziam parte do circuito da copa, realmente o aparato de segurança no local e próximo do evento era coisa de primeiro mundo, mas o restante da população ficava a mercê da bandidagem sem ter a quem recorrer. Mas vamos aguardar que tudo isso aos poucos vai vir tona quando passar a onda copa. Esperamos que a população avalie bem os pós e os contras na hora de votar e não se deixe levar pela propaganda oficial, de que tudo vai muito bem e que a culpa é das circunstâncias externas, será?...

Se esse vexame que passamos na copa tiver servido de exemplo para nossos dirigentes, não cometerem muitos dos erros que foram cometidos, muito que bem. O Brasil é uma nação imensa com um povo maravilhoso, mas tudo tem limite, as coisas precisam ser levadas a sério não podemos fazer tudo no improviso, no jeitinho, na malandragem para ver o que vai dá. Precisamos pensar e planejar o país para o presente e para o futuro, com transparência e clareza, deixar de lado essa mania de levar vantagem em tudo. A educação é o futuro de qualquer nação, o mundo desenvolvido é exemplo vivo de tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário