quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

APELO - SALVEMOS O RIO CURTUME!!!



Fonte: Google
Patrimônios do município de Nova Russas, e que causa um sentimento nostálgico em muitos filhos desta terra, o Rio Curtume, que hoje poderia notoriamente se chamar de Esgoto do Curtume, tendo em vista os maus cuidados para com este. De uma ponta a outra, podemos notar grandes quantidades de dejetos e detritos jogados no Rio, e que transformam a paisagem que deveria de fato ser o cartão postal de Nova Russas, em um cenário cada vez mais ignorado pelo Poder Público.
Narramos abaixo rascunhos de um apelo feito pela saudosa Dona Zilmar Mendes Martins, que naquela época já ecoava seu grito futurístico aos que competem, para salvar o Rio Curtume. No trecho abaixo, Dona Zilmar, que tanto colaborou para o desenvolvimento de Nova Russas expressa sua insatisfação e preocupação com a preservação do Rio Curtume.
Fonte: Facebook
A Prefeitura de Nova Russas tem em seu organograma uma secretaria somente para cuidar do nosso meio ambiente, do ecossistema envolvido no município, e principalmente da preservação do Rio Curtume. Se existe a Secretaria de Meio Ambiente, e claro outros orgõs correlatos, solicitamos desses que busquem preservar este patrimônio do povo de Nova Russas. Pedimos aos gestores que busquem melhorias e desenvolver medidas criativas para melhorar a vida deste rio. Peço que arborizem o curso do rio, que busquem iniciativas com outras esferas de poderes para melhor dar destino ao Rio Curtume...
Pedimos também a retirada da feira livre de cima da ponte que corta o rio, e uma fiscalizaçõ mais incisiva no sentido de coibir a sujeira desordenada que fica após a feira no Rio Curtume. Vivenciamos um período de estiagem, e sem chuvas, as águas do Rio Curtume são escassas, mais podemos ter uma melhor preparação para caso chova voltemos a ter aquela bela paisagem, onde nostalgicamente nossa memória jamais esquecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário