domingo, 10 de novembro de 2013

11 DE NOVEMBRO - EM QUE SOMOS EMANCIPADOS???

O termo emancipar significa tornar livre ou independente. A emancipação política foi abordado por Karl Marx em um ensaio publicado em 1844 sobre a “questão judaica” na Alemanha daquela época. Para Marx, a emancipação política do judeu ou do cristão estava relacionada com a emancipação do Estado do judaísmo, do cristianismo ou de qualquer religião.
O simples ato de tornar uma população auto suficiente caberia melhor, sendo em termos gerais que esta sociedade teria autonomias próprias, leis, ordem, sociedade organizada, enfim, a essência de liberdade em Nova Russas é meio efêmera, e isso pelo fato da população de Nova Russas ter voltado no tempo, e ter um retrocesso progressivo como era visto em outras épocas. 
Na verdade comemoramos neste 11 de Novembro a Emancipação Política de Nova Russas, mas com um engasgo que retrata uma Nova Russas inerte diante do desenvolvimento de cidades que outrora eram a ela submissa, como é o caso de Tamboril, Ararendá, Ipueiras, Poranga, Catunda e a Ipaporanga. A sociedade Novarussense é bairrista, mas o poder público municipal não. A iniciativa privada leva nas costas o desenvolvimento de Nova Russas, mas o poder público é omisso em diversos aspectos. Nova Russas já foi bela, formosa e desenvolvimentista. O saudosismo enche nossa memória de boas recordações, enquanto nossos olhos se deparam com uma Nova Russas calamitosa, sem avanços e inerte no tempo. Em que mesmo Nova Russas se emanacipou???
Na saúde, somos inteiramente dependentes de ambulâncias que trafegam ou para Sobral ou Crateús com nossos enfermos. Temos uma educação deficitária, e sem investimentos no material humano, que carrega nosso futuro em Paus de Araras, e é completamente dependente de ações do Governo do Estadual. Tem na criação de emprego total dependência da máquina administrativa, transformando-a num cabide de empregos. A máquina administrativa de Nova Russas é totalmente dependente do FPM e repasses de governos em esferas superiores, tornando a Prefeitura cada vez mais dependente destes. Não se tem receita própria.
O cenário de total dependência, nos faz refletir na questão, afinal em que nos tornamos independentes? Em qual contexto mesmo somos politicamente livres. E falando em política, Nova Russas ainda se enraíza numa corrente política muito fincada no voto encabrestado, que teve seu apogeu desde a pseudo emancipação. Enfim, o povo de Nova Russas ainda sofre total dependência de praticas antidemocráticas e sem interesse público. 
Quem está de parabéns neste 11 de Novembro certamente é o povo forte e guerreiro da minha terra, que tem característica das mais empreendedoras e vocativas que já vi. é um povo hospitaleiro, que sabe receber, e que forma uma sociedade que se auto-organiza e que se auto-desenvolve, sem esperar por atitudes administrativas do poder público. PARABÉNS AO POVO DE NOVA RUSSAS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário