segunda-feira, 9 de maio de 2016

IMAGINE NOVA RUSSAS SEM O SANEAR...

Foto meramente ilustrativa
É de conhecimento de todos que Nova Russas vive uma situação calamitosa de proliferação de doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti, que se multiplica onde tem água parada. A limpeza urbana é de fundamental importância para se minimizar tais proliferações, mas certamente se Nova Russas não tivesse o saneamento dos  60% de suas ruas a situação seria bastante agravada.
As obras públicas devem ter alcances estruturais para o município, e o Sanear, programa de saneamento ocorrido em Nova Russas a aproximadamente 14 anos atrás, demonstra hoje a sua grande importância como um feito de saúde preventiva, onde higieniza mais da metade das vias urbanas do município de Nova Russas.
É válido ressaltar que obras como o SANEAR, é inviável serem feitas com recursos próprios, sendo fundamental recursos Federais e Estaduais na parceria, e pra isso o gestor tem que mostrar articulação e prestígio político, tem que mostrar interesse público e literalmente passar o chapéu em gabinetes na Capital e em Brasília em busca de recursos. É necessário que o gestor para fazer obras de grande alcance social como foi essa, tenha projeto, isso mesmo, expor no papel os prós de uma obra dessa magnitude, pois um bom projeto certamente é um cartão de visita para o convencimento de poderes em esferas superiores apostarem financeiramente no que é proposto.
Sofrendo criticas ou não, quem fez ou deixou de fazer, não interessa nesse contexto, pois o que quero mostrar nessas linhas é que Nova Russas precisa urgentemente sair dessa areia movediça do atraso e que encontre uma gestão que faça, que seja proativa, e que viabilize de fato que a ciranda do desenvolvimento volte a girar em Nova Russas. É fato que o Programa de Saneamento Básico feito a 14 anos minimiza hoje as proliferações do aedes aegypti??? Dê sua opinião...

Nova Russas deveria ter 14 anos depois já os 100% das vias urbanas ligadas a rede de esgoto subterrânea.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário