domingo, 1 de julho de 2012

Acusado de participar do homicídio do radialista Nicanor Linhares é condenado a 21 anos de reclusão

O Conselho de Sentença da 1ª Vara do Júri de Fortaleza condenou o réu Nilson Osterne Maia a 21 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, pela participação no assassinato do radialista Nicanor Linhares, na cidade de Limoeiro do Norte. O julgamento foi presidido pelo juiz Demétrio de Souza Pereira.

A sessão teve início às 14h e se encerrou às 23h30 dessa quinta-feira (28/06). Os jurados acataram a tese da acusação de homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima), roubo duplamente qualificado (com emprego de arma e em concurso de pessoas) e formação de quadrilha.

O CASO

Segundo o Ministério Público do Ceará (MP/CE), o assassinato ocorreu em 30 de junho de 2003, por volta das 19h30, nas dependências da Rádio Vale do Jaguaribe, de propriedade da vítima. Nicanor Linhares tentava consertar um equipamento, quando dois homens, usando capacetes, invadiram o local e atiraram contra o radialista.

Ele foi atingido por dez disparos e teve morte imediata. O motivo, ainda de acordo com o MP/CE, seria rivalidade política. Três réus já foram condenados: Francisco Lindenor de Jesus Moura Júnior (26 anos e oito meses de reclusão), Cássio Santana de Sousa (23 anos e seis meses) e Francisco José de Oliveira Maia (oito anos e quatro meses). Francisco Edésio de Almeida foi absolvido pelo Conselho de Sentença.

Aguarda julgamento, preso, José Vanderley dos Santos Nogueira. José Roberto dos Santos Nogueira, o “Chico Orelha”, que também era réu no processo, faleceu durante a fase de instrução.










Nenhum comentário:

Postar um comentário