sábado, 9 de novembro de 2013

A NOVA RUSSAS DOS MAIS DE 32 MILHÕES DE REAIS RECEBIDOS EM 2013...

Não questiono aqui pessoas, mais sim práticas administrativas, que na qualidade de administrador de formação que sou, me credencia a questiona-las fundamentado nos números. A Prefeitura de Nova Russas recebeu este ano de 2013 mais de 32 Milhões de Reais até aqui, uma quantia vultosa que pra quem vive em Nova Russas se pergunta: Para onde foi tanto dinheiro??? Desconhecimentos aparte, faremos a seguir um raio X das três maiores despesas do município, que em suma se relacionam as despesas com pessoal e terceirização, e mostraremos em poucas linhas onde está o gargalo.
Despesa com Pessoal, é de fato o maior custo do município de Nova Russas, até outubro pra se ter uma ideia dos aproximados 32 milhões arrecadados mais de 17 milhões teriam sido gastos com Pessoal, sendo estes efetivos e temporários. Isso ocorre principalmente pelo fato das gestões públicas de Nova Russas não terem preocupações com a criação de novas frentes de trabalho. Trata-se aqui de uma máquina administrativa muito povoada, mis pouco eficiente, ou seja, é muito cacique pra pouco índio.  Nova Russas tem um povo criativo e empreendedor, falta mesmo os Gestores se darem conta disso e buscarem alternativas para desenvolverem de forma original um modelo que traga para o município uma maior dinâmica e criação de novas frentes de emprego.
Mais de 2 milhões de reais já foram gastos até outubro com pagamento de Pessoal "Temporário", e aqui faço uma ressalva, a falta de gestão séria, e comprometida com o desenvolvimento de Nova Russas, pois é absurdo um município quebrado da forma como está,  assistirmos de braços cruzados uma gestão transformar a Prefeitura num cabide de empregos para atender pedidos politiqueiros. O prefeito foi votado para administrar, e não para ser administrado por interesses pessoais de políticos A, B ou C. Faz-se necessário urgentemente a criação de frentes de trabalho oriundas da iniciativa privada, com incentivo direto do poder público municipal.
A terceirização de serviços é outro gargalo que impede que o municipio cresça e se desenvolva. Se terceiriza tudo em Nova Russas, e atender a compromissos esdrúxulos sem o menor interesse público, transforma a máquina onerosa e sem patrimônio. Só pros amigos terem uma ideia, quase Um Milhão de Reais já foram gastos com a coleta de lixo de nossa cidade, que é terceirizada, onde se poderia ai reduzir em no mínimo 50% essa despesa, caso se fosse feita a coleta com servidores, e se comprasse 2 compactadores mesmo que a principio financiados. Falta zelo, bom senso e interesse público... Aposto que se a prefeitura fosse privada de propriedade do gestor, se num tinha um caixa muito mais gordo do que o que tem a Prefeitura de Nova Russas hoje.
Precisamos entender que o dinheiro que vai pelo ralo com os excessos das terceirizações e com pagamento desordenado com pessoal, poderia dar ao Novarussense uma melhor, bem melhor qualidade de vida. R$ 500.000,00 que se economizaria na coleta de lixo, podia dar a população um serviço de saúde pública muito melhor do que uma fachada maquiada.

Precisa-se urgentemente de um gerente em Nova Russas...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário