segunda-feira, 30 de maio de 2016

STF ACABA COM PROCESSOS OCULTOS...

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, decidiu pôr fim aos chamados processos ocultos que tramitavam na Corte, muitos deles envolvendo autoridades. Diferentemente dos processos em segredo de Justiça - que podem ser localizados, mas sem informar detalhes, como os nomes dos envolvidos e as decisões já tomadas - , os processos ocultos sequer apareciam nos mecanismos de busca do STF. Lewandowski destacou que a medida atende aos princípios constitucionais da publicidade, do direito à informação da transparência, e obedece aos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.
 
Esses processos serão reclassificados e no sistema do STF aparecerão os nomes ou ao menos as iniciais dos investigados - nos casos em que o seu conteúdo ainda seja considerado sigiloso. Pela resolução, assinada por Lewandowski na noite de quarta-feira e divulgada ontem, transparência se estende também aos processo novos, e não apenas àqueles já em curso.
 
Segundo fontes, além da pressão de algumas entidades e de ministros para garantir maior transparência, havia também um incômodo de Lewandowski com o fato de este tipo de processos que não estava devidamente disciplinado. presidente do STF entendia que a falta de regulamentação poderia levar a questionamentos até gerar nulidade nos processos. O tribunal não tinha controle sobre o próprio acervo, e os processos ocultos ficavam à cargo de cada gabinete. Enquanto a parte envolvida não fosse intimada oficialmente, poderia nem mesmo saber que era alvo de investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário