Nova Russas vive uma crise política pela falta de homens públicos vocacionados que pensem em se projetar para cenários maiores usando como trampolim o cadastro de feitos em sua terra. É quase escasso a figura do político de projeção no meio político de Nova Russas, pois o meio político erroneamente se limita a restringir o pensamento político.
Quando falo de políticos de projeção, me refiro aos vocacionados que tem a política como meio transformador de realidades, inclusive a do próprio político, e não o que quer a política como meio de se servir dela e pouco se importar em opiniões futuras. Cadê os políticos da grandeza do Oriel Mota,??? Que foi Prefeito de Nova Russas e depois Deputado, levando o nome de Nova Russas até hoje as rodas políticas nos principais pontos de encontros políticos da Capital.
Fonte: Acervo pessoal do filho de Oriel, Oriel Mota Filho |
Os projetos políticos de Nova Russas não pode mais se restringir a sucessões que eleja como capacitado somente os que tem o mesmo sobrenome do Prefeito. O egoismo, a vaidade e o pensamento errôneo em que confunde a coisa pública com uma propriedade privada deve acabar. É preciso que os agrupamento políticos trabalhem um campo de possibilidades que possam contribuir para que novos pensamentos contribuam para o desenvolvimento de Nova Russas. O que é mais importante: O DR ou a vocação de servir??? O dinheiro pra se custear uma campanha milionária ou a vocação de servir???
Chamo de político de projeção aquele ser político que busca crescer politicamente, que pensa desenvolver um bom trabalho local e se projetar para esferas maiores, que deseja crescimento e que levando o nome de Nova Russas pra fora irá ajudar positivamente o município. Temos casos como Sobral, Iguatu, Tamboril e mais recentemente o Parambu, cidade do porte de Nova Russas, que tem hoje 4 filhos da terra como Deputado Estadual na Assembleia e um na Câmara Federal.
Assisto apaticamente a degradação dos políticos que pensam diferente a isso, que só pensam no dia de hoje, que não tem projeções futuras e que se limitam a tratar a coisa pública como um negócio privado. Em Nova Russas se faz necessário uma reciclagem política dos políticos e dos eleitores, pois o poder nada mais é do que reflexo do povo que é representado. A população precisa parar de decidir o voto com a barriga, e escolher os melhores ou os menos ruins pela racionalidade. Não se admite mais que os compradores de mandatos sucumbam ao poder e tratem a coisa pública como privada, que faça dos feitos públicos aparentares serem feitos seus... Enfim, Nova Russas precisa vocacionar novas gerações de políticos que tenham incutidos em sua formação e sua alma política a vocação de servir e crescer na vida pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário