sábado, 16 de novembro de 2013

A PRISÃO DOS MENSALEIROS – NA PRÁTICA O QUE MUDA?

Assistimos nos últimos dias o encerramento na prática da Ação Penal 470, vulgo MENSALÃO, que condenou a cúpula petista a cadeia. De fato concluiu-se que houve o crime, e este tipificado, coloca agora na cadeia, como condenados pela praticas de crimes contra a administração pública figurões que a bem pouco circulavam nas principais rodas políticas do Brasil.
Me questionei diversas vezes se isso traria algum reflexo, que seja ele mínimo para nossos dias, e conclui que talvez sim, talvez não. Todavia, ressalto que práticas como a condenada na Ação Penal 470, é coisa corriqueira, comum na política  atual, e não venha aqui os hipócritas de plantão me dizer que na Câmara da sua cidade não tem um mensalão, que dificilmente acredito. É claro que tem os políticos sérios, que tem a vocação de priorizar o interesse público. Mas na sua grande maioria a classe é composta por picaretas que só querem se beneficiar com o fácil dinheiro público.
O MENSALÃO, trará jurisprudencialmente falando um reflexo muito grande para os futuros casos de práticas corruptivas contra o dinheiro público, e normatizará de fato qualquer conduta que contrarie o interesse público. A minha maior preocupação é que o nosso judiciário está falido, infartado e fadado a morosidade, o que acaba não praticando justiça alguma com o considerável acumulo de processos. Temos poucos julgadores, é preciso parar de vangloriar-se de ser julgador, e tornar a máquina judiciária mais eficiente, mais ágil e produtiva.
Só torço que não venhamos a assistir aberrações jurídicas como foi o caso de Nova Russas em detrimento do prejulgamento de um prefeito não julgado pelo ordenamento como de fato o Devido Processo Legal reza. Que os entes jurídicos não se politizes e não apontem simplesmente bois de piranhas para justificar o injustificável. Precisamos de tratamentos jurídicos cada vez mais isonômicos e céleres, imparciais como manda a Lei.
Com relação aos condenados do mensalão, entendo que não podem de forma alguma politizar atos prisionais, e quererem passar uma imagem de presos políticos, como acontecia na ditadura. Jose Dirceu, Genuino e Cia, foram julgados por um tribunal legalmente constituído, e não vivemos mais numa ditadura, mais sim num governo democrático, e que por sinal é governado por uma integrante do mesmo partido dos condenados, o PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário