quarta-feira, 6 de novembro de 2013

É PRECISO ENTRARMOS NUM PROCESSO DE DESINFLACIONALIZAÇÃO DAS CAMPANHAS POLÍTICAS EM NOVA RUSSAS.

A regra geral de que toda ação gera obrigatoriamente uma reação, certamente se aplica as campanhas políticas de Nova Russas, que nas última eleições tem entrado num processo predatório de inflação. Em síntese, os custos de campanhas são cada vez mais vultuosos, e há quem diga que chegam a ser milionários.
De fato mesmo só a Justiça eleitoral engole, ou faz de conta, que acredita nos custos declarados de campanhas. Nesta últimação em Nova Russas para se ter uma ideia, o vencedor declarou que gastou pouco maior do que R$ 166.000,00 (Cento e Sessenta e Seis Mil Reais), e que se folcloriza uma quantia bem mais vultuosa.
As campanhas políticas se iniciam com a formação do elo de coligações, e costuras de apoios que de apoios só se tem mesmo o sentido ambíguo da palavra, já que atrelado a coligação majoritária se tem uma penca de candidatos a vereadores que passam o chapéu literalmente. Os custos se alongam mais com os eventos, que mesmo sem haverem mais a utilização de shows artísticos, usam de criatividades que vão desde palcos modernos a paredões de som.
As carreatas ou motocadas, são de fato distribuição de combustível demasiadamente descarada para mostrar ao adversário uma impressão de campanha maior. Eventos envolvendo veículos automotores são caro e onerosos, podendo chegar a cifras que permeiam os 40 mil reais, sendo que engrossam consideravelmente os custos de campanhas. As bandeiras de candidatos que balançam em comícios e atos de campanha tem um custo mais significativo, pois precisam de pessoas para as balançarem, e certamente cada uma delas recebem para fazer tal trabalho. Em Nova Russas na última eleição se ouviu falar inclusive em pagamentos de pessoas para irem a comícios, uma aberração.
Os famosos Paus de Araras, ou caminhonetas que transportam pessoas dos distritos pra sede, formam outro custo que chegam a cinco mil por evento. Enfim, se somado todos esses custos, ainda tem no final os famosos acordos ou conchaves do segundo turno, que são feitos ao apagar das luzes, e nos finalmentes das campanhas, e esses sim são onerosos e requerem dos candidatos fôlego financeiro redobrado para reta final.
Bem caros leitores, tirem suas próprias conclusões... Retrataria as cifras declaradas à Justiça Eleitoral a real expressão dos custos de campanhas??? Bem isso cabe o juízo de cada um, o fato é que todo investimento requer retorno, e essa talvez seja a principal causa da morosidade e da inércia nas administrações públicas. Precisamos criar uma cultura mais critica, e discernir de que o voto vendido hoje, certamente será cobrado amanhã, e pode inclusive ser pago com a sua própria vida ao precisar de um equipamento hospitalar de qualidade, por exemplo.
Pensem nisso!!!

Um comentário:

  1. Esta é a mais pura verdade. O pior é que ainda contam com a complacência da justiça que reconhece o crime mas alega não ser suficiente para a cassação do mandato. Qual é o limite, então?

    ResponderExcluir